domingo, 10 de agosto de 2014
Seminário de Políticas e Práticas culturais.
Organizado e realizado pelo Grupo de Pesquisa "Da Informação ao Conhecimento", certificado pela Universidade Federal da Paraíba.
Período: 20 e 21 de agosto de 2014
ROGRAMAÇÃO:
20 de Agosto (MANHÃ):
08:30h – 09:00h Credenciamento.
09:15h Abertura: Diretor do CCSA, Chefe do DCI, Coordenador do PPGCI, Pró-Reitor da PRPG, Representante do Grupo de Pesquisa.
Apresentação Cultural -
10:15h Conferência: Práxis Cultural -
Prof. Dr. Fernando Abath Cananéa (UFPB).
20 de Agosto (TARDE):
14:30h Mesa Redonda 1.
Tema: Heterogeneidade e multiplicidade expressas nas relações info-culturais.
Participantes: Edilene Silva (UFPB), Helena Azevedo (FUNDARPE), José Mauro Matheus Loureiro (UNIRIO).
Maria Vitória Lima (UFPB) (Mediadora).
16:30h Mesa Redonda 2:
Tema: Práticas info-culturais.
Participantes: Bernardina Freire de Oliveira (UFPB), Maria das Graças Targino (UFPI), Regina Marteleto (IBICT/UFRJ).
Joana Coeli Garcia (UFPB) (Mediadora).
21 de Agosto (MANHÃ):
09:00h Mesa Redonda 3.
Tema: Políticas culturais.
Participantes: Diogenes Chaves (Energisa), Marco Antonio de Almeida (USP), Valdir Lima (Secretário de Cultura Municipal).
Johnny Rodrigues (UFCG) (Mediador).
10:30h Mesa Redonda 4:
Tema: Práticas culturais na cidade de João Pessoa.
Participantes: Eronaldo Marques (SESC CENTENÁRIO), Edison Ferreira de Macedo (UFPB), Márcia Lucena (Secretária de Educação do Estado da Paraíba), Maria Suzana Diniz (UFPB),
Cristiana Dantas (UFPB) (Mediadora).
21 de Agosto (TARDE):
14:30h Tema: Interveniências da informação e da tecnologia para a produção e consumo de bens culturais
Participantes: Carlos Alberto Ávila de Araújo (UFMG), Gisele Cortes (UFPB), Laércio Alexandrino.
Pedro Amorim (UFPB) (Mediador)
Sobre o grupo:
Da informação ao conhecimento tem como princípio que a informação participa cotidianamente da vida humana, enriquece suas experiências de vida e propicia a participação consciente e crítica dos sujeitos nos seus respectivos universos culturais.
O Grupo situa-se na área da Ciência da Informação campo do saber interdisciplinar e socialmente responsável, por sua atuação e produção científica que atende as necessidades de informação e de tecnologia da sociedade.
Entende que a informação depende de pessoas, fundamentais para geri-la, de seus relacionamentos, da comunicação que desenvolvem, compartilhando-a para atingir resultados. Pessoas mobilizam recursos, tecnologias, fontes, serviços, sistemas, isto é informação, de acordo com suas necessidades para usufruir, apreender, ampliar, aprender e transformá-la em conhecimento tácito, existente nas mentes e manifestado em informação.
De 2010 a 2012 o grupo de pesquisa desenvolve estudos sobre Responsabilidade Social da Ciência da Informação apropriando-se de conceitos da área, ora se aproximando e se confundindo com os usados pela área da gestão, ora utilizando suas práticas sociais para desenvolver seu próprio conceito.
Entre 2007 e 2009 as pesquisas se voltam para a produção e a gestão das informações nas organizações produtoras e gestoras de ciência e tecnologia, e entre 2004 e 2007 ao diagnóstico editorial de periódicos científicos.
A divulgação das pesquisas ocorre por meio da publicação de capítulos de livros, monografias, dissertações, teses, e artigos abordando as temáticas. O conhecimento das experiências se estabelece por vínculos institucionais, por similaridades de áreas, pela interdisciplinaridade com áreas correlatas e parcerias com instituições públicas e privadas, possibilitadas pela iniciação científica e por trabalhos de conclusão de graduação, de mestrado e doutorado, e pela participação em bancas de avaliação, palestras, cursos e eventos.
Fonte: Cristiana Dantas - Blog da Informação ao Conhecimento. Acesso em http://dainformacaoaoconhecimento.blogspot.com.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário