domingo, 14 de dezembro de 2014

Jornal da Educação - IPAE.

Publicação do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação ISSN 0104-9895. ano 19 - nº 4895 - dezembro de 2014.
Resultados da Prova Brasil mostram que alunos avançaram em português, mas desempenho em matemática ainda preocupa: O Portal QEdu divulgou relatório sobre os resultados da Prova Brasil 2013. De acordo com o levantamento, apenas 11,2% dos alunos de escolas públicas que terminam o ensino fundamental (até o 9° ano) possuem nível de aprendizado satisfatório em matemática. Em português, com ênfase em leitura, 23,6% dos alunos obtiveram foram considerados com aprendizado adequado, superando os 22,2% da edição de 2011 da avaliação. A Prova Brasil avalia a qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras, através de provas e questionários socioeconômicos. (IPAE 073 - 12/14). Preços de material escolar sobem cerca de 8%: A partir de janeiro próximo, o preço dos materiais escolares deve subir em média 8%. Especialistas apontam a alta carga tributária como a principal razão dos aumentos. Uma caneta esferográfica pode ser tributada em até 48% do valor do produto, por exemplo. Empresas fabricantes e importadoras de material escolar defendem taxa zero de tributos sobre esses produtos. Alguns projetos nesse sentido são analisados no Congresso, mas ainda sem definição. Enquanto isso, economistas apontam a pesquisa de preços como maior aliada dos pais na hora de comprar a lista de material escolar e livros dos filhos. (IPAE 074 - 12/14). Rádio Virtual da Educação traz opinião de especialistas no 'Conversando com Educadores': A Rádio Virtual da Educação é uma emissora que integra o Instituto de Pesquisas e Administração da Educação. Utilizando a tecnologia audiodigital permite que os noticiários, entrevistas, depoimentos de especialistas e eventos sejam transmitidos para o Brasil e o exterior. Uma das principais séries é a 'Conversando com Educadores'. As entrevistas contemplam diversos aspectos educacionais, sendo ouvidos especialistas que atuam tanto na educação básica, como na superior. O acesso à Rádio é feita através do link (http://www.ipae.com.br/portal/br/pagina_radio). (IPAE 075 - 12/14). Projeto que cria assistência psicopedagógica em escolas públicas: A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei que cria um programa de assistência psicopedagógica em todas as escolas da rede pública. Entre os objetivos estão diagnosticar e prevenir problemas de aprendizado, combater a violência nas escolas e incentivar o exercício da cidadania nessas instituições. O Projeto de Lei 7646/14 estabelece que a assistência deverá ser prestada nas dependências escolas por psicopedagogos da rede pública, durante o período escolar, com atendimento em grupos de até quatro alunos. O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (IPAE 076 - 12/14). OCDE pede mais investimentos para a educação na América Latina: O Centro de Desenvolvimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançou nesta semana o relatório Perspectivas Econômicas para a América Latina 2015. Em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), o documento alerta para a desaceleração da economia da região e a necessidade de investimento em educação e mão de obra como saída para retomar o crescimento. Dados preliminares apontam 2014 como o ano de menor crescimento econômico na América Latina nos últimos cinco anos. A OCDE entende que a “melhoria do padrão de educação, ampliação da formação de mão de obra e do incentivo à inovação” é um caminho fundamental para mudar este quadro atual. Eles pedem também uma melhor gestão nos investimentos em educação. (IPAE 077 - 12/14). Bolsas de iniciação científica: Diversas instituições de ensino de nível médio ou superior criam mecanismos de concessão de bolsas de iniciação científica, voltadas para auxiliar financeiramente aos alunos que demonstram capacidade para gerar novos conhecimentos. Referidas normas são baixadas pelas próprias unidades de ensino ou, em determinados casos, por órgãos do governo ou por agências de fomento públicas ou particulares. Em todas as situações os critérios devem ser claros e sem mecanismos que privilegiem determinados grupos. Obviamente podem existir pré-requisitos, a critério dos coordenadores dos projetos. Existindo divergências ou dúvidas por parte dos alunos as mesmas devem ser sanadas pelas escolas. Persistindo discórdia cabe ao Poder Judiciário decidir a matéria. Os Conselhos de Educação (Nacional, Estadual ou do Distrito Federal) não são instâncias recursais para deliberar sobre controvérsias de interpretação ou reanálise das soluções adotadas pelas unidades educacionais. Por essa razão citamos que a Justiça é quem pode alterar as regras e atender a pedidos de alunos considerados prejudicados. (IPAE 078 - 12/14). Termina hoje Encontro Nacional das Licenciaturas: Termina nesta sexta-feira, 12, em Natal (RN), o 5º Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic). Oevento também recebeu o 4º Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o 11º Seminário de Iniciação à Docência. O objetivo do encontro é discutir a prática docente em vários níveis de ensino, em todas as áreas do conhecimento. O Pibid é um programa de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação, que visa o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira. (IPAE 079 - 12/14). Inscrições para o GEduc 2015 já estão abertas: Já estão abertas as inscrições para a edição de 2015 da GEduc, com tema central “Da realidade ao futuro que queremos”. O evento será realizado nos dias 25, 26 e 27 de março, em São Paulo. A programação traz novidades do setor com palestrantes de renome, debatendo diversos assuntos de relevância para o setor. Maiores informações estão disponíveis em: (http://www.humus.com.br/geduc/2014.php). (IPAE 080 - 12/14). Prezado leitor: Para ter acesso às edições anteriores do Jornal da Educação, entre em (http://www.ipae.com.br/portal/br/edicoes-anteriores). FICHA CATALOGRÁFICA: Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (diário) 1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas e Administração da Educação – CDU 37.011.001.4. Editora do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional. Reprodução permitida desde que citada a fonte. Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves. Edição e Administração: Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação. Av. Rio Branco, 156 - Conjunto 1.926 - CEP 20040-901 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil. (ipae@ipae.com.br). site http://www.ipae.com.br

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