domingo, 25 de janeiro de 2015

O DIÁLOGO COMO FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE

Por JOYCE NEVES FERNANDES, JULIA DREZZA. O diálogo é uma de algumas formas de comunicação entre indivíduos. Com característica próspera, porém ainda pouco aplicada, o diálogo está essencialmente ligado ao compartilhamento. O oposto do debate, discurso ou deliberação, no diálogo as pessoas encontram-se em uma postura em que ideias, opiniões ou experiências divergentes são acolhidas, é uma oportunidade de perceber o outro de uma forma apreciativa. É através da postura dialógica que as partes interessadas se percebem como de fato um stakeholder de interesse para a organização, o que reflete diretamente na qualidade das relações, além de construir gradativamente a percepção de corresponsabilidade. Vivemos tempos de crise do atual modelo, em uma sociedade organizada de uma forma complexa. Estamos percebendo e sentindo os mais diferentes impactos, e muitas vezes as organizações são grandes alvos como as principais geradoras do impacto. Desta forma, diálogo dentro das organizações é uma oportunidade para identificar quais são as percepções e experiências de cada parte interessada, além de uma forma de conduzir para desenvolvimento sustentável mesmo em um ambiente em que as empresas gerenciam pressões externas e as internas, impactos ambientais, concorrências, altos tributos, crise de talentos, consumidores cada vez mais antenados e exigentes. É preciso ter uma escuta e um olhar apreciativo. É preciso abrir espaço para que o novo olhar emerja, possibilitando para uma nova oportunidade de repensar o já existente e então perceber que opiniões diferentes em diferentes casos podem ser complementares umas as outras. “O principal obstáculo da mudança é tentar mudar, porque você se afasta do seu estado presente, de seu inconsciente, justamente o lugar onde a mudança é possível. Quando se consegue finalmente ouvi-lo, pode ter certeza: alguma coisa importante está querendo se manifestar.” Stephen Gilligan Esse artigo não teve como o principal objetivo trazer conteúdos técnicos ou discutir sobre crises e racionamentos. Escrevemos para provocar um novo pensar e um novo comunicar. Fonte: EKO EDUCAÇÃO CORPORATIVA. Acesso em http://ekoeducacaocorporativa.com.br/o-dialogo-como-ferramenta-para-promocao-da-sustentabilidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário