quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A Língua Brasileira de Sinais como Língua de Instrução na Orientação de Trabalhos de Conclusão de Cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Quando chegou as nossas mãos enquanto professores orientadores de TCC, as normas para apresentação de trabalhos científicos na Mostra de Práticas em Psicologia, organizada pelo Conselho Regional de Psicologia do Estado do Rio de Janeiro, vimos ali a oportunidade de resignificar o contexto das oficinas e estudos de caso que realizamos nas orientações de trabalhos acadêmicos na Faculdade Gama e Souza.
No objetivo do edital, a comissão científica do evento definiu ser a mostra de psicologia, o espaço para debates entre psicólogos,professores, acadêmicos de diferentes cursos e instituições de ensino superior, autores, pesquisadores, e profissionais de diversas áreas, congregados nos temas de educação, trabalho, interdisciplinaridade, saúde, sociedade, e outros que possibilitassem a troca de experiências, colaborando para a construção de novos saberes. Nesse sentido, propomos e os alunos aceitaram, apresentarmos diferentes trabalhos de conclusão de curso tendo a Língua Brasileira de Sinais como a língua de instrução.
Foram inscritos nove trabalhos, pesquisados por 32 alunos dos cursos de Pedagogia,Letras,Matemática e do curso superior de Segurança do Trabalho, que fazem parte das atividades desenvolvidas no laboratório de Libras. Todos os trabalhos foram aceitos para serem apresentados em duas modalidades: 1- Experiência em Debates, onde os alunos debatiam as suas praticas em comunicação oral, mediados por um moderador indicado pelo Conselho Regional de Psicologia; e 2 - Oficinas: Onde o aluno preparava um material lúdico e explicava a sua construção numa aula expositiva.
Foram esses os trabalhos definidos e aceitos para apresentação na III Mostra Regional de Práticas em Psicologia realizada na Universidade Veiga de Almeida, valorizando o saber acadêmico destinada a Educação e inclusão Social:
I - A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS MUSICALIZADA PARA INTERPRETAÇÃO DE SÍMBOLOS E POESIA. Autores: Deuseli Moura Praxedes, Rita de Cássia Lopes Provesani, Vania Lúcia da Silva Santiago, Thais Pires Amaro,Kelly Cristina A. dos Santos,Rosane Silva de Brito;
II - EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO SOCIAL NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM LIBRAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Autores: Isis Keila da Costa,Layane Cristine de Souza, Marilene Neves da Silva, Maria Madalena L. de Almeida, Jesus Ademir N. Pinto, Monica de Souza R. Vieira;
III - PLANEJAMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DIFERENTES DIAGNÓSTICOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL,MATRICULADOS EM CLASSES REGULARES, NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Autores: Rosa Maria P. de Freitas,Débora Rosa R. da Silva,Vania Paula Divino,Monica Carolina de Menezes, Yeda Luzia C. dos Santos;
IV - ESCUTA E AQUISIÇÃO DA LIBRAS: UM PROCESSO QUE ENVOLVE DEDICAÇÃO,MOTIVAÇÃO E MEMÓRIA DISCENTE. Autores:Angélica N. da Silveira Porciuncula,Alessandra Vitor C. Pinho, Marcos R. Fontes Martins, Maria Celeste de Oliveira, Rita da Conceição de A. Franca, Maria Aparecida N. Sales;
V - DIÁRIO DE APRENDIZAGEM EM LIBRAS ADAPTADO PARA A DOCÊNCIA SUPERIOR DO ENSINO DE TECNOLOGIAS.Autores: Antonio Ricardo Penha (orientador), Christiane Maria Costa Carneiro Penha (Orientadora);
VI - O TECNÓLOGO EM SEGURANÇA DO TRABALHO E A PSICOSSOCIOLOGIA INSTRUMENTALIZADA EM LIBRAS PARA INSTRUÇÃO DO PROFISSIONAL SURDO NO PATIO DA INDUSTRIA DE PRODUÇÃO DE INSUMOS.Autores: Maria Cristina de Souza,Silvia Leite Augusto, Luis Fernando F. Alves, Daniela Gaspar Soares, Antonio Ricardo Penha (orientador), Christiane Maria Costa Carneiro Penha(orientadora);
VII - O JOGO COMO FERRAMENTA LÚDICA INSTRUMENTALIZADO EM LIBRAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA DISPONIBILIZADOS A ALUNOS SURDOS E OUVINTES NUMA ABORDAGEM INCLUSIVA. Autores: Isis Keila da Costa, Itacy Danielle da S. Huergo, Gilson Lima de Carvalho;
VIII - A LIBRAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. Autores: Priscila Pacheco de Carvalho, Raquel Lima Louzada, Elaine Santa Rosa Poubel, Ariana Felizardo da Silva, Viviane Santos de Souza;
IX - OFICINA DE MATERIAL DIDÁTICO INSTRUMENTALIZADO EM LIBRAS E BRAILE. Autores: Gilson Lima de Carvalho, Christiane Maria Costa Carneiro Penha, Antonio Ricardo Penha.
O evento do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro validou os nossos esforços principalmente cedendo um espaço para a exposição publica de todo material construido pelos alunos da Faculdade Gama e Souza, que hoje tem matriculado em suas cadeiras alunos surdos, cadeirantes, e com outras deficiências, onde todos contribuem com os seus esforços para a valorização do espaço acadêmico, e principalmente para a valorização profissional deste país.
Aos alunos, parabéns pela dedicação diante dos inumeros obstáculos que tentaram impedir a valorosa vitória sempre possível aos batalhadores. Ao CRP 05 / RJ deixamos claro o respeito pela forma correta de inclusão social, onde os organizadores se mostraram convictos a essa questão.

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