sexta-feira, 26 de setembro de 2014
I Seminário Internacional Inclusão Escolar: práticas em diálogo.
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES - INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA.
UERJ – CAp-UERJ – de 21 a 23 de outubro de 2014.
APRESENTAÇÃO
O I Seminário Internacional Inclusão Escolar: práticas em diálogo será realizado pelo Instituto
de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ – no período de 21 a 23 de outubro
de 2014, no Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Este evento
consiste em uma ação originada no Projeto PRODOCÊNCIA intitulado “Apoio à formação e
capacitação de professores: adequação e elaboração de recursos didático-pedagógicos e
espaço físico na perspectiva da inclusão educacional”, articulada conjuntamente com o Projeto
PIBID Edital nº 61/2013.
Lidar com a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, assim como
lidar com as demais diferenças culturais, tem sido uma experiência amplamente desafiadora
para as Instituições educacionais, da educação básica ao ensino superior, e para todos os seus
profissionais. Esse desafio necessita ser enfrentado com compromisso político, ética e
competência. E, portanto, faz-se de fundamental importância a garantia de diálogo entre os
sujeitos que se envolvem e se dedicam a lidar com o trabalho pedagógico nesta perspectiva.
Na universidade, comumente se privilegia a reflexão teórica. No entanto, no interior das
escolas, onde a inclusão acontece, faz-se necessário o desenvolvimento de procedimentos,
estratégias e recursos de ensino diferenciados que garantam efetivas aprendizagens pelos
diferentes sujeitos. Acreditamos que o diálogo entre sujeitos de diferentes campos –
universidade, gestão pública e escolas – cria a possibilidade de uma experiência formativa mais
significativa, quebra algumas barreiras do desafio de unir a prática à teoria, dando a
importância devida a ambas. Além disso, torna presentes os princípios éticos e humanísticos,
ao lidarmos com as limitações e desafios institucionais e do sistema de ensino; os limites da
atuação docente; a diversidade humana e as diferenças que sempre estão presentes nas salas
de aula.
O contexto do encontro e do diálogo colabora para uma percepção mais ampla das múltiplas
alternativas que poderão garantir reflexões sobre aspectos como a diferenciação no ensino
que torne efetiva a aprendizagem dos alunos, do mesmo modo que favorece a construção de
um espaço escolar mais a equidade para todos.
OBJETIVOS:
O objetivo dos organizadores do evento é reunir educadores, gestores, licenciandos e
pesquisadores de diferentes espaços de atuação educacional/pedagógica, de forma a
congregar profissionais e interessados na área da inclusão escolar/educação especial desde a
esfera municipal à esfera internacional, para dialogar sobre práticas pedagógicas que vêm
sendo engendradas nos diferentes ambientes, pelos sujeitos, tendo como foco o debate sobre
a inclusão escolar.
COMISSÃO ORGANIZADORA:
Drª. Aline Simas (CAp-UERJ),
Drª. Andrea da Paixão Fernandes (CAp-UERJ),
Drª. Andrea da Silva Marques Ribeiro (CAp-UERJ),
Bárbara Terra Nova (Aluna PPGEB/UERJ),
Drª. Bárbara Balzana M. Pires (CAp-UERJ),
Drª. Claudia Hernandez Barreiros Sonco (CAp-UERJ),
Daniele Emilia Santos Rodrigues (servidor técnico-administrativo PPGEB/UERJ),
Dr. Ilydio Pereira de Sá (CAp-UERJ),
Drª.Jonê Carla Baião (CAp-UERJ),
Drª. Lidiane Aparecida de Almeida (CAp-UERJ),
Dr. Lincoln Tavares Silva (CAp-UERJ),
Luciana de Barros Oliveira (Aluna PPGEB/UERJ),
Msª.Márcia Marin (Colégio Pedro II),
Drª. Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto (CAp-UERJ),
Ms. Miguel Tavares Mathias (CAp-UERJ),
Nathália Chianello (Aluna PPGEB/UERJ),
Drª. Patrícia Braun (CAp-UERJ),
Renata Corrêa Anná (servidor técnico-administrativo PPGEB/UERJ),
Msª. Valéria de Oliveira Silva (Rompendo Barreiras/UERJ).
COMISSÃO CIENTÍFICA:
Drª. Andrea Farias de Castro (IFHT/UERJ),
Drª. Anna Augusta Sampaio de Oliveira (UNESP/Marília),
Drª. Cátia Walter (PROPEd/UERJ),
Drª. Cláudia Cristina Andrade (CAp-UERJ),
Dr. Edson Hely Silva (CAp-UFPE),
Drª. Fernanda Coelho Liberali (PUC-SP),
Dr. Guillermo Arias Beatón - Presidente Cátedra Vygotski - Professor Titular da Faculdade de
Psicologia (Universidade de Havana/Cuba),
Drª. Jacqueline de Fátima dos Santos Morais (FFP/UERJ),
Drª. Juliana Rodrigues Barcellos (CAp-UERJ),
Drª. Leila Regina d’Oliveira Nunes (PROPEd/UERJ),
Drª. Mara Monteiro da Cruz (CAp-UERJ),
Drª. Márcia Denise Pletsch (UFFRJ/Nova Iguaçu),
Drª. Maria da Conceição de Carvalho Rosa (CAp-UERJ),
Drª. Mercês Cunha Mendonça (CEPAE-UFG),
Drª. Mônica de Medeiros Villela (CAp-UERJ),
Drª. Rita Frangella (EDU-UERJ),
Dr. Rogério Neves (ILE-UERJ e Colégio Pedro II),
Drª. Rosana Glat (PROPEd/UERJ).
COMISSÃO DE EDITORAÇÃO:
Msª Débora Lage (CAp-UERJ),
Atílio José Grigoli (CAp-UERJ – técnico-administrativo).
PÚBLICO ALVO:
Professores/as de diferentes instituições de educação básica, estudantes de licenciaturas,
professores/as universitários/as, pesquisadores/as e demais participantes e/ou interessados
em participar de debates sobre os processos de inclusão escolar.
Dias da semana 3ª, 4ª e 5ª feira.
Local: Rua São Francisco Xavier, 524- UERJ Maracanã, Auditório 111.
Período de Realização do Curso de 21 a 23 de outubro de 2014, de 8h às 18h.
Informações gerais em (http://www.cepuerj.uerj.br/app_upload/(PROJETO%20SEMINARIO%20INCLUSÃO%20-%20VERSÃO%20FINAL%20-%20AGOSTO%20-%20Infor…).pdf )
Fonte: UERJ.
Acesso em http://www.cepuerj.uerj.br/desc_eventos.aspx?evento=46
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