
PROBLEMA ESCOLAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NA VISÃO SISTÊMICA
Início: Sex, 16/09/2011
Coordenação:
Lana Harari (Psicóloga graduada pela USP, especialização em Terapia Familiar e de Casal Sistêmica pela PUC, pesquisadora de Psicologia Econômica; psicoterapeuta clínica).
Objetivo:
Abordar a questão do mau rendimento escolar da criança ou do adolescente num enfoque sistêmico que analisa o problema como sendo influenciado por uma constelação de fenômenos biológicos, psicológicos, pedagógicos, familiares, sociais e políticos que se combinam de forma complexa.
Apresentar ao profissional o trabalho realizado em outros países no atendimento a rede envolvida (família, escola, profissionais de saúde) e as técnicas utilizadas que libertam os membros do sistema envolvido do emaranhamento familiar e escolar, para possibilitar à criança e ao adolescente retomar seu desenvolvimento e redescobrir suas potencialidades.
Enfatizar a importância da educação financeira para o futuro da criança e do adolescente, quando eles buscam lugar no mercado de trabalho.
Conteúdo Programático:
I - O modelo sistêmico:
- Um paradigma pós-moderno;
- A família e a escola como sistemas pertencentes a outros sistemas.
II - Significados associados à dificuldade escolar:
- Fatores envolvidos: biológicos, psicológicos, familiares, pedagógicos, sociais, culturais e políticos;
- Análise das diferentes dimensões;
- O problema na família: 1) Casamento e ciclo vital; 2) Transmissão transgeracional: - o casal e as famílias de origem; - o lugar do filho na família;
- O problema na escola: 1) a cristalização do problema do aluno; 2) a influência dos pares; 3) a atitude dos professores; 4) o trabalho do psicólogo escolar;
III - O atendimento à criança/ao adolescente com dificuldades escolares:
- O trabalho com o sistema envolvido: escola-criança-família;
- As técnicas de atendimento;
- A importância da Educação Financeira para crianças;
- Novas narrativas.
Destinado a:
Profissionais e estudantes interessados no tema.
Horário: sextas-feiras das 14h00 às 17h30.
Duração: 16/09/2011 a 18/11/2011. (no dia 07/10 não haverá aula)
Carga Horária: 31 horas
Vagas: 25
Matrículas até: Quarta, 14/09/2011
Preço do curso:
Na secretaria do Sedes: R$ 662,00 à vista ou três cheques de R$ 232,00;
Via Internet: cartões de crédito e transferência bancária.
ARTETERAPIA - DEFICIÊNCIA E INCLUSÃO
Início: Qui, 25/08/2011
Coordenação:
Vera Maria Ferretti - coordenadora, Ana Alice Francisquetti, professores convidados: Ana Carmem Franco Nogueira, Heloisa Baccaro Rossetti Santana, Flavia Ferretti.
Objetivo:
Sensibilizar e informar os profissionais que trabalhem com deficiência da importância da arteterapia para ampliação do mundo do deficiente e melhora em todos os processos de aprendizagem, favorecendo assim sua socialização.
Conteúdo Programático:
• Deficiência e arteterapia - percurso para inclusão;
• Arteterapia: postura fenomenológica;
• Definição de arte-reabilitação, centros de reabilitação no Brasil;
• A arte-reabilitação e diferentes patologias;
• Arteterapia na reabilitação física e emocional de crianças e adultos com
comprometimento neurológico;
• Corporeidade, arte e processos de transformação. A importância da arte e corpo para o equilíbrio psicológico e manutenção da auto-estima do deficiente;
• Relato de experiência como acompanhante terapêutico de um paciente neurológico utilizando técnicas corporais;
• Experiência de inclusão de criança em situação limite;
• Deficiência Visual e Inclusão;
• Quem é a pessoa com deficiência Visual e como ela interage com o mundo;
• A importância da Arte como forma de expressão e compreensão do mundo;
• Arte como auto conhecimento e autonomia;
• Adaptações sociais, culturais e materiais para inclusão da pessoa com deficiência visual;
• Relato de experiência e oficina no escuro;
• Respiração: Noções anatômicas e fisiológicas;
• Semiologia e Avaliação Respiratória e sua relação com deficiência;
• Princípios e técnicas de reabilitação respiratória do deficiente;
• Respiração e sua importância no processo de reabilitação do deficiente.
ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas, vivências corporais, mediações arteterapêuticas e discussão de casos clínicos.
Destinado a:
Pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacional, fisioterapeutas, arteterapeutas, psicopedagogos.
Horário: quintas-feiras, das 19h00 às 21h00.
Duração: 25/08/2011 a 24/11/2011.
Carga Horária: 28 horas
Vagas: 15
Matrículas até: Ter, 23/08/2011
Preço do curso:
Na secretaria do Sedes: R$ 588,00 à vista ou três cheques de R$ 206,00;
Via Internet: cartões de crédito e transferência bancária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário