sexta-feira, 13 de março de 2015

Dança: Vida artística X Vida acadêmica.

Por Liana Vasconcelos(Blog Radar da Produção). Esse é um assunto delicado, mas que é necessário ser colocado em questão. Ele envolve aquela eterna dicotomia entre teoria e prática, entre o fazer e o pensar sobre o que é feito. Na dança isso se torna ainda mais evidente. A vida de um bailarino profissional, dentro de uma companhia de dança é, de fato, extremamente rigorosa, com uma carga horária pesada e um grande cansaço físico, mental e emocional. A busca pela qualidade técnica de sua prática artística exige muito do profissional.
Na vida acadêmica, dos profissionais que pesquisam e teorizam sobre a arte da dança, a coisa também não é diferente. Existe uma grande carga horária dedicada à leituras, pesquisas, elaboração de artigos, viagens para seminários etc. Mas, na minha opinião, acaba sendo criada uma lacuna grande entre esses dois âmbitos e eu diria até um certo preconceito entre eles próprios. De um lado, ficam os teóricos que falam sobre algo que, muitas vezes, não vivenciaram de fato no corpo. E de outro lado, bailarinos profissionais aos quais falta um pouco de carga e conhecimentos teóricos em suas práticas artísticas.
É claro que existem pessoas que querem dedicar suas vidas a apenas um desses meios. E tudo bem. É uma escolha. Porém, existem aqueles que querem a dupla formação. Falo isso do lugar de um deles. Sempre desejei e lutei para ter uma formação artística prática e acadêmica em relação à dança e às artes em geral, e por muitas vezes fui, e ainda sou, vista como “maluca”. Com certeza, não é fácil conciliar, por exemplo, uma carreira profissional de bailarino com uma graduação, um mestrado ou doutorado. Mas é possível, quando se quer e se gosta do que se faz. Até porque, com isso, são formados profissionais mais completos e com conhecimento de causa para trabalhar em prol e defender, na prática e na teoria, a dança. Quem ganha com isso, afinal de contas, é a própria dança. Torço para que com o passar dos anos, essa dupla formação possa ser encarada com mais normalidade, por ambas as partes. Da prática à teoria. Da teoria à prática. Por uma dança sem pré-conceitos e sem limites! :)
Liana Vasconcelos Liana Vasconcelos - Bailarina clássica formada pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa(Fundação Theatro Municipal RJ) e pela Royal Academy of Dance(Londres). Produtora Cultural formada pela UFF. Também escreve para o site Tag Cultural. Colaborou com mais de 200 verbetes para enciclopédia online “Dança em Rede”. É bailarina-intérprete e produtora do projeto “Corpo da Cidade”. Atualmente é bailarina contratada do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Fonte: Blog Radar da Produção. Acesso em http://blog.radardaproducao.com.br/danca/9163/danca-vida-artistica-x-vida-academica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário