sexta-feira, 5 de outubro de 2012

I Simpósio Nacional de Estudos sobre Letramentos

No dia 28 de setembro, a UNISUAM foi palco do I Simpósio Nacional de Estudos sobre Letramentos. O evento discutiu como está a alfabetização do nosso país e as formas de aplicação e estudo de gêneros textuais para que o indivíduo mantenha-se incluso na sociedade, cada vez mais exigente.
A programação foi composta por palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos e contou com a participação de Doutores em Letras e representantes de instituições como UFRJ, UNICAMP, UERJ, UNIABEU e professores das redes públicas do Estado do Rio de Janeiro, de diferentes cidades, entre as quais Rio de Janeiro, Nilópolis, Belford Roxo, Caxias, Niterói, etc.
Às 9h30, a Profª Dra. Roxane Rojo – Instituto de Estudos da Linguagem – UNICAMP – ministrou a palestra “Letramento, Letramentos Múltiplos, Multiletramentos: a história de um conceito”.
Em seguida, hove a mesa-redonda “Perspectivas contemporâneas sobre as práticas sociais de leitura e escrita: o que pode a escola?, composta pela Profª Dra. Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu – Instituto de Letras – UERJ, pelo Prof. Dr. Luiz Antonio Gomes Senna -Faculdade de Educação – UERJ e pelo Prof. Dr. Luiz Paulo da Moita Lopes – Faculdade de Letras – UFRJ. Das 16h às 17h45, Grupos de Reflexão sobre diversos temas apresentaram-se simultaneamente, entre eles, o Grupo de Pesquisa do CH Penha Projetos Educacionais.
Para finalizar, às 18h, a Profª Drª Leda Verdiani Tfouni – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – USP – Ribeirão Preto, falou a respeito da “Abordagem histórica do Letramento: ecos da memória na atualidade”. O evento foi promovido pelos pesquisadores do programa Observatório da Educação (MEC/INEP/CAPES), com apoio da UNISUAM, Obeduc, Capes, Mestrado em Desenvolvimento Local UNISUAM e INEP. http://www.unisuam.edu.br/hotsite/sinel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário