segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Encontro sobre o pensamento de D.W. Winnicott.
O ENCONTRO:
Diferente de um congresso, jornada, fórum... chamamos de encontro os nossos re-encontros anuais sobre o pensamento de D.W. Winnicott, porque temos a alegria de encontrar os colegas pessoalmente e discutir ideias científicas ou não sobre os mais variados temas. Encontrar-se vem do desejo de estarmos juntos de forma auto-sustentável, colaborativa e independente.
O TEMA:
O Brincar e a Realidade, além de ser título de uma importante obra de Winnicott (Playing and Reality, 1971) a qual, como ele mesmo refere, “constitui um desenvolvimento do artigo ‘Objetos Transicionais e Fenômenos Transicionais (1951)”, que é uma das suas mais significativas contribuições ao corpus de conhecimento psicanalítico. O Brincar e a Realidade tornou-se tema de nosso próximo Encontro Brasileiro para podermos fazer um grande seminário a partir desta escrita, de outras e da nossa. Vamos brincar nessa realidade!
Homenageados:
Neste ano teremos como participantes homenageadas, as colegas: Eloisa Valler Celeri (SP), Luiza Moura (RS), Suely Duek (RJ) e Vera Marieta Fischer (PR).
Comissão Organizadora:
*José Outeiral (in memoriam)
*Adriana Mendonça
*Ana Luiza Guedes
*Beatriz Borges Fortes
*Cleon Cerezer
*Denise Souza
*Jairo Treiguer
*Juliana Fischer
*Luiza Moura
*Lisie Treiguer
*Márcia Liane Zart
*Michele Melo Reghelin
*Stela Marys dos Santos.
PROGRAMAÇÃO:
A programação científica ocorrerá das 15h do dia 03/10 as 21h do dia 05/10/2013.
Mesa de Abertura: HOMENAGEM A JOSÉ OUTEIRAL
Componentes: Saul Peña (Peru), Raquel Goldstein (Argentina – a confirmar), Guillermo Carvajal (Colômbia), Julio de Mello (Brasil), José Outeiral (Brasil), Leonor Valenti (Argentina).
Componentes: Saul Peña (Peru), Guillermo Carvajal (Colômbia), Raquel Goldstein - a confirmar, Leonor Valenti (Argentina) e Julio de Mello, Anna Melgaço, Cleon Cerezer, Sueli Hisada, Luiza Moura (Brasil).
Segunda Conferência:
2- “Viver criando: a trama entre a mente, os vínculos e a realidade”
Conferencista: Sônia Abadi (Argentina).
Terceira Conferência:
3- “O brincar como possibilidade do ser”
Conferencista: Henrique Honigsztejn (RJ).
Mesas Redondas:
1- O brincar e a realidade do menino Donald – vinhetas biográficas
Sueli Hisada (SP) , Alba Dezan (DF) , Mariana Mussoi (RS).
2- O valor da ilusão nos processos de maturação
José Guedes (RJ), Luis Guilherme Buchianeri (SP) , Marisa Bortoletto (SP).
3- O brincar e a realidade de Van Gogh, Dalí e Picasso
Adriana Mendonça (RS), Denise M. Souza (RS),Tânia Feital (RJ).
4- A arte no corpo: identidade e dor
Anna Melgaço (RJ), Nilce Badaró (SP), Ana Dilger (PR).
5- O traumático, a realidade e a fantasia na história da psicanálise
Celso Halperin (RS) , Sandra Báccara (DF) , Maria Vitória Mamede Maia (PR).
6- O brincar, o limite e o espaço no setting
Márcia Zart (RS), Márcia Mendes (MS) , Carlos Títolo (Argentina).
7- O valor da realidade no desenvolvimento emocional
Saul Peña (Peru), João Amaral (CE), Fernanda Real Dotto(RS).
8 - O brincar e a realidade de Shakespeare, Goethe e Cervantes
Michele Reghelin (RS), Henrique Honigsztjn (RJ), JúlioCampos (RS).
9 - O brincar e a realidade em Ogden, Bollas e Green
Luis Petrucci (RS), Luisa Rizzo (RS), Cesar Antunes (RS).
10- Guerras: o traumático e o humano
Suely Duék (RJ), Soraya Hack (RS), Ivonise Motta (SP).
11- Confiar, regredir e brincar
Rita Gabriades (SP), Leonor Valenti (Argentina), Michele Scheffel Schneider (RS).
12-Cinema e psicanálise: realidade e ilusão
Reinaldo Lobo (SP), Antônio Jacinto (SP), Pedro Salem (RJ).
13- O analista que brinca
Lisie Treiguer (RS), Beatriz Borges Fortes (RS), Cristina Auge (SP).
14-O brincar e o espelho de Machado de Assis, Guimarães Rosa e Clarice Lispector
Berenice Lamas (RS), Lúcio Boechat (RS), Margarete Schiavinatto (SP).
15- O brincar e a memória, o tempo e a realidade
Theobaldo Thomaz (RS), Yoshiaki Ohki (SP), Silvia Lobo (SP).
16-O brincar “and the play”
Ana Leão (PR), David Levisky (SP), Patrícia Viegas (RS).
17-O brincar como técnica através da história da psicanálise
Marcírio Machado (RS), Inúbia Duarte, Nadja Barbosa Pinheiro (PR)
18- Realidade virtual: indivíduos sós e conectados
Cleon Cerezer (RS), Arthur Molina (SP), Guillermo Carvajal (Colômbia).
19- Objeto autista, objeto fetiche e objeto transicional
Jairo Treiguer (RS), Eloisa Valler (SP), Nahman Armony (RS).
20-Homenagem a Sàndor Ferenczi: 80 anos sem Ferenczi, 140 anos com Ferenczi
Luiza Moura (RS), Ana Lila Lejarraga (RJ).
Minicursos>>>
1. PATOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS: WINNICOTT E GREEN
(03/10/2013 – quinta - 15h).
Ministrante: JOSÉ OUTEIRAL (RS), Médico, psicanalista, membro da Sociedade Psicanalítica de Pelotas, membro titular da IPA, Membro da Comissão Editorial da RABISCO Revista de Psicanálise, autor de vários livros e artigos em Psicanálise, (www.joseouteiral.com.br).
Conteúdo: Os textos de Sigmund Freud sobre os grupos e a cultura, após os anos vinte, especialmente “O Mal-Estar na Civilização” (1930-1936), aportam contribuições importantes para a compreensão do ser humano e o ambiente onde vivemos. Autores que desenvolveram o pensamento freudiano, dentre eles Donald Winnicott e André Green, são fundamentais para a clínica contemporânea. O objetivo desse minicurso e apresentar e discutir algumas ideias fundamentais desse autores.
Público: Participantes inscritos no VIII Encontro.
Carga Horária: 3 horas. Vagas: 80.
2. AVALIAÇÃO DO RISCO DE SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA CONSIDERANDO AS CONTRIBUIÇÕES DE WINNICOTT
(03/10/2013 - quinta - 15h).
Ministrante: ENIO RESMINI (RS) Médico-Psiquiatra - autor do livro “Tentativa de suicídio: Um prisma para a compreensão da adolescência.”
Conteúdo: Quando o adolescente pretende tirar a vida de seu corpo ele nos informa que a morte do seu psiquismo está ameaçada ou já ocorreu. As ideias e tentativas frustradas de suicídio revelam que existe esperança de um cuidado que salve e impeça antes de tudo a desintegração do self. O corpo por ser considerado mau pode ser alvo de ataque na tentativa de preservar o self percebido como imortal. Pretende-se avaliar as relações da agressão, do sentimento de culpa e da negação da morte corporal com os fatores de risco ao suicídio. As rupturas de vínculos e o estado alucinatório delirante induzido por substâncias químicas também enfraquecem os laços entre mente e corpo, acentuando a regressão e a negação.
Público: Participantes inscritos no VIII Encontro.
Carga Horária: 3 horas. Vagas: 40.
3. OFICINA DE HISTÓRIAS EM PSICOTERAPIA
(04/10/2013 – sexta - 13h30m).
Ministrante: Profa. Dra. SUELI HISADA (SP) - CRP 06/24061 Doutorado em Psicologia Clinica(USP); Mestre em Psicologia Clínica (PUC), Especialização em psicoterapia psicanalítica (SEDES); Docente no Sedes; Psicoterapeuta de crianças e adultos; autora de 5 livros em Psicanálise.
Conteúdo: O minicurso visa o estudo de histórias como recurso transicional para facilitar o processo de comunicação principalmente nos momentos de resistência e propiciar maior contato com aspectos do self, fundamentado na teoria de Winnicott. A primeira parte será sobre o uso das histórias: como se escolhe, os efeitos e limitações. Em seguida desenvolveremos uma oficina de criação de histórias integrando os aspectos teóricos de forma bastante prática.
Público: Psicólogos, Pedagogos, Assistentes-Sociais, Educadores, Profissionais da saúde.
Carga horária: 3 horas. Vagas: 30.
4. VIVER CRIATIVO - DESENVOLVIMENTOS E EXPANSÕES
(04/10/2013 – sexta - 13h30m).
Ministrantes:
ADRIANA MENDONÇA (RS) – psicóloga clínica, psicanalista membro efetivo do CEPdePA (Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre) e Membro da Comissão Editorial da Rabisco Revista de Psicanálise.
DENISE SOUZA - (RS) – psicóloga clínica, psicanalista membro pleno do CEPdePA e Membro da Comissão Editorial da Rabisco Revista de Psicanálise.
Conteúdo: A vida e a obra de grandes criadores demonstra que o processo criativo é embasado no potencial inato, no núcleo rítmico, na ilusão onipotente e na agressividade primária, conceitos de Winnicott e Honigsztejn que desenvolvem um pensar diferenciado sobre a criatividade - ser, estar e o fazer - mais além da sublimação freudiana e da reparação kleiniana. Partindo destas ideias, este minicurso abordará a criatividade humana como possível equivalente do instinto de vida, da versão adulta do brincar, que permite em nosso cotidiano um viver criativo pleno de realizações. O objetivo também é o conhecimento das particularidades do processo criativo que possibilitam a expansão dos recursos da clínica psicanalítica atual.
Público: : Psicólogos, Pedagogos, Assistentes-Sociais, Educadores, Profissionais da saúde.
Carga Horária: 3 horas. Vagas: 25.
5. BRINCAR: O TEMPO E A REALIDADE
(04/10/2013 – sexta - 13h30m).
Ministrantes:
CLEON CEREZER (RS) - Psicoterapeuta Psicanalítico, Psicólogo Escolar e Educacional, Membro da Comissão Editorial da RABISCO Revista de Psicanálise, autor de livros e artigos em Psicanálise, www.cleoncerezer.com.
Profa. Dra. TÂNIA RAMOS FORTUNA (RS) - Professora de Psicologia da Educação FACED-UFRGS, Coord. Geral Programa de Extensão Universitária "Quem quer brincar?" www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar, autora de livros e artigos em Educação e Psicanálise.
Conteúdo: Tendo como pressuposto o entendimento do brincar como uma área intermediária, sucedânea do espaço potencial no qual se desenvolvem os “fenômenos transicionais” (Winnicott, 1975), a proposta desse minicurso é trabalhar conceitos de: ludicidade; espaço potencial; fantasia e realidade; brincar e pensar; imaginação criadora e o viver criativo; a linguagem do jogo e o jogo como linguagem, função simbólica, formação das imagens mentais e semiótica do brincar; a mediação da brincadeira e a mãe suficientemente boa/professor suficientemente bom; a temporalidade do brincar e a experiência cultural humana; as formas contemporâneas de brincar e os brinquedos e jogos virtuais. A justificativa para estudar tais temas decorre do importante papel que a brincadeira e o jogo tem para o desenvolvimento humano, pois proporcionam experiências de integração pessoal fundamentais para vida.
Público: Psicólogos, Pedagogos, Assistentes-Sociais, Educadores, Profissionais da saúde.
Carga Horária: 3 horas. Vagas: 60.
6. ASPECTOS DA PRÁTICA CLÍNICA A PARTIR DO PENSAMENTO DE WINNICOTT - (04/10/2013 – sexta - 13h30m).
Ministrante: JOSÉ CARLOS GUEDES (RJ) – Psicanalista, Membro Efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro.
Conteúdo: Promoveremos reflexões e debates de diferentes aspectos da nossa prática clínica, a partir da compreensão de D. W.Winnicott. Procuraremos propiciar a criação de um espaço potencial, para que cada membro do grupo possa exercer a sua criatividade, nesse “brincar compartilhado”. Ou seja, tentar possibilitar que cada participante encontre seu estilo próprio de ser terapeuta. Utilizaremos referências teóricas de Winnicott para o exercício da clínica. Usaremos como apoio, fragmentos dos textos: “Minha Experiência Analítica com Fairbairn e Winnicott” (Harry Guntrip)/”Os Pequenos Lilases Brancos Acolhidos por Winnicott” (Marcia Zart)/”Regressão à Dependência e Necessidade de Adaptação do Analista” (José Carlos Guedes).
Público: Participantes inscritos no VIII Encontro.
Carga Horária: 3 horas. Vagas: 20.
7. A Brincadeira na Clínica da Infância:
Ministrante: JAIRO TREIGUER (RS) – Psicólogo, Especialista na Clínica Psicanalítica de Crianças, Adolescentes, Adultos e de Famílias; Membro da Comissão Editorial da Rabisco Revista de Psicanálise.
Conteúdo: Este minicurso tem por objetivo trazer para reflexão do grupo os motivos pelos quais as crianças brincam. Entender o que as impulsiona a brincar, e conhecer um pouco do histórico do reconhecimento da brincadeira como instrumento útil para acessar o mundo interno da criança dentro da história da Psicanalise.
Público: Participantes inscritos no VIII Encontro.
Carga Horária: 3 horas. Vagas: 20.
Informações
http://www.encontrobrasilwinnicott.com/
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