terça-feira, 9 de junho de 2015

O verdadeiro significado da Torá Judaica

A TORÁ JUDAICA:
Apesar da Torá ter muitas histórias, como as de Caim e Abel, o Êxodo do Egito e a história da vida de Abraão, ela também contém várias leis, estatutos e mandamentos. Todos os israelitas da história, incluindo Jesus e seus apóstolos, buscaram alinhar suas vidas com a Torá. OS LIVROS DA TORÁ SÃO OS SEGUINTES: Versões da Septuaginta Greco-Judaica (LXX) e do Texto Massorético:
• Gênesis: "Origem" = Bereshit: "No princípio". • Êxodo: "Saindo" = Shemot: "Nomes". • Levítico: "Relativo aos Levitas" = Vayikra: "E ele chamou". • Números: “Numeração dos israelitas” = BaMidbar: "No deserto". • Deuteronômio: "Segunda entrega das leis" = D'varim: "Palavras".
MAS QUAL É O SIGNIFICADO DA PALAVRA EM HEBRAICO? Em suma, a palavra "Torá" significa "ensinamento", "instrução" e até mesmo "direcionamento". A raiz da palavra vem do verbo לירות (pronunciado Lirot), que ilustra a ideia de acertar um alvo ao jogar/disparar algo. Como uma flecha mirada no seu alvo, a Torá é dedicada ao ensinamento sobre o Deus de Israel e todas as Nações - Seu ser magnífico, Seu caráter santo e Seus atos de fé e milagrosos em Seu mundo.
Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg. Decano da Faculdade Estudos Judaicos na eTeacher. Anfitrião dos "Estudos Judaicos para os cristãos" grupo de estudo.
http://lp.eteacherbiblical.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário