sábado, 26 de março de 2011

FACULDADE FLAMA



http://www.faculdadeflama.edu.br

Mensagem da Direção

É com grande orgulho que lhe apresento o portal da Faculdade Flama – um espaço feito especialmente para você. Com este canal, qualquer distância será insignificante. Onde quer que você esteja, poderá se informar sobre os projetos, os programas e outras atividades desenvolvidas pela sua Faculdade Flama.A Faculdade Flama caracteriza - se como uma instituição jovem, porém amadurecida e profissionalizada o suficiente para lhe oferecer um ensino de excelência, com uma proposta inovadora e diferenciada. Juventude, garra e profissionalismo marcam a identidade da Flama.


Responsabilidade Social

É a atitude ética da Instituição de Ensino em todas as suas atividades, a prática socialmente responsável no exercício da cidadania, primando pela postura contra a corrupção, contra a injustiça e a exclusão social, fazendo valer a solidariedade humana.

Para pensarmos em uma sociedade mais justa é indispensável o papel da educação. A universidade é o agente fortalecedor da consciência crítica, que tem a responsabilidade de formar cidadãos que respeitem a humanidade e que reconheçam a diversidade e o pluralismo desta.



Sendo a universidade um importante instrumento na construção de um mundo melhor, a Faculdade Flama espera sensibilizar seus alunos, professores e funcionários para o exercício da cidadania e conscientizá-los da importância de cada um se tornar um ator participativo nesse processo de construção de uma sociedade mais justa.



PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS

Sabemos que não há sociedade sem educação, nem educação sem sociedade. A educação não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também o processo de prover os indivíduos de conhecimentos e experiências culturais científicas, morais e adaptativas que os tornam aptos a atuar no meio social.

"A educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver problemas essenciais e, de forma correlata, estimular o uso total da inteligência geral. Este uso total pede o livre exercício da curiosidade, a faculdade expandida e a mais viva durante a infância e a adolescência, que com frequência a instrução extingue e que, ao contrário, se trata de estimular ou, caso esteja adormecida, de despertar."(Edgar Morin, in Os sete saberes necessários à educação do futuro, Unesco, 2000)

A Faculdade Flama consolida o seu projeto pedagógico institucional, nos princípios da Constituição Federal, que caracteriza em seu artigo Art. 207 que as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A relação docência-pesquisa, concebida enquanto ato de indissociabilidade vincula-se à compreensão de que “as relações entre educadores e educandos são complexas, fundamentais, difíceis, sobre o que devemos pensar constantemente” (FREIRE, 1993, p.82).

A LDB 9394/96 propõe que a educação superior seja baseada nos seguintes princípios:

I - estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

II - formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira e colaborar na sua formação contínua;

III - incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;

IV - promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

V - suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;

VI - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;

VII - promover a extensão, aberta a participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

A Faculdade Flama acredita que os princípios de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão devem ser articulados de forma interdisciplinar, levando em conta a sua realidade local, seu público alvo, procurando trabalhar e desenvolver ações de forma participativa, integrando seus gestores, coordenadores, professores, alunos e representantes da comunidade.

Cada instituição possui uma realidade diferente da outra, independentemente de pertencer a uma entidade histórica e universal definida. Cada instituição, na realidade, tem sua história e condições próprias de auto-realização, portanto os princípios filosóficos de uma Instituição de Ensino devem ser inspirados, na sua missão e visão institucional e na realidade em que a mesma está inserida, não podendo se tornar algo fora do contexto social real.

Os principais objetivos das instituições de ensino superior devem contemplar o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, em função de sua missão e natureza, e de ações que possam contribuir para diminuir as desigualdades regionais e sociais, a partir de uma formação cidadã, responsável e qualificada para o exercício profissional.

“No futuro o trabalhador precisará de: Base propedêutica, para saber pensar, questionar, criar; Visão global da situação em que está inserido e multidisciplinaridade; Capacidade de avaliação, para melhorar sempre o desempenho; Atualização permanente, para estar em dia com o conhecimento; Participação, para ser sujeito e não objeto de manipulação; Inovação das práticas, para efetivar o desafio da qualidade”.(Demo, 1996).

O Projeto Pedagógico Institucional pode melhor definir as mais importantes prioridades e viabilidades da instituição e organizar seu efetivo e desenvolvimento, em termos administrativos, políticos, éticos, pedagógicos e científicos.

Desta forma, a Faculdade Flama definiu os seguintes princípios de caráter filosófico e teórico-metodológico que embasam as suas ações acadêmicas para as políticas definidas no Projeto Pedagógico Institucional:

-> desenvolvimento integral do educando nas áreas formativa, social e pedagógica;


-> desenvolvimento profissional e humano de forma continuada e autônoma;

-> articulação das disciplinas e outras atividades acadêmicas em sintonia com a realidade social;

-> igualdade de condições para o acesso e permanência;

-> indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão,

-> interdisciplinaridade como princípio didático;

-> flexibilidade na estrutura curricular;

-> respeito ao pluralismo de ideias;

-> gestão democrática da Educação;

-> resgate da cidadania, da dignidade e dos valores sociais da ética;

-> compromisso com o indivíduo, com a sociedade e com o caráter humanístico;

-> valorização das demandas sociais das comunidades interna e externa;

-> compromisso com ações que gerem desenvolvimento regional;

-> valorização do profissional da educação;

-> garantia de padrão de qualidade;



-> avaliação continuada e cumulativa;

-> valorização da experiência extra-escolar;

Ao mesmo tempo em que a instituição precisa atentar para as questões instrumentais, ou seja, os processos de transmissão dos conhecimentos, a infraestrutura, a geração de condições propícias para o crescimento sustentável, ela não deve descuidar-se do compromisso com os fins a que se propõe. Estas finalidades representam uma racionalidade substantiva, onde, não apenas a geração de meios e condições deve ser observada, mas, principalmente, o sentido que essas ações ganham na vida dos indivíduos e da comunidade.

Temos o compromisso de oferecer um ensino de qualidade e fazer parte da sua história de vida, auxiliando-o a alçar voos maiores em busca de uma carreira de sucesso.

Saudações Acadêmicas
PROF. JOSÉ GARRIDO
Diretor Geral

Fonte: Faculdade Flama - http://www.faculdadeflama.edu.br
Desenvolvimento e Design G4 Vision - Revisora Ortográfica - Ramila Granja

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