sábado, 13 de dezembro de 2014

A história por trás de Chanuká.

Shalom de Jerusalem. A festa judaica de Chanuká começa este ano dia 17 de dezembro. A festa das luzes celebra a purificação do Templo de Jerusalém pela família de Judas Macabeu no ano de 167 AC. Diferente da crença popular, “Macabeu” não era o sobrenome de Judas e seus irmãos (era “filho de Matatias”). Então o que significa o nome “Macabeu”? Aparentemente Macabeu era o apelido de guerra de Judas e é um acrônimo (m.k.b.i) para as palavras MiKamocha Ba-elim Adonai: “Quem é como tu, Ó SENHOR, entre os Deuses?” (Êxodo 15:11). Por que eles escolheram um verso de Cântico do Mar como base para sua identidade? Este cântico de louvor celebra a derrota do poderoso exército egípcio enquanto o povo atravessava o Mar Vermelho, o exemplo perfeito do fraco superando o forte. Mas muito mais que isso, este cântico faz uma referência explícita ao Templo de Jerusalém: “o lugar, Ó Senhor, que o fez de moradia, o santuário, Ó Senhor, que suas mãos estabeleceram” (Êxodo 15:17). Nas suas batalhas contra os Selêucidas, os Macabeus se inspiraram com a história mítica do Êxodo, esperando pelo dia em que Deus "plantaria eles na montanha de sua posse”.
APRENDA COM OS MELHORES PROFESSORES DE HEBRAICO: As aulas online semanais da eTeacher, com turmas pequenas, fornecem atenção pessoal de professores altamente qualificados. Com a ajuda dos professores, você descobrirá que aprender Hebraico Bíblico passo a passo é simples – e gratificante. Nossas turmas pequenas enchem rapidinho, não perca mais tempo.
UMA HISTÓRIA DE SUCESSO MUNDIAL: Com sede em Israel, a eTeacher é a academia online de Hebraico Bíblico líder mundial. Por mais de uma década, ensinamos dezenas de milhares de pessoas em mais de 100 países ao redor do mundo. Somos afiliados a Universidade Hebraica de Jerusalém – a universidade mais importante de Israel – e aos ministérios israelenses de Educação e Relações Exteriores.
Sinceramente, Jonathan Lipnick, Professor assistente, eTeacherBiblical. Solicitar Informações pelos telefones: Brasil: (11) 3957-0655. Ligação grátis dos EUA e Canadá: 1-800-316-3783. França: 33-975178843. Rússia: 8-10-8002-7741012. Global: 1-646-200-5822.

Nenhum comentário:

Postar um comentário