segunda-feira, 30 de setembro de 2013

RevistAleph: carta convite para pesquisado​res. Palavras das Editoras: A RevistAleph é uma iniciativa do Aleph: Programa de Pesquisa, Aprendizagem-Ensinagem e Extensão/UFF e desde do número 17 tem sido produzida em parceria com o grupo de pesquisa Devires da Educação na Baixada Fluminense: movimentos instituintes na formação de professores/UFRRJ. Nosso trabalho resulta da ação compartilhada e solidária entre professores da UFF e da UFFRJ, em integração com docentes da UERJ, UFES, UFMT, UNIFAP, UFRJ e de muitas outras Universidades Nacionais.
Inicialmente financiada pelo CNPq, já contou com apoio do PROEXT 2009 e 2011. Neste ano conta com o financiamento da PROPPi – UFF, por meio do Edital de Auxílio à Publicação e Editoração 2013. A RevistAleph está agora em um sistema inovador que possibilita a navegação e sua leitura em diferentes equipamentos móveis e, usando o recurso Translation de tradução automatizada, pode ser lida em diferentes línguas. Estamos completando 10 anos de existência com a mesma vontade política com a qual iniciamos nossas atividades. Não abrimos mão de navegar na contramão das euforias do sucesso rápido. Temos optado por uma artesania que amplia os diálogos com os pesquisadores, pareceristas e conselho científico. Esta arte de tecer o conhecimento tem nos levado a viajar na contracorrente da apatia ou da busca de portos seguros que nos limita a visão das passagens, dos caminhos plurais e das potencias que transbordam fronteiras ditas, por alguns, como intransponíveis. Em nosso deslocamento temos procurado nos ligar aos desafios de experiências e projetos político-pedagógicos com desejos de reinvenção dos processos educativos, dentro e fora da escola, que envolvem os ambientes, os discursos, as artes, as tecnologias, as ciências, as comunicações, as políticas e, portanto, nossas próprias existências e a estética que nos faz humanos. Enfim, a vida em todos os seus quadrantes. Nosso principal foco está em divulgar artigos que dialoguem com as experiências instituintes. Célia Linhares nos ajuda a compreender o que vem a ser uma experiência instituinte (http://www.uff.br/revistaleph/N10/index.htm). Ela nos pergunta: Como definir o conceito de “experiência instituinte”? Esta reflexão nos leva ao encontro das contribuições de Walter Benjamin (1993) que apontam para o sentido das “experiências plenas”, que se traduzem por uma tessitura coletiva e pela possibilidade de abertura polifônica. A experiência instituinte se afirma como uma experiência comum, partilhada por um grupo, contrapondo-se desta forma a experiência pontual e fragmentada do sujeito isolado de seus pares. É uma experiência aberta, não se afirma como “símbolo”, com um significado unilateral, mas como “alegoria” por seus múltiplos sentidos e leituras. Podemos ainda articular este conceito ao sentido de “origem* em Benjamin, pois o instituinte. na perspectiva de nossa pesquisa, não se confunde com o “novo”, mas sim ê uma busca constante do movimento emancipador, movimento este que articula passado, presente e futuro. Contrapondo-se ao modismo e a uma reprodução estática do passado, a experiência instituinte sinaliza a densidade da experiência humana ao rememorar, recuperando, assim, o sentido de uma memória viva, pulsante onde o olhar para o passado potencializa o presente e nos ajuda na construção dos projetos de futuro, pois que é ancorada em uma memória que é capaz de prometer. A criação e manutenção da RevistAleph é um convite a todos que não se acomodam com discursos que se apresentam como portadores de soluções definitivas. Estamos buscando trilhar caminhos que possam impulsionar mil e uma formas de pesquisar, de ensinar, de politizar e de experimentar percursos que acolhem e escolhem a diversidade, que busquem incluir a diversidade humana e as racionalidades impregnadas de desejos de emancipação e de liberdade de expressão. Como um movimento que não cessa, estamos em permanente diálogo com os professores da Educação Básica e Superior, da Graduação ao Pós-doutorado, potencializando a circulação de conhecimentos como um exercício poético bem expresso por Pablo Neruda, quando afirmou: “A ação é a mãe da esperança.” Estamos em ação sem perder a ternura! As Editoras. Para melhor visualização clique na imagem.
Fonte Rejany dos Santos Dominick/ Doutora em História, Filosofia e Educação: Professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense. (http://www.feuff.uff.br/), (http://www.revistaaleph.com/), (http://www.uff.br/ciclosmemoriasdocentes/), (http://www.cabe.uff.br/), http://www.cmpdi.uff.br/

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