quinta-feira, 7 de abril de 2011

Antropolog​ia das Relações Internacio​nais.


http://www.etnia.org.br

DETALHES DO LIVRO

Abordar a dimensão da cultura nas relações internacionais (RI) é especializar-se em um tema fascinante e rico em valores em níveis transnacional e transcultural. A cultura de um povo abrange os elementos distintivos pelos quais ele refere sua identidade ao conjunto de fatores que a define, língua, espaço, época, religião, parentesco, ideologia, história. Os reflexos e influência da cultura entre as nações pousam no campo das relações internacionais – ambiente internacional de tudo aquilo que está relacionado às nações e que ocorre através das nações. O horizonte antropológico desta antropologia internacionalista recebe três enfoques centrais, a saber: o enfoque internacionalista que abrange o espaço internacional de seis países, o recorte geográfico dos países do Cone Sul latino-americano e, ainda, um recorte temporário da primeira década do século XXI. Sendo portanto, uma obra relevante e contemporânea.

A atuação antropológica da autora cruza com o memorial histórico do Mercado Comum do Sul (Mercosul), tendo iniciado seu trabalho de campo na Bolívia em 1986. Partiu para seus estudos de campo no Uruguai, no exato momento em que a mídia anunciava a queda do muro de Berlim e o fim da guerra-fria. Atuou no Uruguai por quatro anos, e pode partilhar do mesmo ideal de Henrique Iglesias, por uma “Nova América Latina”. Já estava atuando no Paraguai quando em março de 2001, Assunção, acompanhou o nascimento do Mercosul. De forma brilhante, a Dra. Maria Leonardo conduz a sua pesquisa antropológica no contexto Mercosul, permitindo exalar a beleza da cultura mercosulenha e das relações internacionais de nosso continente.

SOBRE A AUTORA

DRA. MARIA LEONARDO

Antropóloga e cientista social, com Pós-Doutorado em Comunicação Intercultural. Doutora em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa. Doutora em Teologia (Etnoteologia e Antropologia Cultural) pela Unitesp. Doutora em Antropologia da Religião pela Faculdade Etnia. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Autônoma de Lisboa. Mestre em Relações Internacionais pela PUC Minas. Mestre em Teologia Prática (Psicologia Social) pela Faculdade Etnia. Professora de Antropologia. Reitora da Faculdade Etnia. Pesquisadora do Instituto de Pesquisas e Estudos Interculturais (Ethnic). Membro da Sociedade Brasileira de Sociologia. Presidente da Organização Transcultural Etnia.

Bacharel e Licenciada em Química pela Fundação Universidade de Itaúna (1984 e 1985) com especialização em Tecnologia de Alimentos, e pós-graduada em Nutrição e Saúde. Bacharel em Teologia pela Universidade Fundamentalista (1985) com especialização em Missiologia. Pós-graduada em Antropologia Cultural na Inglaterra.

Áreas de especialização antropológica

Antropologia das Relações Internacionais, Antropologia Cultural, Comunicação Intercultural, Antropologia da Alimentação, Antropologia Empresarial, Antropologia da Religião, Antropologia das Emoções. Desenvolvimento Regional, Relações Internacionais e Negociações Internacionais. E-mail: pos@etnia.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Websites de publicações periódicas

www.ethnic.org.br (Revista Ethnic)

www.relacoesinternacionais.org. (Site de Relações Internacionais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário