sexta-feira, 24 de abril de 2015

UFRJ: Revista Ciência em Tela.

Revista Ciência em Tela. Coordenação: Isabel Martins. A Revista Ciência em Tela é uma publicação eletrônica, dirigida a professores de ciências, vinculada à Rede de Investigação, Divulgação e Educação em Ciências (RIDEC) da UFRJ, concretiza uma colaboração entre docentes de unidades da UFRJ que atuam no campo da Educação em Ciências. Tem como objetivo divulgar ciência e tecnologia na sociedade, com ética e eficiência, de forma a contribuir para a melhoria da educação científica e para a ampliação das possibilidades de participação cidadã, estimulando o desenvolvimento de ações responsáveis e comprometidas com o bem estar coletivo em nível local e global. Sua proposta vai ao encontro da reconhecida necessidade de estreitar as relações e de integrar ações desenvolvidas pelos espaços educativos formais e não formais tais como universidade, escola, museus, centros de ciência, mídia, organizações não governamentais etc. Pretende, por um lado, ampliar o acesso do público escolar a informações e ações de divulgação científica e, por outro contribuir para a continuidade e sustentabilidade destas mesmas ações. Considera o papel essencial da escola e de suas articulações com os espaços não formais na promoção do letramento científico da população e concebe os professores como agentes de transformação social, envolvendo-os como autores e avaliadores de trabalhos. A revista aceita contribuições na forma de artigos, relatos de experiências, resenhas e resumos, e está estruturada em cinco seções temáticas que divulgam e discutem: (i) avanços do conhecimento em diferentes áreas das ciências naturais e biomédicas; (ii) resultados da pesquisa em divulgação científica; (iii) resultados de pesquisas em ensino de ciências (iv) projetos e experiências desenvolvidas por escola e comunidade e (v) projetos e experiências desenvolvidas por museus, centros de ciências e outros espaços educativos não formais. A opção pelo formato eletrônico justifica-se em face dos investimentos na informatização dos espaços educativos, formais e não formais, e de programas de inclusão tecnológica. Finalmente, a revista pretende contribuir para a necessária abertura de canais de comunicação direta entre professores e pesquisadores, e entre escolas, centros de ciências, museus e universidade que potencialmente se traduz: (i) em elementos que informem o desenvolvimento e avaliação de ações em espaços não formais, (ii) na atualização dos professores e no enriquecimento das práticas de educação e divulgação científica, (iii) no desenvolvimento de ações que favoreçam o aumento da motivação e interesse dos estudantes pela ciência, (iv) na elaboração de conhecimentos importantes para cientistas e divulgadores acerca das necessidades, percepções, interesses e expectativas de um público escolar. Devido ao seu projeto editorial inovador a revista vem sendo objeto de contínua avaliação, que inclui levantamentos dos perfis de autores, avaliadores, temáticas e manutenção de interfaces de comunicação com seus leitores buscando ir ao encontro de suas expectativas e necessidades formativas. Possui apoio do CNPq, FAPERJ e PR5 e envolve pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação nas suas atividades. http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário