quinta-feira, 14 de abril de 2011

Encontro Fluminense de Licenciaturas em Ciências da Natureza e Matemática


Link: http://portal.ifrj.edu.br:8088/inscricao/encontro/
Localização: IFRJ Campus Nilópolis, Rio de Janeiro
Contato Email: encontro.licenciaturas@ifrj.edu.br

Tema: Os Desafios da Formação Docente em Ciências e Matemática

Apresentação:

O ENCONTRO FLUMINENSE DE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA é uma das ações propostas pelo projeto Implantação do Laboratório de Metodologias de Ensino de Ciências e Matemática (LabMet) do Programa Prodocência/MEC/2008. O Prodocência é um programa de consolidação das licenciaturas, implementado pela CAPES, cujo objetivo baseia-se em apoiar propostas que contemplem um conjunto de atividades relevantes para a formação e para o exercício profissional dos futuros docentes.

No ano de 2008, o IFRJ (Campus Nilópolis) obteve aprovação para a implantação deste programa através da proposta da instalação do LabMet - uma sala que se constitui em um laboratório de metodologias para o ensino de ciências e matemática. O projeto busca apoiar a prática docente em Física, Química, Matemática e Biologia dos diversos níveis de ensino.

Como ação deste projeto no IFRJ, as equipes do LabMet, do Espaço Ciência InterAtiva, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC) se dedicaram à organização do evento.

A realização desse encontro pretende fomentar um debate na área de educação, dando ênfase ao ensino de ciências e matemática e à formação inicial e continuada dos docentes dessas áreas.


Clique aqui para visualizar o banner do evento


Data e Local

13 e 14 de maio de 2011.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Campus Nilópolis - Rua Lúcio Tavares, 1045 - Centro / Nilópolis / RJ

Conheça o IFRJ: www.ifrj.edu.br

Organização


Comissão Organizadora:

Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim (IFRJ/Campus Nilópolis);

Profa. Me. Andréa Silva do Nascimento (IFRJ/Campus Avançado Mesquita);

Profa. Me. Carla Mahomed Gomes Falcão Silva (IFRJ/Campus Avançado Mesquita);

Profa. Me. Gabriela Ventura da Silva (IFRJ/Campus Avançado Mesquita);

Profa. Me. Grazielle Rodrigues Pereira (IFRJ/Campus Avançado Mesquita);

Profa. Me. Ismarcia Gonçalves Silva (IFRJ/Campus Nilópolis);

Profa. Me. Príscila Marques de Siqueira (IFRJ/Pró-Reitoria de Ensino de Graduação);

Prof. Dr. Wallace Vallory Nunes (IFRJ/Campus Nilópolis).

Comissão Científica:

Ana Paula Damato Bemfeito (IFRJ – Campus Volta Redonda);

Anderson Rocha da Silva (IFRJ – Campus São Gonçalo);

André Luís Souza Silva (IFRJ – Campus Nilopolis);

Andréa de Moraes Silva (IFRJ – Campus Nilópolis);

Douglas Falcão Silva (Museu de Astronomia e Ciências Afins);

Elizabeth Augustinho (IFRJ – PROGRAD);

Fernanda Delvalhas Piccolo (IFRJ – Campus Nilópolis);

Giselle Rôças de Souza Fonseca (IFRJ – Campus Nilópolis);

George de Souza Alves (PPFH/UERJ – Colégio Pedro II);

Heitor Achilles Dutra da Rosa (IFRJ – Campus Nilópolis);

Jorge Cardoso Messeder (IFRJ – Campus Nilópolis);

Maylta Brandão dos Anjos (IFRJ – Campus Nilópolis);

Robson Coutinho-Silva (UFRJ – Instituto De Biofisica);

Sandra da Silva Viana (IFRJ – Campus Realengo/Nilopolis);

Tiago Giannerini da Costa (IFRJ – Campus São Goncalo);

Vera Lúcia Rangel de Souza (IFRJ – Campus Nilópolis ).



Prograd – Pró-Reitoria de Ensino de Graduação do IFRJ

Propec – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciência do IFRJ




Inscrição / normas

Prazo

As inscrições poderão ser realizadas com ou sem submissão de trabalhos.
As inscrições serão realizadas on line.
Prazo de envio do resumo: 17 de abril de 2011.
As inscrições sem submissão de trabalho: até 11/05/2011.
Faça a sua inscrição: http://portal.ifrj.edu.br:8088/inscricao/encontro/

Credenciamento

Dia 13 de maio de 2011, a partir das 17h
Dia 14 de maio de 2011, a partir das 8h.

No ato do credenciamento, cada inscrito receberá seu crachá, a programação impressa e o certificado de participação no evento (somente para os inscritos sem submissão de trabalho).

Para os participantes com submissão de trabalho: o certificado será entregue após apresentação do pôster.

Resumo / Normas

Normas para Envio de Resumo. Podem ser submetidos resumos de:

- trabalhos científicos de estudantes ou professores de ensino superior e/ou pesquisadores e/ou profissionais da educação em ciências e matemática;
- trabalhos com experiências ou práticas de ensino e aprendizagem, de professores dos diversos níveis e modalidades de ensino, tanto na educação formal e não formal.

Os resumos submetidos pelos autores serão analisados e poderão ser aceitos ou não para a apresentação no evento. Todos os resumos aceitos serão programados para apresentação na forma de pôster.

Análise dos resumos – áreas temáticas

Para enviar um resumo é necessário que apenas um dos autores se inscreva no seguinte prazo: até 17/04/2011.

Sugerimos que a inscrição para submissão do resumo seja feita pelo autor que, possivelmente, apresentará o pôster. O autor/apresentador deverá estar inscrito e com o crachá da inscrição durante o evento.

Atenção: O autor que enviar o resumo é responsável legalmente por todo seu conteúdo (incluindo área, título, nomes dos autores, instituições etc.). A comissão organizadora do evento é isenta de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do resumo que for divulgado e/ou publicado através de qualquer meio de comunicação do evento (programa, atestado, e-mail, pôster, site, livro eletrônico e outros), pelos autores ou por terceiros. Todos os autores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido como autor ou orientador.

Quantidade de resumos/apresentações:

1) Se houver mais autores em um resumo, que não fizeram a submissão do texto e que desejam o material do evento, todos deverão fazer a inscrição mas NÃO o envio do resumo em duplicidade.

Prazos:

Sugerimos atenção quanto aos prazos:

prazo de inscrição online para autor que submeterá resumo: até 17 de abril de 2011.
prazo de inscrição online para participantes que não submeterão resumo: 11 de maio de 2011.
Resultado do aceite do resumo: 25 de abril de 2011.
Configurações e preparação do resumo estendido


1. Instruções para formatação do Resumo Estendido

a) Ter no máximo 2 (duas) laudas digitadas, no formato A4, conforme modelo abaixo.

b) Os resumos estendidos deverão ser elaborados no formato MS Word (versão 97-2003). Abaixo, o modelo.

c) O resumo estendido deverá apresentar a estrutura abaixo:


Título claro e objetivo, expressando da melhor forma possível, o conteúdo, com fonte Times New Roman, tamanho 14, caixa alta, negrito e centralizado;


Nome do(s) autor (es) deve vir abaixo do título (Fonte Times New Roman 11, centralizado);


Afiliação institucional dos autores, endereço e e-mail do(a) orientador(a) (Fonte Times New Roman 9, centralizado);


Os resumos estendidos deverão conter necessariamente: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Referências Bibliográficas, de acordo com as normas da ABNT em vigor, e Agradecimentos (se houver).

2. Modelo para resumo estendido

TÍTULO DO TRABALHO

(Fonte: Times New Roman, tamanho 14, caixa alta, negrito e centralizado)

Autor(es)- nome(s) do(s) orientado(s) por extenso1

Nome(s) do(s) orientador(es) por extenso2

(Fonte: Times New Roman, tamanho 11, centralizado)

1Instituição – email*

2Instituição – email

(Fonte: Times New Roman 9, centralizado)

*contato principal para correspondência

Palavras Chave: de 3 a 5 palavras chave.

Para a elaboração do texto, usar fonte Times New Roman, 12, espaçamento simples. Na introdução apresentar o trabalho e sua proposta, inclusive objetivos.

Figuras, tabelas, figuras ou esquemas poderão ser usados desde que obedeçam limite de espaço e tamanho de arquivo que permitam submissão por e-mail. A legenda das figuras deverá ser em Times New Roman 9.

No item discussão e resultados, podem ser explorados resultados parciais ou mesmo esperados caso o trabalho ainda esteja em andamento.

Ao (órgão de fomento da pesquisa) pelo apoio financeiro.

Normas para Apresentação de Pôster

1. Preparação do pôster

O pôster deverá ser confeccionado pelos autores, apenas se o resumo submetido ao evento obteve o parecer de aceite para a apresentação.

2. Estrutura e conteúdo

a) É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar.

b) Dimensões do pôster - sugerimos atenção: largura: mínima 50cm e máxima 90cm altura: mínima 80cm e máxima 120cm .

c) Deverá constar no pôster:

área temática - título idêntico ao do resumo aceito
nomes e instituições dos autores
introdução; métodos; resultados e discussão; conclusões
informar a instituição de fomento, se houver
identificar "Trabalho de Iniciação Científica" ou "Trabalho de Professor de Educação Básica ou Técnica", se for o caso.
d) O pôster deverá ter clareza

Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis. Organizar as informações de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas. O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros.

3) Local, data, horário e nº do pôster Local

A Sessão de Pôsteres será realizada na quadra do IFRJ/Campus Nilópolis.

Data: Cada trabalho será programado para apresentação em um único dia: 14/05/2011

Horário para fixação e apresentação do pôster: de 13h às 15h:30min.

Durante a apresentação é necessária a presença do autor junto ao pôster para atender o público interessado e fazer sua integração com demais autores da sessão, além de ter sua presença registrada pela comissão científica do evento.

É obrigatório que o nome do autor-apresentador conste no resumo enviado, além de estar inscrito no evento e com o crachá da inscrição (que será entregue aos inscritos com o material da inscrição, na Secretaria do Evento, cujo local será divulgado futuramente).

Número do pôster:

Para cada pôster estará reservado, no dia da apresentação, um espaço para fixação, identificado com o número do pôster divulgado a partir de 02 de maio de 2011 no site do IFRJ. Na data programada, o autor deverá levar o pôster já pronto, e pendurá-lo em seu espaço sinalizado pela organização com o nº do pôster.

Obs: a Secretaria do Evento estará à disposição para eventuais orientações; este local será divulgado futuramente.

Atestado e publicação:

a) Durante a sessão a monitoria do evento registrará as apresentações. No final da Sessão será entregue, no local de cada pôster ao autor presente, um atestado de apresentação (sem carga horária) para o apresentador do pôster.

b) Atenção:

A comissão organizadora estará isenta da obrigatoriedade da entrega do atestado e publicação do resumo se:

- o pôster estiver fixado em espaço diferente da programação;

- o pôster estiver sozinho, sem o autor presente;

- o autor estiver sem o crachá;

- o autor estiver apresentando mais de um pôster simultaneamente;

- o autor permanecer apenas parte do tempo da sessão;

- nenhum dos autores que conste no resumo estiver presente.

c) As informações enviadas no resumo serão publicadas exatamente como forem enviadas, incluindo no atestado, sem possibilidades de correções posteriores.

Programação:

1º DIA: 13/05/2011 - Sexta

Credenciamento: a partir das 17h.

ABERTURA : 18h30min.

CONFERÊNCIA DE ABERTURA: 19h.

Das disciplinas à indisciplina: caminho inverso para a leitura do ‘mundo real’

Palestrante convidado: Attico Chassot

2º dia: 14/05/2011 - Sábado

Credenciamento: a partir das 8h.

MESA REDONDA I (9h) – Formação Docente e Contemporaneidade

Palestrantes convidados: Profa Dra Guaracira Gouvêa de Sousa (UNIRIO) e Profa Me. Dra Lúcia Arruda de Albuquerque Tinoco (Instituto de Matemática /UFRJ/ /PROJETO FUNDÃO)

Mediadora: Profa Ms. Carla Mahomed Gomes Falcão Silva (IFRJ/Campus Avançado Mesquita)

APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES (13h)

MESA REDONDA II (15h30min) – Educação, Ambiente, Sociedade e a Formação Docente

Palestrantes convidados: Profa Dra Maura Ventura Chinelli (UFF) e Prof. Dr Mauro Guimarães (UFRRJ).

Mediador: Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim (IFRJ/Campus Nilópolis)

Contatos:

Homepage: www.ifrj.edu.br

e-mail: encontro.licenciaturas@ifrj.edu.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário