terça-feira, 12 de agosto de 2014

Curso de extensão Dificuldade de leitura-escrita e TDAH na infância.

Curso na UERJ aborda assuntos como Déficit de Atenção/Hiperatividade no contexto escolar.
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro abre inscrição para o curso de extensão Dificuldade de leitura-escrita e TDAH na infância. O público alvo compreende psicólogos e pedagogos. O curso pretende abordar dois temas atuais do cotidiano escolar que vêm afligindo educadores, pais e crianças: o transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e as dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita. Dentro do contexto escolar, essas duas temáticas coabitam e uma pode mascarar os sinais da outra. Nesse sentido, conseguir identificá-las é fundamental para o planejamento de estratégias interventivas adequadas às reais necessidades da criança, possibilitando, assim, o seu pleno desenvolvimento. Programa: Modulo I: Desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Contextos de desenvolvimento. Módulo II: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH; caracterização do transtorno, sua manifestação e consequências entre a população de escolares; estratégias de intervenção. Módulo III: Dificuldade de leitura e escrita; definição e tipos de dificuldades de leitura e escrita; habilidades metalinguísticas - consciência fonológica; estratégias de intervenção. Coordenação: Márcia Mª P. Elia da Mota. Valores: Alunos da UERJ: R$ 70,00. Público em Geral: R$ 80,00. Bibliografia: Serão realizadas aulas expositivas a respeito do TDAH e das dificuldades de leitura e escrita, bem como algumas possibilidades interventivas para atender às reais necessidades das crianças. American Psychiatric Association (2000): Diagnostic and statical manual of mental disorders (DSMIV- TR) (4 ed. texto revisado). Washington DC: Autor. Papalia; Olds; Feldman. (2006). Desenvolvimento humano. 8ed. Porto Alegre: artmed. Dessem; Costa Jr. (2005). A ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed. Barkley, R. (2008). Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – Manual para Diagnóstico e Tratamento. Porto Alegre: Artmed. Benczick, E. B. P. (2002). Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade. São Paulo: Casa do Psicólogo. Guimarães, S. R. K. (2005). Aprendizagem da leitura e da escrita: o papel das habilidades metalinguísticas. São Paulo: Vetor. Mota, M. M. P. E (Org.) (2009). Desenvolvimento Metalinguístico: Questões Contemporâneas. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo. Cardoso-Martins, C. (1995). Consciência fonológica e alfabetização. Petrópolis: Vozes. Maluf, R. & Cardoso-Martins, C. (org). (2013). Alfabetização No Século XXI: como se aprende a ler e a escrever: como se aprende a ler e a escrever. Porto Alegre: Penso.
As inscrições podem ser feitas online, no site do Cepuerj (www.cepuerj.uerj.br), até o dia 16 de setembro. CENTRO DE PRODUÇÃO DA UERJ. Rua São Francisco Xavier, 524. Maracanã, Rio de Janeiro, RJ. 1º andar, Bloco A, Sala 1006. CEP: 20559-900. Horário de atendimento na recepção: de 2ª a 6ª feira, das 09h às 18h. Teleatendimento: (21) 2334-0639, de 2ª a 6ª feira, das 09h às 18h. E-mail: (cepuerj@uerj.br). Outras informações em www.cepuerj.uerj.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário