sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Editora Apicuri lança "O rapto ideológico da categoria subúrbio"


de Nelson da Nóbrega Fernandes.

ISBN 978-85-61022-60-0.

SEGMENTO Geografia.TAMANHO 16x23.PÁGINAS 176.


O objetivo desse livro não é a história do subúrbio, mas o linguajar carioca que, por meio do “conceito carioca de subúrbio” – cotidianamente, inocentemente, irresponsavelmente, resume esses lugares pela carência, pela presença da ferrovia, pelos baixos rendimentos de seus moradores, ou ainda, pela “falta de cultura e sofisticação”.


Por meio de uma ampla revisão teórica e histórica dos estudos urbanos e, especialmente, pela criativa apropriação da noção de “rapto ideológico” das categorias sociológicas de Henri Lefebvre, que postula que a mudança abrupta de uma categoria é parte de uma grande transformação política e ideológica, o autor investe contra o pensamento que reproduziu e cimentou a transformação da categoria espacial subúrbio em poderosa representação e signo ideológico da segregação social e espacial no Rio de Janeiro do século XX.

Nelson da Nóbrega Fernandes é professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense. Este livro é uma versão de sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre seus trabalhos publicados destacam-se Escolas de samba: sujeitos celebrantes e objetos celebrados, (2001) e junto com outros autores, 150 anos de subúrbio carioca (2010).

Maiores informações:

Rodrigo Novaes - Assessoria de Imprensa
(21)2533 7917 divulgacao@apicuri.com.br

Marly – Gerente Comercial

(21) 2524 7625 vendas@apicuri.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário