sábado, 13 de setembro de 2014

Resultado do IX Simpósio Pedagógico – SIMPED / AEDB-RJ

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco – FFCLDB - e o Centro de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão - CPGE, mantidos pela Associação Educacional Dom Bosco – AEDB, promoveu de 02 a 04 de setembro de 2014, o IX Simpósio Pedagógico – SIMPED - com o tema Transculturalidade e Transdisciplinaridade: diálogos e desafios, cujo objetivo, foi propiciar aos profissionais e pesquisadores da área de educação, estudantes de graduação e pós-graduação, a oportunidade de cooperação e o intercâmbio no que diz respeito a estudos, pesquisas e experiências, congregando instituições educacionais e outras afins, em nível nacional. O tema central oportunizou diferentes pesquisas em sub-temas como: Práticas Educativas Contemporâneas; Reflexões sobre a avaliação transdisciplinar; Formação de Professores: pensamento transdisciplinar em transformação; Leitura e Transdisciplinaridade: intercomunicando múltiplos saberes; Políticas de Identidade transcultural: Raça, Sexo, Etnia e intervenção social na educação; Educação Ambiental e transversalidade; O ensino de Língua e a transculturalidade; Escola e diversidade no III milênio: discutindo realidades da inclusão escolar.
A Comissão Científica soberana em suas decisões considerou os seguintes critérios na aprovação dos trabalhos que trouxe a belíssima cidade de Resende, pesquisadores da PUC-MG, UFJF-MG, AMAM-RJ, UERJ, UFRRJ, UNIABEU, Secretaria de Educação da Cidade do RIO de JANEIRO, e outros de diferentes estados do país: 1 – Relevância e pertinência do estudo; 2 – Desenvolvimento da problemática anunciada; 3 – Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação; 4 – Interlocução com a produção da área; 5 – Conclusões fundamentadas; 6 – Referências adequadas.
Dentro da programação do SIMPED já se tornou um evento a parte, a Visita Técnica e Cultural, em locais de relevância sócio-cultural, neste ano levando os participantes a Penedo e Academia Militar das Agulhas Negras. Nesse contexto, os filhos dos pesquisadores que os acompanham nessa trajetória, encontram uma recepção calorosa e acolhedora.
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO - AEDB: Sra. Maria Sylvia Simon Esteves. FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO: Prof. Ms. Antonio Carlos Simon Esteves. COORDENAÇÃO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO: Profa. Silvia Maria Simon Esteves Mariotti – Coordenadora.
Abaixo a publicação e o comentário do Blog da FAETERJ Itaperuna-RJ.Acesso em (http://faeterji.blogspot.com.br/2014/09/faeterj-itaperuna-apresenta-trabalho-no.html).
Foto: (Da esquerda) Profª Érica Fernandes Costa Duarte – Mediadora da Sala Verde, Prof. Alexsandro Rosa Soares – FAETERJ Itaperuna, Profª Carollini Silva Thomaz Graciani – Associação Dom Bosco, Profª Kátia Ariane da Silva – PUC/MG e Profª Christiane Maria Costa Carneiro Penha – UNIVERSO/RJ De 02 a 04/09/2014 aconteceu, na Associação Educacional Dom Bosco - AEDB, em Resende/RJ, O IX Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação (SIMPED), com o tema: “Transculturalidade e Transdisciplinaridade: diálogos e desafios.” Na oportunidade, a FAETERJ Itaperuna, participou com o artigo do professor Alexsandro Rosa Soares, intitulado: PEDAGOGIA – DA DEFASAGEM À ASCENSÃO: uma análise socioeducativa sobre o papel do Pedagogo como profissional do século XXI. O trabalho apresenta uma análise sobre o papel da Pedagogia como ciência da área de humanas no universo globalizado atual, pautando-se na função do pedagogo sob um viés histórico, enquanto profissional aliado ao empreendedorismo global e como gestor democrático no espaço escolar. O professor buscou, neste artigo, um novo olhar – instituinte de interesse e de valorização – para a profissão de Pedagogo, na perspectiva de uma (re)significação da ideia errônea de que a Pedagogia é somente uma ciência voltada exclusivamente para o ensino escolar. Comissão Organizadora: Prof.ª Doutoranda Érica Fernandes Costa Duarte - Coordenação Geral, Prof.ª Ms. Alice Kulina Simon Esteves, Prof.ª Ms. Ângela Maria Campos da Silvas de Oliveira, Adm. Julia Beatriz Matos Simon Esteves, Prof. Ms. Luiz Sérgio Pereira Sarahyba, Prof. Ms. Pedro Aldo Rabanal Ramirez, Prof. Ms. Sueli Sardinha Guedes. Comissão Científica : Prof.ª Dr.ª Bertha de Borja Reis do Valle (UERJ), Prof.ª Dr.ª Darisa L. de Matos Gravina (AEDB), Prof.ª Dr.ª Mara Regina Lemes de Sordi (UNICAMP), Prof. Dr. Marcos Cotrim Barcellos (AEDB), Prof.ª Dr.ª Maria da Conceição V. Fonseca (AEDB), Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Tavares de M. Danelon (AEDB), Prof.ª Dr.ª Mirian Paura Sabrosa Zippin Grinspun (UERJ), Prof.ª Dr.ª Mônica da Silva Boia (AEDB), Prof.ª Dr.ª Nilza Magalhães Macário (AEDB) – Presidente, Prof. Dr. Pedro Paulo de Souza (AEDB), Prof. Ms. Rosel Ulisses S. e Vasconcelos (AEDB), Prof.ª Dr.ª Valéria Marques de Oliveira (UFRRJ), Prof.ª Doutoranda Vera Lúcia da Silva Almeida (AEDB/UNISO).
Secretária Geral: Camila Alves de Souza. Estagiária da Coordenação de Educação: Stefany Cunha Pereira de Souza. Relações Públicas: Ocimar da Silva. Assessoria de Imprensa: Virgínia Calaes. Projeto Gráfico: Núcleo Integrado de Comunicação AEDB. ADEB Instituição Maior. Acesso em http://www.aedb.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário