sábado, 31 de janeiro de 2015
Arqueologia Bíblica: Entrega de Diplomas da Universidad de San Buenaventura, Bogotá - Colombia.
32 estudantes da Universidad de San Buenaventura da Colômbia participaram no último novembro da cerimônia de entrega de diplomas de Arqueologia Bíblica em Israel. O grupo foi liderado pelo Dr. Milton J. Martínez M., Diretor do Mestrado em Teologia da Bíblia e recebeu o certificado da Universidade Hebraica de Jerusalem.
La Universidad de San Buenaventura Bogotá, desde su programa de Maestría en Teología de la Biblia, ha ofrecido el primer diplomado en Arqueología Bíblica en Israel, en convenio con la Universidad Hebrea de Jerusalén, por medio de Moria International Center, como estrategia de fortalecimiento del programa de maestría y en búsqueda de una mayor excelencia de la misma.
Con el acompañamiento de 8 profesores especializados de gran trayectoria, y bajo la dirección del director de la maestría, el profesor Milton J. Martínez M., los 32 participantes del diplomado vivieron una experiencia de gran valor académico. El programa se desarrolló en diferentes lugares de Israel, a lo largo y ancho del Estado, con experiencias que fueron desde las clases en las instalaciones de la Universidad Hebrea, hasta trabajo práctico de excavaciones arqueológicas.
El convenio interinstitucional firmado entre las dos universidades, abre el espacio para otras ciencias y disciplinas, por lo que esperamos que otros programas de nuestra Universidad puedan verse favorecidos de una experiencia académica internacional de esta envergadura.
“Desde ya empezamos a prepararnos para el año 2016, cuando estaremos repitiendo esta grandiosa experiencia académica”, afirmó, Milton J. Martínez.
Dados sobre essa notícia em
(
http://www.usbbog.edu.co/38-noticias2014/1166-diplomado-en-israel).
MORIAH INTERNATIONAL CENTER.
Tels: +972-52 -696 1568,
+972-52 -281 2744.
E-mail: info@moriacenter.org
Aptidão em dança: busca por referências brasileiras (UNICAMP).
Por
Gabriela Villen (texto). (Images:Antonio Scarpinetti, Images Editor: Paulo José Cavalheri).
Se a preparação para o vestibular costuma ser algo padrão para a maioria dos estudantes, os concorrentes às vagas do curso de Dança do Instituto de Artes (IA) da Unicamp têm que ir além. Para eles não basta acertar o gabarito da primeira fase, nem dar as respostas adequadas às questões dissertativas da segunda. Precisam mostrar preparo físico, técnica e acima de tudo criatividade. Esse é o material avaliado nas provas de habilidade específica que compõem a nota da segunda fase do vestibular para ingresso no curso.
Os 90 candidatos aprovados na primeira fase que disputam as 25 vagas oferecidas passaram, desde segunda-feira (20), por mais três provas: palco, técnica e criatividade. Segundo a professora Graziela Estela Fonseca Rodrigues, coordenadora das provas, a principal dificuldade dos candidatos são os vícios de uma formação vinculada à mídia e à cultura de massa, que resume a dança a uma repetição de passos. “A dança não é uma repetição de passos. O automatismo não é alguma coisa que traga um desenvolvimento em dança. A identidade corporal, a sensibilidade, a qualidade da realização do movimento acabam sendo deixadas de lado”, afirma a professora.
Para a prova de palco do vestibular deste ano os candidatos deveriam preparar uma coreografia de até três minutos tendo como tema uma obra de Tarcila do Amaral.
A temática foi anunciada em agosto, quando é disponibilizado o Manual do Candidato. Apesar da antecedência da informação, na prática o tempo de preparo da coreografia fica bem restrito. A necessidade de estudar para as demais disciplinas que compõem a primeira e segunda fases e as provas dos vestibulares nas outras universidades, também concentrados nessa época do ano, impossibilitam os candidatos a se dedicarem à preparação da coreografia. “Eu comecei a preparar[a coreografia] em novembro, porque eu quis me concentrar nos estudos para passar da primeira fase”, afirma Beatriz Leal. “Se começasse só a dançar desde que saiu o manual, a gente não passaria da primeira fase. E depois tem as provas dissertativas, que para mim é a parte mais difícil. Porque a dança, por mais que eu tenha que me preparar está no meu corpo desde sempre.”
Nesta etapa são avaliadas principalmente a capacidade de comunicação do candidato e sua história corporal. “Nessa prova interessa basicamente o que a gente consegue apreender através do corpo em movimento”, destaca a coordenadora da prova. “O candidato deve ter uma experiência corporal que o capacite a frequentar o curso. Não é um curso apenas teórico. Há candidatos que têm um pouco tempo de dança, mas conseguem ter um bom desenvolvimento.”
A etapa seguinte são as provas de técnica e criatividade, compostas por aulas e improvisações. De acordo com Graziela Rodrigues, este ano o foco foi nos quadris e articulações dos apoios dos pés. Para estimular a sensibilidade dessas regiões, foram utilizados tecidos amarados nos quadris e bacias com pedras por onde os candidatos passavam.
Além dos cinco avaliadores e diversos professores coordenando as aulas, as provas contaram com músicos tocando ao vivo na sala de ensaio. As referências musicais escolhidas para esse ano foram brasileiras, incluindo bandas de pífanos e congos. Essa escolha pretendeu vir na contramão da experiência dominante dos candidatos, baseada em modelos europeus e norte-americanos. Conforme explica Graziela Rodrigues, “o material mais estranho para eles é o brasileiro. Esse é o material estrangeiro.”
O desejo de estudar fora do país durante ou após a graduação na Unicamp foi uma constante entre as candidatas entrevistadas. “Eu pretendo ir a Nova York. A cidade é muito voltada a musicais. Eu me identifiquei muito com os musicais porque misturam tudo: sapateado, ballet clássico, jazz”, diz Amanda Negrão. A ida ao estrangeiro é vista pelas candidatas como uma necessidade para ampliar as oportunidades de trabalho dentro e fora do país.
Outras habilidades
Além da Dança, os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Música também exigem provas de habilidades específicas, que foram realizadas entre os dias 19 e 22, exceto para os cursos de Música, que aconteceram em agosto do ano passado. A Unicamp divulga os aprovados para as 3.320 vagas em 70 cursos de seu Vestibular 2015 no dia 2 de fevereiro.
Fonte: UNICAMP. Acesso em
http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2015/01/22/aptidao-em-danca-busca-referencias-brasileiras
MESTRADO: Profissional - Internacional.
Instituto Internacional de Educação e Formação Acadêmica
Tel: (21) 4141 0504 / 4042 5545 (8h-19h). E-mail: Contato@instituto-internacional.org -
http://www.instituto-internacional.org/index.html#
Canada International Conference on Education (CICE-2015)
Toronto, no Canadá,de 22 a 25 de junho de 2015.
Prazo para envio de propostas de workshops e pôsteres: 15 de fevereiro de 2015.
As inscrições são aceitas em Inglês e Francês.
Fonte: Copyright © CICE .
Saiba mais: http://www.ciceducation.org/
Instituto de Pesquisas e Administração da Educação: Jornal da Educação.
ISSN 0104-9895 - ano 20 - nº 4928.
ProUni tem recorde de inscrições:
O Ministério da Educação divulgou dados preliminares da primeira edição de 2015 do Programa Universidade para Todos (ProUni). Foram registradas mais de 1,3 milhão de inscritos até as 17h desta quinta-feira, 29, último dia de inscrição. O balanço parcial supera o total de 1.259.285 inscritos da primeira edição do ano passado. A orientação do Ministério da Educação é de que os estudantes que ainda pretendem se inscrever o façam o mais rápido possível.
Nesta edição, são ofertadas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. Os candidatos podem concorrer a bolsas em 30.549 cursos, em 1.117 instituições de ensino superior privadas.
O ProUni oferece a estudantes de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Guias práticos dirigidos a profissionais de educação auxiliam escolas de educação básica e superior em seu desenvolvimento institucional:
Objetivando auxiliar os dirigentes, pessoal técnico administrativo e educadores de escolas de educação básica e superior o Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (IPAE) criou diversos Guias Práticos que servem como referência especialmente nos processos de gestão. Atualmente são 15 publicações, disponibilizadas em versões impressa, CD ou eletrônica (acesso virtual). Acesse http://www.ipae.com.br/md/4.01.htm para ver a lista completa e outras informações.
Semesg representa entidades mantenedoras de escolas particulares de Goiás:
Fundado em 19 de maio de 2006, em Goiânia, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás (SEMESG) é representante da categoria das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Particulares de Educação Superior, com abrangência estadual e base territorial no Estado de Goiás.
Entre as atividades exercidas pelo SEMESG, estão a postulação pelos direitos e interesses das entidades mantenedoras associadas, a colaboração com os poderes públicos, como órgão técnico e consultivo, no estudo e solução dos problemas que se relacionem com a categoria educacional que representa, a conciliação de divergências e conflitos entre os associados, bem como promoção da solidariedade e a união entre eles e em conjunto com sindicatos da categoria realizar as convenções, acordos e dissídios coletivos de trabalho.
A instituição visa também proporcionar, direta ou indiretamente, assessoramento pedagógico, administrativo, técnico e jurídico às instituições sócias, organizar e promover congressos, seminários, painéis, fóruns de debates, pesquisas e cursos de especialização e aperfeiçoamento, nas áreas jurídicas, administrativa, técnica e pedagógica para as instituições associadas e não associadas de ensino superior em Goiás. Acesse: www.semesg.org.br para saber mais sobre o Semesg.
EXPEDIENTE:
Publicação diária do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAE ).
Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
Editora do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves.
Edição e Administração.
Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação -
Av. Rio Branco, 156 - Conjunto 1.926 - CEP 20040-901 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil.
FICHA CATALOGRÁFICA:
Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas e Administração da Educação – CDU 37.011.001.4. Contato: ipae@ipae.com.br - Acesso às edições anteriores do Jornal da Educação em http://www.ipae.com.br/portal/br/edicoes-anteriores -
Site
http://www.ipae.com.br/
III Curso de Clínica Psiquiátrica 2015.
Objetivos do curso.
Familiarizar o aluno:
- Às técnicas de entrevista e diagnóstico em psiquiatria ao longo do ciclo da vida: infância, adolescência, fase adulta e terceira idade;
- Ao tratamento de síndromes e sintomas psicopatológicos mais comuns ao longo da vida;
- Aos modelos de intervenção psicossociais e psicofarmacológicos baseados em evidência;
- E aos novos modelos de tratamento e novos paradigmas com potencial para revolucionar a terapêutica psiquiátrica.
Módulos para discussão de casos clinicos:
Transmissão simultânea dos módulos presenciais.
Chat ao vivo com os professores.
Videos das aulas podem ser acessadas a qualquer momento.
Módulo 1 - Presencial ou Transmissão/Online:
Formulação biopsicossocial: integração dos diferentes referenciais de avaliação na prática clínica.
Módulo 2 - Online:
Transtornos do neurodesenvolvimento ao longo da vida.
Módulo 3 - Online:
Diagnóstico e tratamento dos transtornos do humor ao longo do desenvolvimento e novas intervenções.
Módulo 4 - Presencial ou Transmissão/Online:
Transtornos de ansiedade e obssessivo-compulsivo ao longo do desenvolvimento.
Módulo 5 - Online:
Formação biopsicossiocial de casos clínicos.
Módulo 6 - Online:
Interface da psiquiatria com outras áreas da medicina.
Módulo 7 - Online:
Transtornos relacionados ao uso de substâncias e transtornos do impulso ao longo do desenvolvimento.
Módulo 8 - Online:
Transtornos de conduta e personalidade, transtornos factícios e somatoforme.
Módulo 9 - Presencial ou Transmissão/Online:
Formulação biopsicossocial de casos clínicos.
Central de atendimento: manole.zendesk.com Tel.:
(11) 4196-6006.
Mais informações e programação completa em:
manoleeducacao.com.br/clinicapsiquiatrica - www.manoleeducacao.com.br
Mesa do Editor: DIA LIVRE acontecerá em 11 de fevereiro!
VOCÊ QUE NÃO É ASSINANTE NO PORTAL! No dia 11 de fevereiro, as editoras e agentes literários de seu país poderão ver suas obras, como se você fosse assinante!
Você não precisa esperar, e pode preparar seus textos no site desde já.
Cadastre-se na MESA DO EDITOR. Já somos 14 mil editoras - de muitos países - cadastradas no portal, e já viabilizamos a publicação de muitas centenas de obras.
MESA DO EDITOR!
Onde Autor e Editora se encontram. Acesso em
www.mesadoeditor.com
sexta-feira, 30 de janeiro de 2015
Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro: Abertura do Ano Acadêmico 2015.
Local: Auditório do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro.
Rua Dom Gerardo, 68 - 3º andar - Centro - Rio de Janeiro.
www.faculdadesaobento.org.br
Observatório de Favelas: Diálogos ESPOCC com Thammy Luciano.
A convidada do próximo Diálogos ESPOCC é a atriz, jornalista e escritora Tammy Luciano. Ela é autora de seis livros: “Fernanda Vogel – na passarela da vida”, “Novela de Poemas”, “Sou Toda Errada”, “Garota Replay”, “Claro que te amo” (um dos livros mais vendidos na Bienal de 2013) e “Sonhei que Amava Você” (lançamento). Foi colunista em importantes veículos de comunicação, fez curso de roteiro em Washington, D. C., trabalhou na Idea Television, além de ter realizado várias participações em peças e novelas, como Uga-Uga, Laços de Família, Senhora do Destino, Caminhos do Coração, e episódios do Linha Direta e A Grande Família.
No ano de 2011, Tammy participou do Programa do Jô e em outubro do mesmo ano, fez o filme “A Rua Daqueles Homens”, com roteiro produzido pela escritora e selecionado para o Cine Cufa, com exibição no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).
O nosso encontro será no próximo dia dois de fevereiro, segunda, às 18h.
As inscrições acontecem pelo link: http://goo.gl/forms/86IqH9g67c
S
Avaliação Neuropsicológica Infantil
Cursos:
- Cursos Presenciais
- Cursos Virtuais
- Preparatórios para Concursos
- Videoaulas.
Objetivo:
Apresentar o processo de Avaliação Neuropsicológica na infância e adolescência, desde o contato inicial com família, entrevista e anamnese à elaboração e devolutiva do relatório final.
Abordar os instrumentos que permitem a realização do exame, bem como suas respectivas formas de aplicação, análise e interpretação dos resultados.
Discutir o raciocínio clinico neuropsicológico nos casos de crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem e nos principais transtornos do neurodesenvolvimento e neuropsiquiátricos.
Unidades de Estudo:
-Funções cognitivas
-Entrevista Inicial e anamnese;
-Técnicas de aplicação, correção, análise e interpretação dos instrumentos utilizados;
-Estrutura, elaboração e devolutiva de relatório de Avaliação Neuropsicológica Infantil.
-Raciocínio clínico neuropsicológico nos casos de dificuldade de aprendizagem e nos principais transtornos do neurodesenvolvimento e neuropsiquiátricos.
TESTES PSICOLÓGICOS e NEUROPSICOLÓGICOS:
- Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – WISC-IV
- Matrizes Progressivas de Raven_ escala especial e escala geral
- Teste de Aprendizagem Auditivo Verbal de Rey – RAVLT
- Figura Complexa de Rey
- Fluência Verbal Semântica e Fonológica
- Torre de Londres
- Stroop Test Victoria
- Teste de Trilhas – TMT
- Teste de Classificação de Cartas de Wisconsin
- Teste de atenção por cancelamento (TAC)
- Teste d2 de Atenção Concentrada
- Token Test
- Teste de Desempenho Escolar – TDE
- Provas de avaliação do processo de leitura (PROLEC)
- Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve – NEUPSILIN.
ESCALAS COMPORTAMENTAIS:
- Escala MTA-SNAP-IV
-Escala de Transtorno de déficit de atenção /hiperatividade_ versão para professores
- Escalas Beck.
TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO E NEUROPSIQUIÁTRICOS:
-Deficiência intelectual
-Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
-Transtorno de Ansiedade
-Transtorno Depressivo
-Dificuldade de aprendizagem.
Ciclo CEAP - Centro de Estudos Avançados de Psicologia.
Av. Contorno, 4852 - 9º Andar - Funcionários - Belo Horizonte / MG - 30110-032.
E-mail: ciclo@cicloceap.com.br - Tel.: (31)3221.9071.
www.cicloceap.com.br
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
II Simpósio de Alimentos e Nutrição - UniRio.
O Simpósio de Alimentos e Nutrição (SIAN) é um evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). O principal objetivo do SIAN é promover um debate científico, proporcionando a troca de conhecimentos das áreas afins à Ciência dos Alimentos, com o foco direcionado aos temas Alimentos e Nutrição. Nesta 2ª edição, o SIAN proporcionará um evento para 200 pessoas e será realizado no Auditório Vera Janacopolus da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, localizado na Av. Pasteur 296 - Campus Reitoria - Prédio da Nutrição nos dia 29 e 30 de Junho de 2015.
O tema do SIAN versa sobre Inovações Tecnológicas na Ciência dos Alimentos, com isto estão propostos debates envolvendo os temas Biofortificação e biodisponibilidade em alimentos; Proteômica e metabolômica em alimentos; Tecnologia e funcionalidade de compostos bioativos de alimentos; Biotecnologia e engenharia genética em alimentos. O evento contará com a participação de pesquisadores renomados na área, e dará oportunidade aos estudantes e profissionais das diversas áreas afins à Ciência dos Alimentos uma atualização em conceitos científicos permitindo um aprimoramento em suas atividades profissionais.
INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS:
A – É PERMITIDO APENAS A SUBMISSÃO DE 1 TRABALHO POR INSCRIÇÃO.
B – OS RESUMOS DEVERÃO APRESENTAR OS SEGUINTES TÓPICOS: TÍTULO, AUTORES, INSTITUIÇÃO A QUE CADA AUTOR ESTÁ VINCULADO E E-MAIL DO AUTOR APRESENTADOR. O RESUMO DEVE SER ESTRUTURADO COM O TEXTO DESCRITIVO DO TRABALHO O QUAL INCLUI: INTRODUÇÃO, OBJETIVO, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS, CONCLUSÃO e PALAVRAS-CHAVE (MÁXIMO 3).
C – OS RESUMOS PODEM SER APRESENTADOS EM PORTUGUÊS OU INGLÊS.
D – NÃO DEVEM OCUPAR MAIS DE 1 PÁGINA.
E – O TEXTO DEVE ESTAR JUSTIFICADO COM FONTE TIME NEW ROMAN, TAMANHO 11, ESPAÇO ENTRE LINHAS 1,5 E MARGENS 2,5cm. O TÍTULO DEVE ESTAR EM LETRA MAIÚSCULA E CENTRALIZADO, FONTE TIME NEW ROMAN, TAMANHO 12 E EM NEGRITO. OS NOMES DOS AUTORES (COMPLETO) DEVEM ESTAR CENTRALIZADOS, SEPARADOS POR PONTO E VÍRGULA, FONTE TIME NEW ROMAN, TAMANHO 11 E EM NEGRITO. O NOME DO AUTOR APRESENTADOR DEVE ESTAR SUBLINHADO E O EMAIL DO MESMO DEVE SER INFORMADO. A AFILIAÇÃO PROFISSIONAL DE CADA AUTOR DEVE ESTAR ESPECIFICADA AVAIXO DOS SEUS NOMES, FONTE TIME NEW ROMAN, TAMANHO 10. (MODELO ABAIXO).
F – O ARQUIVO A SER SUBMETIDO DEVE ESTAR NO FORMATO PDF.
G – TRABALHOS QUE NÃO ESTIVEREM NA NORMA NÃO SERÃO AVALIADOS
H – A SUBMISSÃO DE ARTIGO SOMENTE SERÁ POSSÍVEL APÓS A EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO, COM ENVIO DE COMPROVANTE DE PAGAMENTO E DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA PARA ESTUDANTES PARA (ppgan@unirio.br).
I – NA SUBMISSÃO DO TRABALHO O AUTOR DEVE INDICAR A ÁREA TEMÁTICA.
ÁREAS TEMÁTICAS PARA TRABALHOS CIENTÍFICOS:
Ciência dos Alimentos (Sessão 1).
Química e Bioquímica dos Alimentos (Sessão 2).
Alimentos Funcionais (Sessão 3).
Biotecnologia (Sessão 4).
OBSERVAÇÃO:
J – SERÃO SELECIONADOS 4 TRABALHOS DE CADA ÁREA PARA APRESENTAÇÃO ORAL QUE ESTARÃO CONCORRENDO A PREMIAÇÃO.
K – OS TRABALHOS NÃO SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO ORAL SERÃO APRESENTADOS NA FORMA DE POSTER.
L – SERÃO ACEITAS SUBMISSÕES ATÉ A DATA DE 10/03/2015 EM ACORDO COM DISPONIBILIDADE DE VAGAS PARA PARTICIPAÇÃO DO EVENTO (200).
Regras para preparação de pôster:
O pôster deverá ser preparado de forma clara e estética, no formato de 0,8 m de largura x 1,0 m de altura;
O idioma do pôster deverá ser o mesmo que foi utilizado no arquivo resumo enviado para avaliação;
O pôster deverá apresentar o logo do evento, disponibilizado no arquivo em anexo.
Regras para preparação das apresentações orais:
Cada apresentação oral terá duração de 25 minutos, sendo 15 minutos para exposição e 10 minutos destinados a discussão.
Estarão disponíveis para apresentação computador e data-show.
As apresentações deverão ser confeccionadas no formato Power Point e PDF e enviadas até o dia 22/06/2015 para o e-mail (ppgan@unirio.br).
Comitê científico:
Prof Dr Alexandre Guedes Torres - UFRJ.
Prof Dra Ana Elizabeth Cavalcante Fai B. de Gusmão - PPGAN.
Prof. Dr. Anderson Junger Teodoro - UNIRIO/PPGAN.
Prof. Dr. Carlos Alberto Bastos de Maria - UNIRIO/PPGAN.
Profa Dra Claudia Cardoso Netto – UNIRIO/PPGAN.
Profa Dra Édira Castello B Andrade Gonçalves - UNIRIO/PPGAN.
Profa Dra Ellen Mayra da Silva Menezes - UNIRIO/PPGAN.
Prof. Dr. Felipe Leite de Oliveira – UFRJ/PPGAN.
Prof. Ms. Flavio de Souza Neves Cardoso – FF/UFRJ.
Prof. Dr. L. C. Cameron – UNIRIO/PPGAN.
Profa Dra - Lucia Maria Jaeger de Carvalho – FF/UFRJ.
Profa Dra – Luciana Cardoso Nogueira - IFRJ.
Profa Dra Mariana Simões Larraz Ferreira – UNIRIO/PPGAN.
Profa Dra María Del Pilar Buera - UBA/Argentina.
Profa Dra María Florencia Mazzobre - UBA/Argentina.
Profa Dra Maria Inês Sucupira Maciel - UFRPE.
Profa Dra Maria Gabriela Bello Koblitz – UNIRIO/PPGAN.
Profa Dra Márcia Barreto da Silva Feijó – UFF/PPGAN.
Profa Dra Milena Martelli Tosi - USP.
Prof. Dr. Otniel Freitas Silva – EMBRAPA / PPGAN.
Prof. Dr. Paulo Sérgio Marcellini – UNIRIO/PPGAN.
Prof Dr Ricardo Felipe Alves Moreira – UNIRIO/PPGAN.
Prof. Dra. Vanessa de Souza Mello - UERJ.
Prof. Dr. Victor Augustus Marin – UNIRIO/PPGAN.
Fonte: UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Av. Pasteur, 296 - Urca - Cep 22290-240.
Acesso em http://www.unirio.br/sianppgan2015
Capacitação de Professores 2015: Secretaria de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.
Considerando a relevância da formação continuada em serviço para constituição de oportunidades para o desenvolvimento individual e profissional de cada docente; e Considerando a necessidade de refletir sobre o Currículo, as Práticas Docentes e a Formação Humana para a melhoria dos processos de Ensino e de aprendizagem;A Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire informa que realizará a Semana de Capacitação 2015, no período de 3 a 6 de fevereiro, em parceria com a E/SUBE/Coordenadoria de Educação e as Coordenadorias Regionais de Educação. As ações de formação acontecerão em diferentes níveis: nas escolas, em polos descentralizados nas Coordenadorias Regionais de Educação e no polo Central.
O Diretor, o Diretor Adjunto ou o Coordenador Pedagógico realizará a inscrição de seus professores em links, disponibilizados no e-mail das escolas. Será necessário informar a CRE de origem, nome e designação da escola, nome e matrícula do responsável pelo preenchimento, bem como os dados do professor indicado a participar da ação, observando sempre os dias e horários disponíveis.
A equipe da Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas pelo e-mail epfsme@rioeduca.net ou pelos telefones 2253-4387 / 2213-3038.
Origem: Equipe E/EPF.
Fonte: Gerência de Educação da 6ªCRE -
Blog: http://creged06.blogspot.com/
PSICOSSOMÁTICA PSICANALÍTICA: Especialização.
Objetivos:
Promover a formação do clínico para compreender e tratar as manifestações contemporâneas do sofrimento, mais desorganizadas e complexas que as da psicopatologia clássica, nas quais o corpo se faz cada vez mais presente.
A psicossomática psicanalítica evidencia as relações de continuidade entre manifestações psíquicas e somáticas, normais e patológicas. Ela permite a ampliação do trabalho psicoterapêutico, da atividade médica e da de outros profissionais da saúde, revelando a importância da relação com o paciente, de sua história e de sua situação de vida, para além dos sintomas. A importância da prática interdisciplinar é ressaltada e vivida durante a própria formação pela participação de profissionais diferentes áreas da saúde como alunos e como professores.
Em seus 22 anos de atividade o curso foi gradualmente se transformando, refletindo o amadurecimento de sua experiência teórica, clínica e pedagógica. Em 2012, uma profunda reformulação da grade horária e dos conteúdos das disciplinas foi implementada.
Corpo docente:
Aline E. Camargo, Ana Luisa Cordeiro, Ana Maria Soares, Ângela F. de Camargo Penteado, Cristiane C. Abud, Éline Batistella, José Atílio Bombana, Helly Aguida, Lilian Carbone, Maria Elisa P. Labaki, Maria Luiza A. Moura Ghirardi, Mirian Rejani, Rubens M. Volich, Sonia Maria R. Neves, Wagner Ranña. Professores colaboradores: Decio Gurfinkel, Flávio C. Ferraz, Maria Helena Fernandes.
Conteúdo Programático:
Fenômeno psicossomático: saúde, adoecimento, somatização, comportamento e psicopatologia.
Psicossomática e a constituição do sujeito: a criança e o adolescente, psicopatologia do bebê, distúrbios funcionais, terapias conjuntas.
Adoecer e cuidar nas instituições e na cultura.
Fundamentos freudianos da psicossomática.
Psicopatologia freudiana.
Aspectos médicos do fenômeno psicossomático.
Técnica clínica em psicanálise e em psicossomática.
Transtornos alimentares, distúrbios do sono, pânico, toxicomanias, doenças autoimunes, câncer, psicoses, perspectivas teóricas: P. Marty, L. Kreisler, Joyce McDougall, Ch. Dejours, R. Debray, D.W.Winnicott e outros.
Supervisão de casos clínicos.
Destinado a:
Médicos, psicólogos e profissionais da área de saúde. É recomendável que o aluno esteja realizando sua análise pessoal ou psicoterapia.
Duração:
3 anos. Carga horária total do curso: 512 horas. Carga horária semanal: 4 1/2 horas (é aconselhável considerar ainda pelo menos 2 horas semanais de leituras e estudo pessoal).
Horário:
quartas-feiras das 17h15 às 22h15.
Nº vagas: 25 (vinte e cinco).
Inscrição até: 04 de fevereiro de 2015.
Processo seletivo: Entrevista individual do candidato que na ocasião deverá levar: 1. Uma cópia do curriculum vitae, 2. Uma foto 3x4. Texto breve relatando sua motivação para o curso. O agendamento da entrevista será feito pela secretaria no ato da inscrição.
Publicação dos resultados: 13 de fevereiro de 2015, às 14h00.
Início do ano letivo: 04 de março de 2015, às 17h15.
Inscrição: 90,00 (noventa reais).
Documentos necessários e outras informações para inscrição em http://sedes.org.br/site/cursos/especializacao-e-aperfeicoamento/148
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - VIII Seminário Internacional.
DESDE LOGO é preciso demarcar nosso entendimento sobre o que são movimentos sociais.
Nós os encaramos como ações sociais coletivas de caráter sócio-político e cultural que viabilizam formas distintas de a população se organizar e expressar suas demandas (CF. GOHN, 2008).
Na ação concreta, essas formas adotam diferentes estratégias que variam da simples denúncia, passando pela pressão direta (mobilizações, marchas, concentrações, passeatas, distúrbios à ordem constituída, atos de desobediência civil, negociações, etc.) até pressões indiretas.
Na atualidade, os principais movimentos sociais atuam por meio de redes sociais, locais, regionais, nacionais e internacionais ou transnacionais, e utilizam-se muito dos novos meios de comunicação e informação como a internet. Por isso exercitam o que Habermas denominou de o agir comunicativo. A criação e o desenvolvimento de novos saberes, na atualidade, são também produtos dessa
comunicabilidade (GOHN, 2011, P. 335-336).
Organização: UERJ, EDU, PROPED, ANPED. Apoio: CAPES, FAPERJ, CNPQ.
Período:
De 08 a 11 de junho de 2015.
Início das inscrições:
12 de janeiro de 2015.
Envio de trabalhos:
Até 13 de abril de 2015.
Apreciação pelo Comitê Científico:
Até 04 de maio de 2015.
Divulgação dos aprovados:
Até 11 de maio de 2015.
Recursos:
De 12 a 13 de maio de 2015.
Resultado dos recursos:
Até 18 de maio de 2015.
Divulgação da programação das comunicações aprovadas:
Até 29 de maio de 2015.
TAXAS DE INSCRIÇÃO>>
Estudante de Graduação
e de Pós-Graduação:
Até 28/02/2015: R$ 55,00.
Até 16/04/2015: R$ 70,00.
Até 05/06/2015: R$ 90,00.
Professor(a) de Educação Básica:
Até 28/02/2015: R$ 75,00.
Até 16/04/2015: R$ 95,00.
Até 05/06/2015: R$ 115,00.
Pesquisador(a) e Professor(a)
de Educação Superior:
Até 28/02/2015: R$ 115,00.
Até 16/04/2015: R$ 145,00.
Até 05/06/2015: R$ 175,00.
CONVIDADOS CONFIRMADOS:
Alejandro Alvarez [UPN/Colômbia].
Alicia de Alba [UNAM/México].
António Quintas [UAB/Portugal].
Bruno Baronnet [Un. Vera Cruz/México].
Bruno Sena Martins [CES-Coimbra/Portugal].
Carlos Skliar [FLACSO].
Cornelia Giebeler (Un. Bielefeld/Alemanha].
Gustavo Fishman [Un. Arizona/EUA].
Janet Miller [Columbia University/EUA].
Jose Maria Garcia Garduño [UACM/México].
Judith Kalman [CINVESTAV/México].
Marie-Louise Martinez [Université de Rouen/França].
Thierry Ardouin [Université de Rouen/França].
Sara Corona (México).
Alessandra Shueller [UFF].
Alvaro Hypólito [UFPEl/CsF-].
Ana Maria Gonçalves [escritora].
Ana Paula Miranda [UFF].
Antônio Carlos Amorim [UNICAMP].
Bruno Deusdará [UERJ].
Carlos Eduardo Ferraço [UFES].
Cecília Collares [UNICAMP]
Eduardo Simonini [UFV].
Elizeu Clementino [UNEB].
Georgina Martins [UFRJ/Mães pela igualdade].
Janete Magalhães Carvalho [UFES].
Jarbas Vieira [UFPel].
Josevaldo Cunha [UFCG].
Lisete Arelaro [USP].
Luiz Antônio Cunha [UFRJ].
Maria da Glória Gohn [UNICAMP]
Marcia Pletsch [UFRRJ].
Maria Aparecida Moysés [UNICAMP].
Nelson Pretto [UFBA].
Roberto Macedo [UFBA].
Rosângela Araújo [UFBA].
Virgínia Gualberto [UFPB].
EIXO CENTRAL:
MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO.
EIXOS:
REDES EDUCATIVAS, COTIDIANOS E PRÁTICAS CULTURAIS E OS MOVIMENTOS SOCIAIS -
Coordenadora: Conceição Soares.
CURRÍCULO, POLÍTICA E CULTURA: TRANSFORMAÇÕES E OS MOVIMENTOS SOCIAIS -
Coordenadora: Raquel Goulart Barreto.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PROCESSOS EDUCACIONAIS E OS MOVIMENTOS SOCIAIS -
Coordenadora: Jane Paiva.
ESTUDOS DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS -
Coordenadora: Rita Ribes.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E INSTITUIÇÕES E OS MOVIMENTOS SOCIAIS -
Coordenadora: Sonia Rangel Câmara.
PROCESSOS FORMATIVOS, DESIGUALDADES SOCIAIS E OS MOVIMENTOS SOCIAIS -
Coordenadora: Alexandra Garcia.
CULTURA E COMUNICAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS E OS MOVIMENTOS SOCIAIS
Coordenadora: Talita Vidal Pereira.
Coordenação geral:
Inês Barbosa de Oliveira,
Mailsa Carla Pinto Passos.
Comissão organizadora
Alexandra Garcia,
Jane Paiva,
Maria da Conceição Silva Soares,
Raquel Goulart Barreto,
Rita Ribes,
Sonia Rangel Câmara,
Talita Vidal Pereira.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:
NORMAS gerais para a inscrição com apresentação de trabalho:
Os trabalhos a serem selecionados para apresentação terão a forma de COMUNICAÇÃO, e devem:
Estar incluídos em um dos eixos temáticos indicados.
Ter no máximo 3 autores.
[Atenção] cada autor poderá apresentar apenas 1 trabalho, não importando se em co-autoria ou não.
Quando houver mais de um autor:
– apenas um será o responsável pelo envio do trabalho completo e administração dos dados relativos ao trabalho na página de inscrição;
– todos deverão pagar a taxa de inscrição (valor conforme a categoria de cada autor).
– não haverá devolução de taxa em qualquer hipótese.
Apresentar qualidade de texto e de idéias.
Possuir base teórica explicitada.
Significar contribuição teórica – epistemológica ou metodológica – ou prática para um dos campos representados pelos eixos organizadores.
As COMUNICAÇÕES somente serão ACEITAS se:
Contiverem um resumo com um máximo de 1.500 caracteres com espaços e um mínimo de 4 palavras-chave.
Contiverem, excluindo o resumo, um mínimo de 20.000 caracteres e máximo 40.000 caracteres com espaços – incluindo tabelas e notas de rodapé.
O arquivo não poderá exceder o limite de 2Mb após descompactação, quando for o caso.
Formatos de arquivos aceitos para envio: doc, docx, rtf, txt. Formatos compactados (zip, rar) somente serão aceitos se resultarem, após descompactação, nos formatos primeiramente indicados.
As COMUNICAÇÕES somente serão AVALIADAS se:
O arquivo com o texto completo for enviado através do sistema de upload do site (após login e senha, na página de inscrição) até a data limite especificada na Agenda, ao lado.
[OBS.] Quando for pedido reenvio de trabalho, esta data limite poderá ser extendida, a critério da Coordenação Geral, em no máximo até a data prevista para divulgação dos aprovados.
[DICA] para que seu arquivo não exceda o limite acima, todas as imagens devem ser incorporadas ao documento base em seu tamanho original (isto é, não devem ser redimensionadas no próprio documento base), com 72dpi de resolução máxima. Convém utilizar os formatos jpg ou gif para as imagens.
Outras informações: SECRETARIA EXECUTIVA
A/C: Marina Santos Nunes de Campos,
Simone Gomes da Costa.
End.: Rua São Francisco Xavier, 524.
Grupo 12.037-F.
Rio de Janeiro/RJ. CEP.: 20550-013.
Tel: (21) 2334-0467.
Fax: (21) 2334-0120.
secretaria@seminarioredes.com -
Fonte: VIII Seminário Internacional. Acesso em http://www.seminarioredes.com.br/
4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e ao 6º Simpósio Internacional de Comunicação e Educação.
A Comissão Organizadora do CIAIQ 2015 convida a comunidade a submeter propostas ao 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e ao 6º Simpósio Internacional de Comunicação e Educação, a realizar em Aracaju (Brasil), nas instalações da Universidade Tiradentes, nos dias 5, 6 e 7 de agosto de 2015. Os autores poderão submeter propostas de apresentação de trabalhos que se enquadrem nos objetivos e nas temáticas do Congresso, nomeadamente artigos científicos originais abordando revisões do estado da arte e novas perspetivas de investigação, soluções e/ou aplicações para problemas reais, trabalhos empíricos e/ou de avaliação, entre outros.
Comissão Coordenadora:
António Pedro Costa, Ludomedia, ISLA e Universidade de Aveiro (Coordenador).
António Moreira, Universidade de Aveiro.
Emiko Yoshikawa Egry, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
Francislê Neri de Souza, Universidade de Aveiro.
Luís Paulo Reis, Universidade do Minho.
Ricardo Luengo, Universidade da Extremadura.
Ronaldo Linhares, Universidade Tiradentes.
Comissão Organizadora
Ronaldo Linhares (coordenador).
António Pedro Costa (coordenador).
Francislê Neri de Souza.
Luís Paulo Reis.
Comissão Organizadora – Saúde:
Dayse Neri de Souza, Universidade de Aveiro – Portugal.
Ellen Synthia Fernandes de Oliveira, Universidade Federal de Goiás – Brasil.
Marília Rua, Universidade de Aveiro – Portugal.
Comissão Organizadora – Educação:
Paulo Castro, Universidade Federal de Goiás – Brasil.
Sannya Rodrigues, Universidade Estadual do Maranhão – Brasil.
Sónia Pais, Instituto Politécnico de Leiria – Portugal..
Comissão Organizadora - Ciências Sociais:
Cristiane Porto, Universidade Tiradentes – Brasil.
Simone Tuzzo, Universidade Federal de Goiás – Brasil.
Comissão Organizadora – Engenharia e Tecnologia:
José Luís Carvalho, Universidade da Extremadura – Espanha.
Pedro Valente, Instituto Superior de Paços de Brandão – Portugal.
Comissão Científica do CIAIQ 2015.
Comissão Científica – Saúde:
Alberto Reis, Universidade de São Paulo – Brasil
Alcione Silva, Universidade de Aveiro – Portugal
Alia I. Pérez-Wehbe, Universidade da Laguna – Espanha
Amélia Augusto, Universidade da Beira Interior – Portugal
Ana Cristina de Souza Mandarino, Universidade Estadual de Santa Cruz – Brasil
Ana Garrett, Instituto Universitário de Lisboa – Portugal
Ana Paula Beja Horta, CEMRI da Universidade Aberta – Portugal
Ana Pichelli, Universidade Federal da Paraíba João Pessoa – Brasil
Ana Romão, Associação Portuguesa de Sociologia – Portugal
Ana Valéria M. Mendonça, Universidade de Brasília – Brasil
Anabela Pereira, Universidade de Aveiro – Portugal
Andrea Bernardes, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – Brasil
Andrea Torréns, Pontificia Universidade Católica de Chile – Chile
Anete Francisco, Faculdade de Medicina de Marília – Brasil
António Marques, Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto – Portugal
Beatriz Vicario, Universidade Pontificia de Salamanca – Espanha
Carlos Pereira, Escola Superior de Saúde de Viseu – Portugal
Carmen de la Cuesta Benjumea, Universidade de Alicante – Espanha
Carmen Juliani, Universidade Estadual Paulista – Brasil
Carolina Martinez Salgado, Universidade Autónoma Metropolitana – México
Catarina Lobão, Instituto Politécnico de Leiria – Portugal
Cesar Sabino, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Brasil
Cláudia Chaves, Escola Superior de Saúde de Viseu – Portugal
Cristina Dias, Universidade Católica de Pernambuco – Brasil
Cristina Pereira Vieira, Universidade Aberta, Centros de Investigação: CEMRI/UAb e CIEG – Portugal
Dália Costa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa – Portugal
Dalvani Marques, Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas – Brasil
David Tavares, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa – Portugal
Degmar dos Anjos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Brasil
Denise Guerreiro Vieira da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil
Dora Barrientos, Universidade de São Paulo – Brasil
Emiko Yoshikawa Egry, Universidade de São Paulo – Brasil
Emília Coutinho, Escola Superior de Saúde de Viseu – Portugal
Enio Oliveira, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Estélio Gomberg, Universidade Federal da Bahia – Brasil
Fabiane Almeida, Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein – Brasil
Fabiane Gubert, Universidade Federal do Ceará – Brasil
Fátima Landim, Universidade de Fortaleza – Brasil
Fátima Alves, CEMRI da Universidade Aberta – Portugal
Fausto Amaro, Universidade Atlântica – Portugal
Felismina Mendes, Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Évora – Portugal
Fernanda de Mesquita, Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz – Portugal
Fernando Conde, Comunicação, Imagem e Opinião Pública – Espanha
Fernando Luís Machado, CIES do Instituto Universitário de Lisboa- Portugal
Filipa Pimenta, Psychology and Health Research Unit (UIPES)/ISPA – Instituto Universitário – Portugal
Flávio Lima, Universidade Federal da Paraíba João Pessoa – Brasil
Francisco J Mercado Martinez, Universidade Guadalajara – México
Graça Carapinheiro, CIES do Instituto Universitário de Lisboa- Portugal
Haydée Moreira, Faculdade de Medicina de Marília – Brasil
Helena Serra, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa – Portugal
Helenara Fagundes, Universidade Federal de Santa Catarina – Portugal
Isabel Leal, Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Portugal
Isabel Pereira, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa – Portugal
Jaime Ribeiro, Instituto Politécnico de Leiria – Portugal
Javier Cubero, Universidade da Extremadura – Espanha
João Arriscado Nunes, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – Portugal
João Bilhim, Instituto Superior de Ciênciais Sociais e Políticas Universidade de Lisboa – Portugal
João Lobato, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa – Portugal
João Maroco, Instituto Universitário de Lisboa – Portugal
João Sedas Nunes, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa – Portugal
Jonatas Ferreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco – Brasil
José Caldas, Facudade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal
Josevânia da Silva, Universidade Estadual da Paraíba Campina Grande – Brasil
Judite Cruz, Universidade do Minho – Portugal
Juliane Burgatti, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – Brasil
Karla Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba João Pessoa – Brasil
Laura Filomena Santos de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso – Brasil
Leila Tardivo, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – Brasil
Lídia Cabral, Escola Superior de Saúde de Viseu – Portugal
Luana Cunha Ferreira, Universidade de Lisboa – Portugal
Luc Vandenberghe, Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Brasil
Luísa Barros,Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa – Portugal
Luísa Ferreira da Silva, Instituto de Ciênciais Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa – Portugal
Madalena Cunha, Escola Superior de Saúde de Viseu – Portugal
Madel T. Luz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Brasil
Maíra Rosa Apostolico, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – Brasil
Manuel Carlos Silva, Associação Portuguesa de Sociologia e CICS da Universidade do Minho – Portugal
Manuel Lopes, Universidade de Évora – Portugal
Marcelo Medeiros, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Márcio Domingues, CPES – Universidade Lusófona – Portugal
Maria Barbosa, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Maria Amélia Oliveira, Universidade de São Paulo – Brasil
Maria Antónia Rebelo Botelho, UI&DE-ESEL – Portugal
Maria de Fátima Mantovani, Universidade Federal do Paraná – Brasil
Maria del Consuelo Chapela Mendoza, Universidade Autónoma Metropolitana de Xochimilco – México
María del Mar Pastor Bravo , Universidade de Murcia – Espanha
Maria dos Anjos Dixe, Instituto Politécnico de Leiria – Portugal
Maria Elisa Chaleta, Universidade de Évora – Portugal
Maria Helena Presado, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa – Portugal
Maria Isabel Lage, Universidade do Minho – Portugal
Maria Marin, Faculdade de Medicina de Marília – Brasil
Maria Marta Nolasco Chaves, Universidade Federal do Paraná – Brasil
Maria Nunes, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Maria Sousa, Universidade de Brasília – Brasil
Maria Tyrrell, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brasil
Marilia Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos – Brasil
Marta Bustillo, Universidade de Porto Rico – Porto Rico
Marta Lima Basto, UI&DE-ESEL – Portugal
Marta Maia, Instituto Universitário de Lisboa – Portugal
Martha Gaviria, Universidade de Antioquia – Colômbia
Mauro Serapioni, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – Portugal
Mirna Albuquerque, Universidade de Fortaleza – Brasil
Modesto Neto, Universidade Federal do Ceará – Brasil
Nádia Narchi, Universidade de São Paulo – Brasil
Nilce Maria da Silva Campos Costa, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Noémia Mendes Lopes, Egas Moniz, Instituto Superior de Ciências da Saúde – Portugal
Odete Araújo, Universidade do Minho – Portugal
Odilon Filho, Faculdade de Medicina de Marília – Brasil
Olga Rodrigo Pedrosa, Campus Docent Sant Joan de Déu – Espanha
Oriol Romani, Universidade Rovira I Virgili- Espanha
Óscar Ferreira, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa – Portugal
Paula Joana, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal
Paula Miura, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – Brasil
Paula Nelas, Escola Superior de Saúde de Viseu – Portugal
Pedro Cravo, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Renata Evangelista, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Rodrigo Serra, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brasil
Rosa Godoy, Universidade de São Paulo – Brasil
Roselma Lucchese, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Roseney Bellato, Universidade Federal de Mato Grosso – Brasil
Roser Pérez Giménez, Universidade Autónoma de Barcelona – Espanha
Rui Gonçalves, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra – Portugal
Rui Paixão, Universidade de Coimbra – Portugal
Sandra Brunini, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Sayuri Tanaka Maeda, Universidade de São Paulo – Brasil
Sílvia Portugal, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – Portugal
Sílvia Tonhom, Faculdade de Medicina de Marília – Brasil
Sónia Dias, Universidade Nova de Lisboa – Portugal
Sonia Maruyama, Universidade Federal de Mato Grosso – Brasil
Soraya Vargas Côrtes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil
Suely Ciosak, Universidade de São Paulo – Brasil
Tania Rehem, Universidade de Brasília – Brasil
Vanessa Vila, Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Brasil
Vera Nogueira, Universidade Católica de Pelotas – Brasil
Vitória Mourão, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa- Portugal
Vitória Parreira, Escola Superior de Enfermagem do Porto – Portugal
Walterlânia Santos, Universidade de Brasília – Brasil
Wenceslao Peñate Castro, Universidade da Laguna – Espanha
Zélia Anastácio, Universidade do Minho – Portugal
Zélia Teixeira, Universidade Fernando Pessoa – Portugal
Comissão Científica – Educação:
Abílio Amiguinho, Instituto Politécnico de Portalegre – Portugal
Ada Bezerra, Universidade Tiradentes – Brasil
Adailton Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso – Brasil
Adriana Sadoyama, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Alex Oliveira, Instituto Federal do Espírito Santo – Brasil
Amarildo Gonzaga, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas – Brasil
Ana Antunes, Universidade da Madeira – Portugal
Ana Aragão, Universidade Estadual de Campinas – Brasil
Ana B. Sánchez García, Universidade de Salamanca – Espanha
Ana Caballero Carrasco, Universidade de Extremadura – Espanha
Ana Figueiredo Antunes, Universidade de Extremadura – Espanha
Ana Macedo, Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho – Portugal
Ana Márcia, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Ana Rodrigues, Universidade de Aveiro – Portugal
Ana Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Brasil
Andrea Francisco, Universidade Jaume I – Espanha
Andrea Lapa, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil
Anna Cecília, Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns – Brasil
António Bento, Universidade da Madeira – Portugal
António Borralho, Universidade de Évora – Portugal
António Moreira, Universidade de Aveiro – Portugal
António Teodoro, Universidade Lusófona e Universidade Nove de Julho – Portugal
Ari Lazzarotti Filho, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Aurora Cerveró, Universidade Complutense de Madrid – Espanha
Beatriz Manzano García Universidade de Granada – Espanha
Carla Gonçalves, Universidade Federal de Goiás – Portugal
Cecília Guerra, Universidade de Aveiro – Portugal
Celia Elizabete Caregnato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil
Clara Alvarado Zamorano, Universidade Nacional Autónoma do México – México
Clara Coutinho, Universidade do Minho – Portugal
Cláudia Landim Negreiros, Universidade do Estado de Mato Grosso – Brasil
Cristina Gaspar de Oliveira, Universidade de Aveiro – Portugal
Daniela Abreu, Universidade de São Paulo – Brasil
Deise Juliana Francisco, Universidade Federal de Alagoas – Brasil
Diogo Casanova, Universidade de Kingston – Reino Unido
Dulce Ferreira, Universidade de Aveiro – Portugal
Edémea Santos, Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Brasil
Edinéia Galvanin, Universidade do Estado de Mato Grosso – Brasil
Edinéia Tavares Lopes, Universidade Federal de Sergipe – Brasil
Emilio Costillo Borrego, Universidade de Extremadura – Espanha
Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos – Brasil
Ernesto Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco – Portugal
Fernanda Nogueira, Universidade de Coimbra – Portugal
Fernando Albuquerque Costa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa – Portugal
Filomena Moita, Universidade Federal de Paraíba – Brasil
Flomar Ambrosina Oliveira Chagas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Brasil
Florentina Cañada, Universidade de Extremadura – Espanha
Francisca Pastor, Universidade de Múrcia – Espanha
Giovana Tavares, Unievangélica – Brasil
Guadalupe Fuentes, Universidade de Granada – Espanha
Guilherme Prado, Universidade Estadual de Campinas – Brasil
Gustavo Silva, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Henrique Gil, Instituto Politécnico de Castelo Branco – Portugal
Iria Brzezinski, Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Brasil
Isabel Alarcão, Universidade de Aveiro – Portugal
Isabel Cabrita, Universidade de Aveiro – Portugal
Isabel Calado, Universidade de Coimbra – Portugal
Isabel Fialho, Universidade de Évora – Portugal
Isabel Huet, Universidade de Kingston – Reino Unido
J. Bernardino Lopes, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Portugal
Joana Andrade, Universidade de São Paulo – Brasil
João Amado, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – Portugal
João Augusto, Universidade Estadual do Maranhão – Brasil
Josana Peixoto, Unievangélica – Brasil
José Luís Ramos, Universidade de Évora – Portugal
Juan Conchiña, Universidade de Extremadura – Espanha
Juan Luís de la Montaña, Universidade da Extremadura – Espanha
Julio César Leal, Universidade Federal da Bahia – Brasil
Katia Alexandra de Godoi , Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) – Brasil
Lia Oliveira, Universidade do Minho – Portugal
Lídia Grave-Resendes, Universidade Aberta – Portugal
Lidón Moliner, Universidade Jaume I – Espanha
Lina Niño, Universidade de Extremadura – Espanha
Lisete Mónico, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – Portugal
Luciane Viegas, Centro Universitário Metodista – Brasil
Lucimara Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina – Brasil
Luís Cardoso, Instituto Politécnico de Portalegre – Portugal
Luís M. Casas García, Universidade de Extremadura – Espanha
Luís Paulo Mercado, Universidade Federal de Alagoas – Brasil
Magali Aparecida Alves de Moraes, Faculdade de Medicina de Marília – Brasil
Magali Machado, Universidade Católica de Brasília – Brasil
Manuel Montanero, Universidade de Extremadura – Espanha
Manuel Tavares, Universidade Lusófona – Portugal
Manuel Vizuete Carrizosa, Universidade de Extremadura – Espanha
Marcelo Brito Carneiro Leão, Universidade Federal de Pernambuco – Brasil
Marcelo Mendonça Teixeira, Universidade Federal Rural de Pernambuco – Brasil
Márcia Pletsch, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Brasil
Márcio Andrade, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Margarida Lucas, Universidade de Portugal – Portugal
Maria Barbas, Instituto Politécnico de Santarém – Portugal
Maria Begoña Alfageme, Universidade de Murcia – Espanha
Maria do Céu Roldão, Universidade Católica Portuguesa – Portugal
Maria do Rosário Quelhas, Instituto Politécnico Castelo Branco – Portugal
Maria João Loureiro, Universidade de Aveiro – Portugal
Maria José Loureiro, Universidade de Aveiro – Portugal
Maria Kochhann, Universidade do Estado de Mato Grosso – Brasil
Maria Marly Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco – Brasil
Maria Mesquita, Instituto Politécnico Castelo Branco – Portugal
Maria Neves Gonçalves, Universidade Lusófona – Portugal
Maria Vasconcelos, Universidade Católica de Petrópolis – Brasil
Marília Cid, Universidade de Évora – Portugal
Maurivan Ramos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brasil
Mónica Vallejo Ruiz, Universidade de Murcia – Espanha
Nara Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil
Patrícia Almeida, Universidade de Aveiro – Portugal
Paulo Souto, Universidade Federal de Sergipe – Brasil
Rejane Maria Ghisolfi da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil
Ricardo Luengo, Universidade de Extremadura – Espanha
Ricardo Teixeira, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Ronald J. Chenail, Nova Southeastern University – USA
Rosana Gessinger, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brasil
Rosiléia Almeida, Universidade Federal da Bahia – Brasil
Rui Vieira, Universidade de Aveiro – Portugal
Sebastián Feu Molina, Universidade de Extremadura – Espanha
Serafim Inocêncio, Universidade Aberta – Portugal
Serigne Ababacar Cisse Ba, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Sheila Santos, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Sidnei Quezada, Instituto Federal do Espírito Santo – Brasil
Simone Lucena,Universidade Federal de Sergipe – Brasil
Sofia Veríssimo Catarreira, Universidade de Extremadura – Espanha
Soraya Santos, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Susana Emília Sá, Universidade do Minho – Portugal
Susana Kruger, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Brasil
Telma Vinha, Universidade Estadual de Campinas – Brasil
Teresa Bettencourt, Universidade de Aveiro – Portugal
Teresa Cardoso, Universidade Aberta – Portugal
Valderez Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brasil
Veralúcia Pinheiro, Universidade Estadual de Goiás – Brasil
Verônica Gitirana, Universidade Federal de Pernambuco – Brasil
Vicente Mellado Jiménez, Universidade de Extremadura – Espanha
Vito de Jesus Carioca, Instituto Politécnico de Beja – Portugal
Vitor Gonçalves, Instituto Politécnico de Bragança – Portugal
Vivianne Gonçalves, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Comissão Científica – Ciências Sociais:
Alberto Ardèvol, Vienna University – Áustria
Alisson Dias Gomes, Faculdade Santo Agostinho – Brasil
Amalia Alonso, Grupo de Investigação da Universidade de Extremadura – Espanha
Ana Serrano Tellería, Universidade da Beira Interior
António Cunha, Universidade do Minho – Portugal
António Carrizo Moreira, Universidade de Aveiro – Portugal
Bella Dicks, Cardiff University – Reino Unido
Carlos Júnior, Universidade de Brasília – Brasil
Carlos Miguel, Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia – Portugal
Carlos Silva, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Claisy Araujo, Universidade de Brasília – Brasil
Concha Mateos, Universidad Rey Juan Carlos – Espanha
Daiana Stasiak, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Daniel Hernández Rosete Martínez, Departamento de Investigaciones Educativas del CINVESTAV – México
Denise Leite, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil
Elane Taipeiro, Faculdade de Medicina de Marília – Brasil
Eliete dos Santos, Universidade Estadual de Paraíba – Brasil
Elsa Lechner, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – Portugal
Estrella Martínez-Rodrigo, Universidade de Granada – Espanha
Felipe Aliaga Sáez, Universidad Santo Tomás – Colômbia
Fermín Galindo, Universidade Santiago de Compostela – Espanha
Fernanda Afonso, Universidade Estadual Vale do Acaraú – Brasil
Francisco Javier Gómez Pérez, Universidade de Granada – Espanha
Francisco Javier Ruiz del Olmo, Universidade de Malága – Espanha
Gerson Medeiros, Universidade Estadual Paulista – Brasil
Gerson Mol, Universidade de Brasília – Brasil
Graciela Padilla-Castillo, Universidade Complutense de Madrid – Espanha
Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal da Paraíba – Brasil
Hortência Gonçalves, Universidade Tiradentes – Brasil
Isa Maria Freire, Universidade Estadual da Paraíba – Brasil
Isabel Pinho, Universidade de Aveiro – Portugal
Isidro Marín-Gutiérrez, Universidade Técnica Particular de Loja – Equador
Ivo Oliveira, Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia – Portugal
João Teixeira Lopes, Faculdade de Letras da Universidade do Porto – Portugal
Jorge Remondes, Instituto Superior de Entre Douro e Vouga – Portugal
José Alberto Carvalho dos Santos Claro, Universidade Federal de São Paulo – Brasil
José Manuel de Pablos Coello, Universidade de Laguna – Espanha
José Saragoça, Universidade de Évora – Portugal
Josivania Silva Farias, Universidade de Brasília – Brasil
Karina González, Universidade Técnica Particular da Loja – Equador
Kênia Siqueira, Universidade Estadual de Goiás – Brasil
Koldo Meso Aierdi, Universidade do País Vasco – Espanha
Krzysztof Konecki, Universidade de Lodz – Polónia
Lourdes Sánchez Martín, Universidade de Granada – Espanha
Luciana Carvalho Bezerra de Menezes, Instituto de Pesca – Brasil
Mar Iglesias, Universidade de Alicante – Espanha
Marcel Pedroso, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro – Brasil
Marco Lamas, Escola de Estudos Industriais e de Gestão, Instituto Politécnico do Porto – Portugal
Marco Painho, ISEGI- Universidade Nova de Lisboa – Portugal
Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Brasil
Maria José Brites, Universidade Lusófona do Porto – Portugal
Maria Patriarca, Universidade Federal de Goiás – Brasil
María Sánchez, Universidade de Malaga – Espanha
Marilia Morosini,Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brasil
Martín Oller Alonso, Universidade das Américas – Equador
Miguel Túñez López,Universidade de Santiago de Compostela – Espanha
Miguel Vicente Mariño – Universidade de Valladolid – Espanha
Nekane Parejo, Universidade de Malága – Espanha
Nívea Rohling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Brasil
Norman K. Denzin, Universidade de Illinois – USA
Oscar Basulto Gallegos, GCEIS – Grupo Compostela de Estudos sobre Imaginários Sociais – Espanha
Palmira Chavero Ramírez, IAEN – Instituto de Altos Estudios Nacionales – Equador
Paloma Contreras Pulido, Universidade de Huelva – Espanha
Paula Campos, Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia – Portugal
Paula Maria Gênova de Castro Campanha, Inst. Pesca/Sec. Agricultura do Estado de SP – IP/SAA-SP – Brasil
Paula Peres, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto – Portugal
Paulino Silva, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto – Portugal
Pedro Borges, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Pilar Tarancón, Universidade de Castilla La Mancha – Espanha
Ramón Reig, Universidade de Sevilha – Espanha
Renata Maria Abrantes Baracho, Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil
Ronaldo Linhares, Universidade Tiradentes – Brasil
Rubén Dittus Benavente, Universidade Católica da Santíssima Conceição – Chile
Sandra Roveda , Universidade Estadual Paulista – Brasil
Sandra Saúde, Instituto Politécnico de Beja – Portugal
Sandrina Teixeira, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto – Portugal
Sandro Dutra, Universidade Estadual de Goiás/UniEVANGELICA – Brasil
Selma Serpa, Tribunal de Contas da União Brasília – Brasil
Silvia Domenico, Universidade Presbiteriana Mackenzie – Brasil
Silvio Sánchez Gamboa, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP – Brasil
Vagner Rosalem, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Viviane Resende , Universidade de Brasília – Brasil
Yanet Acosta Meneses, Universidade Complutense de Madrid – Espanha
Comissão Científica – Engenharia e Tecnologia:
Álvaro Rocha, Universidade de Coimbra – Portugal
Ana Paula Pinto, Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia – Portugal
Anabela Alves, Universidade do Minho – Portugal
António Godinho, Instituto Politécnico de Gestão e Tecnología – Portugal
Brígida Mónica Faria, Escola de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico do Porto – Portugal
Carlos Vaz de Carvalho, Instituto de Engenharia do Porto – Portugal
Celina P. Leão, Universidade do Minho – Portugal
César Cisneros Puebla, Universidade Autónoma Metropolitana – México
Clarimar José Coelho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Brasil
David Lamas, Universidade de Tallinn – Estónia
Filipa Dionísio Vieira, Universidade do Minho – Portugal
Isabel Araújo, Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Portugal
Jose Arnaldo F Roveda, Universidade Estadual Paulista – Brasil
José Carlos Metrôlho, Instituto Politécnico de Castelo Branco – Portugal
José Paulo Cravino, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Portugal
Juan Arias Masa, Universidade de Extremadura – Espanha
Luiz Roberto Mayr, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Brasil
María Sánchez Gómez, Universidade de Salamanca – Espanha
Martín Llamas Nistal, Universidade de Vigo – Espanha
Martinho Oliveira, Universidade de Aveiro – Portugal
Paulo Coelho Oliveira, Instituto Superior de Engenharia do Porto – Portugal
Pedro Miguel Moreira, Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Portugal
Peri Loucopoulos, The University of Manchester – Reino Unido
Rosa Vasconcelos, Universidade do Minho – Portugal
Vilson Martins Filho, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil
Walquíria Lins, Universidade Federal Rural de Pernambuco – Brasil
Comité Científico de SIMEDUC:
Alberto da Silva, Universidade PARIS IV/Sorbone – França
Alexandra Okada, Open University – Inglaterra
Andrea Karla, Universidade Tiradentes – Brasil
Andrea Versutti, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Aurora Cuevas, Complutense de Madrid – Espanha
Cristiane Porto, Universidade Tiradentes – Brasil
Denis Renó, Universidade Estadual Paulista – Brasil
Dinamara Feldens, Universidade Tiradentes – Brasil
Edmeia Santos, Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Brasil
Edvaldo Souto, Universidade Federal da Bahia – Brasil
Elmira Semeão, Universidade de Brasília – Brasil
Fernando Ramos, Universidade de Aveiro – Portugal
Giovana Scareli, Universidade Federal de São João del-Rei – Brasil
Luis Paulo Mercado, Universidade Federal de Alagoas – Brasil
Marco Silva, Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Brasil
Maria Helena Silveira Bonilla, Universidade Federal da Bahia – Brasil
Maria João Gomes, Universidade do Minho – Portugal
Maria João Loureiro, Universidade de Aveiro – Portugal
Maria José Loureiro, Universidade de Aveiro – Portugal
Marlizete Maldonato, Universidade Tiradentes – Brasil
Neide Sobral, Universidade Federal de Sergipe – Brasil
Nelson Pretto, Universidade Federal da Bahia – Brasil
Patricia Horta, Universidade Federal de Pernambuco – Brasil
Rosa Meire, Universidade Tiradentes – Brasil
Sannya Rodrigues, Universidade Estadual do Maranhão – Brasil
Simone Lucena, Universidade Federal de Sergipe – Brasil
Simone Tuzo, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Valeria Mendonça, Universidade de Brasília – Brasil
Fonte: Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Acesso em http://ciaiq.org/?p=1
terça-feira, 27 de janeiro de 2015
Transtornos Alimentares: Curso de Especialização na CCE PUC-Rio.
Profª Drª Dirce de Sá Freire.
Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/RJ.
Mestre em História pela Université de Paris VII - Jussieu - França.
Psicanalista, membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro - CPRJ -
Professora e coordenadora do curso - Transtornos Alimentares, da CCE/PUC-RJ.
Consultório: Rua Jardim Botânico 674/308 - Jardim Botânico - 22461-000 RJ/RJ.
tel: 33226915.
cel: 99753677.
www.dircedesafreire.com -
www.acimadopeso.com -
www.cce.puc-rio.br
Direito Especial da Criança e do Adolescente: Especialização na UERJ.
A Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro abre inscrições para curso de especialização em Direito Especial da Criança e do Adolescente, turma com início no primeiro semestre de 2015.
O objetivo da pós é fornecer conhecimentos específicos aos graduados que atuam no atendimento da criança e do adolescente, visando ao aprimoramento jurídico aplicado a esta especificidade, bem como promover a reflexão sobre os direitos fundamentais no exercício pleno da cidadania. O público alvo do curso engloba portadores de Diploma de Graduação plena em Direito, Serviço Social, Educação, História, Psicologia, Ciência Sociais, Filosofia, Comunicação Social, Educação Física e em área de Saúde.
As inscrições estarão abertas até o dia 13 de março e estão sendo oferecidas 40 vagas. Mais informações no site do Centro de Produção da UERJ (www.cepuerj.uerj.br).
CENTRO DE PRODUÇÃO DA UERJ:
Rua São Francisco Xavier, 524.
Maracanã, Rio de Janeiro, RJ.
1º andar, Bloco A, Sala 1006.
CEP: 20559-900.
Horário de atendimento na recepção: de 2ª a 6ª feira, das 09h às 17h (Janeiro).
Teleatendimento: (21) 2334-0639, de 2ª a 6ª feira, das 09h às 17h (Janeiro).
E-mail: cepuerj@uerj.br - Site: www.cepuerj.uerj.br
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