quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

I CONGRESSO LATINOAMERICANO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

www.alfe-filosofiadelaeducacion.org


Identidade e diferença da Filosofia da Educação na América Latina

Dias 01, 02 e 03/08/2011 Campinas - SP - Brasil

Apresentação

A ALFE – Associação Latinoamericana de Filosofia da Educação e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC Campinas realizam o I Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação, com o tema: “Identidade e diferença da Filosofia da Educação na América Latina”.

Trata-se de encontro inédito e relevante para a área de Educação na América Latina, dado que a investigação de fundamentos da educação, especialmente da filosofia da educação, constitui-se de perspectiva essencial de todos os programas de pós-graduação da América Latina e mais, de todas as perspectivas de pesquisa em educação, na medida em que não é possível propor uma investigação rigorosa sem o cuidado conceitual e a reflexão filosófica decorrente da seleção das fontes de pesquisa. A filosofia da educação é, antes de tudo, campo da filosofia e, neste sentido, a organização deste evento que envolve a América Latina terá como ponto de diálogo as sociedades de filosofia da educação dos diversos países, além da iniciativa individual dos pesquisadores e interessados na temática filosófica da educação.

Há diversas entidades que organizam discussões de filosofia da educação, como por exemplo, a INPE – International Network of Philosophers of Education, a PES – Philosophy of Education Society e o nascimento da ALFE – Associação Latinoamericana de Filosofia da Educação apresenta-se em momento importante de qualificação das pesquisas em educação nos países da América Latina. Mais do que isto, na busca da identidade e na reflexão das diferenças da filosofia da educação é preciso reivindicar o lugar e as tarefas da filosofia da educação como campo rigoroso de investigação em educação.

Comitê Científico

Alexandre Simão de Freitas – Universidade Federal do Pernambuco

Ana Maria Valle Vásquez - Universidad Nacional Autónoma de México

Andrea Díaz Genis - Universidad de la República Montevideo

Andrés Mejía Delgadillo - Universidad de los Andes - Bogotá

Ángela Medeiros Santi – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ciro Parra - Universidad de la Sabana - Bogotá

Claudio A. Dalbosco – Universidade Passo Fundo

Diego Barragán - Universidad de la Salle - Bogotá

Divino José da Silva – Universidade Estadual Paulista
Elisete Tomazetti – Universidade Federal de Santa Maria
Enrique Puchet – UdelaR - Uruguai

Hilda Patiño - Universidad Iberoamericana de la ciudad de México - México

José Pedro Boufleuer – Unijuí – Universidade Regional
Leoni Henning – Universidade Estadual de Londrina
Leopoldo Arteaga Ramírez - Peru

Luiz Roberto Gomes – Universidade Federal de São Carlos

Márcio Danelon – Universidade Federal de Uberlândia

Marisa Meza - Universidade Católica de Chile

Martín López Calva - Universidad Iberoamericana Puebla - México

Mauricio Langon - Instituto de Profesores Artigas - Uruguai

Nadja Hermmann - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pedro Ângelo Pagni - Universidade Estadual Paulista
Pedro Gontijo – Universidade de Brasilia

Renato Huarte - Universidad Nacional Autónoma de México

Samuel Mendonça – Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Silvio D. Oliveira Gallo – Universidade Estadual de Campinas

Sonia Vásquez - Universidade Católica de Chile

Walter Omar Kohan – Universidade Estadual do Rio de Janeiro


Comitê Organizador

Andrea Díaz Genis - Universidad de la República Montevideo
Andrés Mejía Delgadillo - Universidad de los Andes

Ángela Medeiros Santi – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ciro Parra - Universidad de la Sabana

Martín López Calva - Universidad Iberoamericana Puebla-México

Renato Huarte - Universidad Nacional Autónoma de México

Samuel Mendonça – Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Silvio Gallo – Universidade Estadual de Campinas

Sonia Vásquez - Univ. Católica de Chile

Público alvo: membros da ALFE, membros do GT 17 da ANPED, estudantes e professores Filosofia, Pedagogia e outros cursos (graduação, mestrado e doutorado) de IES da América Latina.

"Inscrição COM apresentação de trabalhos" (trabalho concluído, trabalho em andamento): de 11/01/2011 a 31/03/2011 pelo endereço eletrônico:

alfe-filosofiadelaeducacion@gmail.com


"Inscrição SEM apresentação de trabalho": pelo endereço eletrônico: alfe-filosofiadelaeducacion@gmail.com até o dia 30/06/2011.

Regras para a submissão de trabalhos

O I Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação recepciona propostas para a apresentação no formato de trabalho completo ou em andamento. É preciso que o (a) proponente indique o eixo temático referente à sua proposição e que siga rigorosamente as regras abaixo e o cumprimento dos prazos para a submissão. Os eixos são:

1)Fundamentos da Educação

2)Método e Pesquisa em Educação

3)Política e Educação

4)Ensino de Filosofia

5)Democracia e Educação

6)Filosofia e Educação na América Latina

7)Teorias da Educação

Normas para a elaboração do Resumo

a ser submetido para avaliação do Comitê Científico

Para as duas modalidades, quais sejam, (i) trabalho completo e (ii) trabalho em andamento, haverá a necessidade de envio de um resumo com até 1000 palavras para o endereço eletrônico: alfe.filosofiadaeducacao@gmail.com, no período entre 11/01/2011 a 31/03/2011.

Deve ser apresentado em arquivo .doc ou equivalente, em espaço simples, apresentando no final, entre três e cinco palavras-chave. Fonte da letra: Times New Roman, tamanho 12. Deverá contemplar os seguintes aspectos: justificativa, problema/questões; objetivos; resultados esperados (para o caso de trabalho em andamento) e/ou conclusões (para o caso de trabalho completo).

É fundamental que o (a) proponente aponte para o tipo de proposta: (i) trabalho completo ou (ii) trabalho em andamento, da mesma forma que o eixo temático. No título do email (subject), o (a) proponente deve seguir o exemplo: a) Trabalho Completo Democracia e Educacao ou b) Trabalho em Andamento Ensino de Filosofia, isto é, deverá inserir a modalidade e eixo temático. Ao salvar o aquivo, o proponente deve subtrair elementos que possam indicar a autoria. Recomendamos o exemplo de nome do arquivo: a) trabalhocompletoteoriasdaeducacao ou b) trabalhoemandamentofundamentosdaeducacao, isto é, o (a) proponente deve indicar a natureza do trabalho e eixo temático.

Julgamento dos Resumos

A avaliação das propostas irá considerar os seguintes critérios:

(i) Relevância e pertinência da proposta para as discussões relacionadas aos eixos temáticos do I Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação;

(ii) Interlocução e contribuições para a área de Filosofia da Educação;

(iii) Rigor quanto aos aspectos formais e de conteúdo solicitados.

Publicação de trabalhos nos Anais do Congresso

Após a fase de avaliação dos trabalhos, que será feita pelo Comitê Científico, respeitando a análise e emissão de pareceres de dois avaliadores por trabalho, o Comitê divulgará a lista de trabalhos aprovados (10/05/2011) e solicitará o envio dos textos para publicação. Para trabalhos em andamento, haverá a publicação de resumo simples e expandido e para trabalhos completos haverá a publicação de resumos simples e de artigos completos.

O resumo simples, visando publicação, deverá conter entre 300 e 350 palavras. O resumo expandido deverá conter entre três e cinco laudas e os artigos completos deverão contemplar entre 10 e 15 laudas. Todos com espaço 1,5 entre linhas, fonte Times, tamanho 11.

Maiores informações em: http://www.alfe-filosofiadelaeducacion.org

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