terça-feira, 30 de dezembro de 2014

I Encontro Brasileiro de Música Popular na Universidade (MusPopUni) .

O I Encontro Brasileiro de Música Popular na Universidade: “O estado da arte do ensino de Música Popular nas universidades brasileiras: avanços e desafios” pretende reunir professores, pesquisadores, estudantes e interessados em geral envolvidos com a inserção da música popular nos ambientes acadêmicos. No Brasil, esse movimento, gestado e fundamentado primordialmente pelos nascentes cursos de pós-graduação em música a partir dos anos 1980, tem seu marco inicial com a criação do Bacharelado em Música Popular da UNICAMP, em 1989. Em 1998, sua proposta foi seguida pela UNIRIO, que implantou o segundo Bacharelado em Música Popular do Brasil. Especialmente nos últimos anos, outras universidades federais e estaduais aderiram ao Ensino Superior de música popular: UECE (Curso Sequencial de Formação Específica, 2005); UFBA (Bacharelado Interdisciplinar em Música Popular, 2009); UFPB (Curso Superior em Música Popular, 2009); UFMG (Bacharelado em Música Popular, 2009); UFPel (Bacharelado em Música Popular, 2013). A UFRGS implantou seu Bacharelado em Música Popular em 2012 e, no ano em que a primeira turma de estudantes está prestes a concluir a graduação, decidiu sediar esse Encontro, convidando representantes desses cursos pioneiros a discutirem avanços e desafios do ensino da música popular na universidade. Submissão de trabalhos: A Comissão Organizadora do I Encontro Brasileiro de Música Popular (MusPopUni) na Universidade convida pesquisadores, professores, profissionais em geral e estudantes envolvidos com música popular para submeterem propostas de trabalhos para o Evento, conforme as especificações desta chamada de trabalhos. O processo de recebimento e avaliação dos trabalhos ficará a cargo do Comitê Científico do Evento. Abertura inscrições: 05/01/2015 Prazo para envio dos trabalhos: até 28/02/2015. Previsão de envio das respostas aos selecionados: 15/03/2015. Prazo para revisão dos trabalhos selecionados: até 31/03/2015. As comunicações inscritas no I MusPopUni devem enfocar questões relacionadas à música popular em uma das três áreas temáticas abaixo: 1) Repertórios e práticas em Música Popular 2) Formas de ensinar e aprender em Música Popular 3) Música Popular, gênero e identidades étnico-culturais Os trabalhos poderão ser enviados por estudantes, professores e/ou pesquisadores interessados em música popular, desde que se enquadrem em uma das temáticas acima descritas. Só será aceita a inscrição de UM trabalho por autor/a, podendo ele/ela participar ainda como co-autor/a de até DOIS trabalhos. MODALIDADES DE TRABALHO: Serão aceitas submissões de trabalhos para serem apresentados na parte científica do evento em formato de comunicação oral para serem publicados nos anais do evento. As propostas enviadas devem contemplar uma das seguintes modalidades: trabalho completo ou resumo. INSCRIÇÕES: As inscrições para submissão de trabalhos estarão abertas no período de 05/01/2014 a 28/02/2015. Para enviar o trabalho ao Comitê Científico os interessados deverão: 1) registrar a sua inscrição no site do evento - http://www.ufrgs.br/musicapopularnauniversidade; 2) realizar o pagamento da inscrição através de boleto bancário: Valores: Período 1: Inscrições até 31/03/2015: R$50,00. Período 2: Inscrições após 31/03/2015 e durante o evento: R$70,00. A divulgação dos trabalhos aceitos para apresentação no evento está prevista para o dia 15 de março de 2015, e a comunicação de aceitação ou não do trabalho será enviada por e-mail aos autores. O pagamento não será devolvido caso o trabalho não seja aceito, pois o mesmo dá direito à participação no evento, que constará de mesas redondas, sessões de comunicações, oficinas e apresentações musicais. Os participantes que tiverem os seus trabalhos aceitos para apresentação somente serão incluídos na programação do evento e na publicação dos Anais do I MusPopUni mediante o cumprimento dos seguintes requisitos: NORMAS PARA APRESENTAÇÃO/PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS: As comunicações a serem encaminhadas ao I MusPopUni poderão basear-se em reflexões de cunho eminentemente teórico e/ou de natureza empírica desde que metodologicamente fundamentada. Em ambos os casos, será imprescindível o amparo em pesquisa bibliográfica de relevância no campo da música popular. A duração das comunicações de trabalhos completos e de resumos será de no máximo 15 minutos, com mais 5 minutos de discussão, totalizando 20 minutos para cada participante. Normas Técnicas: Em função da publicação dos trabalhos selecionados nos Anais do I MusPopUni, enfatizamos a especial atenção às seguintes indicações. Não serão aceitas comunicações que estiverem fora das normas editoriais. Trabalhos completos: a) As comunicações a serem enviadas ao Comitê Científico deverão apresentar uma extensão total entre 2.500 e 3.000 palavras (incluindo referências bibliográficas e notas de rodapé), e enviadas em formato DOC ou DOCX; b) Serão aceitas comunicações em português; c) Os textos serão digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1.5; as notas de rodapé, indicadas em algarismos arábicos e contínuos, serão digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço 1; referências bibliográficas abreviadas no corpo do texto com indicação do sobrenome em caixa baixa, ano de publicação e página, entre parênteses. Por exemplo: (Naves, 2004, p. 57); d) As referências bibliográficas por completo serão inseridas ao final do texto. Serão apresentadas obedecendo a ordem alfabética, em espaço simples, com alinhamento apenas à esquerda, seguindo as normas da ABNT/2000 (NBR 6023), abaixo exemplificadas. Tabelas, quadros, exemplos musicais devem fazer parte do texto, com a devida numeração (por exemplo, “Tabela 1”, etc.). Exemplos: NAVES, Santuza Cambraia. Da Bossa Nova à Tropicália. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. RICHES, Gabrielle; LASHUA, Brett; SPRACKLEN, Karl. Female, Mosher, Transgressor: A 'Moshography' of Transgressive Practices within the Leeds Extreme Metal Scene. IASPM@Journal, vol. 4, n. 1, 2014. p. 87-100. e) A primeira página do texto deve conter: Título centralizado, em caixa alta, Times New Roman 14; Resumo em português com cerca de 250 palavras, alinhamento à esquerda, contendo campo de estudo, objetivo, metodologia, resultados e conclusões. O resumo deve ser colocado logo abaixo do título e acima do texto principal; Três (3) palavras-chave, alinhamento à esquerda, em português; Resumo em inglês (abstract), com cerca de 250 palavras, alinhamento à esquerda, contendo campo de estudo, objetivo, método, resultados e conclusões. O abstract deve ser colocado logo abaixo do resumo em português; Três (3) palavras-chave, alinhamento à esquerda, em inglês. OBS.: O nome do/s autor/es NÃO deverá constar do trabalho para preservar o anonimato na avaliação. O nome do/a autor/a do texto será solicitado em campo específico na ficha de inscrição. Resumos: a) O texto dos resumos, em português, deve conter no mínimo 250 e no máximo 350 palavras, devendo ser enviado em formato DOC ou DOCX; b) O resumo deverá ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1.0, margem superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm; c) O resumo deve conter a apresentação de uma breve introdução sobre o trabalho; relato da metodologia utilizada de forma concisa e clara, apresentação das sínteses dos resultados obtidos até o momento; d) Não será permitida a inserção de qualquer tipo de figura no corpo do resumo. OBS.: O nome do/s autor/es NÃO deverá constar do trabalho para preservar o anonimato na avaliação. O nome do/a autor/a do texto será solicitado em campo específico na ficha de inscrição. A critério do Comitê Científico, poderá ser solicitado que o(s) autor(es) efetue(m) uma revisão final (correções de referências, citações, gramática e estilo) do resumo ou do texto completo a ser publicado nos Anais do I MusPopUni. Nesse caso, o não cumprimento do prazo e/ou a inadequação da revisão poderá implicar no cancelamento da aceitação do trabalho. Os trabalhos deverão ser enviados diretamente através do site do evento em campo específico, até as 23:59 horas (horário de Brasília) do dia 28 de fevereiro de 2014. Coordenação geral: Luciana Prass, Raimundo Cruz, Luciano Zanatta. Comitê organizador UFRGS: Caroline Soares de Abreu, Eloi Fritsch, Isabel Nogueira, Jean Presser, Julio Herrlein, Luciana Prass, Luciano Zanatta, Marília Stein, Raimundo Cruz. Comitê Científico: Marília Stein (UFRGS) – Presidente, Bernardo Oliveira (UFRJ), Carlos Sandroni (UFPE/UFPB), Clifford Korman (UFMG), Eloi Fritsch (UFRGS), Isabel Nogueira (UFRGS), Ivan Vilela (USP), Luciana Prass (UFRGS), Luciano Zanatta (UFRGS), Pedro Aragão (UNIRIO), Raimundo Cruz (UFRGS), Regina Machado (UNICAMP), Rogério Constante (UFPel). Convidados: Bernardo Oliveira (UFRJ), Carlos Sandroni (UFPE/UFPB), Clifford Korman (UFMG), Ivan Vilela (USP), Pedro Aragão (UNIRIO), Regina Machado (UNICAMP), Rogério Constante (UFPel). Participantes UFRGS: Adolfo Almeida Jr. Caroline Soares de Abreu, Eloi Fritsch, Fernando Mattos, Isabel Nogueira, Jean Presser, Julio Herrlein, Luciana Prass, Luciano Zanatta, Marília Stein, Raimundo Cruz. Curadoria Música Eletrônica: Luciano Zanatta (UFRGS), Eloi Fritsch (UFRGS), Bernardo Oliveira (UFRJ). Curadoria Concertos/Shows: Isabel Nogueira (UFRGS), Jean Presser (UFRGS), Julio Herrlein (UFRGS), Luciana Prass (UFRGS). Curadoria Mostra Musical de Alunos: Tamiris Duarte (Presidente), Luciana Heineck, Roberto Faber Steyer, Eduardo Motta Figueiredo, Hermes Fontana, Daniel Barbosa. Arte: Chico Machado. Site: Rafael Pedro Bueno. Realização: Departamento de Música / Instituto de Artes / UFRGS. Apoiadores PROPESQ/UFRGS; PROGRAD/UFRGS; PROREXT/UFRGS; Programa de Extensão do DEMUS/IA/UFRGS; PPGMUS/UFRGS; GEM/UFRGS. Em caso de dúvidas contatar a coordenação do evento através do email (encontromusicapopular@ufrgs.br).Maiores informações no site http://www.ufrgs.br/musicapopularnauniversidade

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