sábado, 7 de setembro de 2013

Blog da Audiodescrição: Inscrições abertas para mostra de curtas em Campinas.

Estão abertas até o dia 15 de setembro as inscrições de trabalhos para a 7ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas, que vai reunir filmes em curta-metragem de todos os gêneros. Podem participar produções com até 25 minutos de duração (incluindo créditos de abertura e encerramento) que tenham sido finalizadas de janeiro de 2011 em diante, não exibidas em outras edições da mostra. Esta é a primeira edição da mostra em que as inscrições serão inteiramente online, no site www.mostracurta.art.br, onde se encontra também o regulamento, com a parceria do http://beta.envia.la/. A Mostra Curta Audiovisual é iniciativa de uma comissão de Produtores Culturais Independentes, em parceria com o Museu da Imagem e do Som de Campinas, Ideia Coletiva e SESC Campinas, que apoia o evento, que acontece de 14 a 21 de novembro, na cidade de Campinas, com uma programação gratuita, composta por sessões de curtas- metragens, palestras e oficinas práticas de produção audiovisual. "Esta iniciativa objetiva estimular a produção audiovisual na região, divulgar o cinema nacional de curta-metragem, promover o intercâmbio entre realizadores das diferentes regiões do país, além de trazer ao público local workshops e palestras, integrando os interessados na área", informa a diretora da Mostra Mari Atauri. Por isso mesmo, explica, "a Mostra não tem caráter competitivo, mas prevê a participação do público para avaliar as obras, gerando uma lista com os 10 filmes eleitos pelo júri popular". Cada sessão da Mostra será batizada com o nome de algum antigo cinema de Campinas e as exibições dos trabalhos são montadas prezando pela multiplicidade de gêneros, linguagens e durações. Em paralelo a essas sessões, a Mostra realiza sessões especiais, como a dedicada ao público infanto-juvenil (Cineminha), Sessão na Praça, sessões com recursos de acessibilidade (Audiodescrição, Libras) e sessões com convidados. Fonte Blog da Audiodescrição. Acesso em http://www.blogdaaudiodescricao.com.br/2013/09/mostra-curta-metragem-campinas.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+BlogDaAudiodescricao+%28Blog+da+Audiodescri%C3%A7%C3%A3o%29
A audiodescrição no ambiente escolar. >>> Por: Bruna Chaves e Thalita Bianchini - Grupo de Pesquisa Matav - Unesp Bauru. A audiodescrição começa a engatinhar no Brasil. Mesmo com o decreto da obrigatoriedade de, no mínimo, quatro horas semanais de conteúdo audiodescrito nas emissoras de sinal aberto, a medida ainda não é o bastante para a real inclusão dos deficientes visuais à sociedade. Apesar de a programação televisiva auxiliar no crescimento da acessibilidade, não podemos esquecer que há outro lugar onde esse recurso é ainda mais importante e essencial para o desenvolvimento do ser humano: o ambiente escolar. Nas salas de aula, essa ferramenta, que facilitaria o aprendizado de deficientes visuais, é extremamente necessária, porém pouco usual. O audiodescritor da empresa Tagarellas Audiodescrição, Felipe Mianes, em Audiodescrição Ainda Está Longe das Escolas, afirmou que : "A audiodescrição é muito importante no processo de educação do aluno e não há esta formação nas grades curriculares das graduações de licenciatura". Portanto, o profissional interessado em trabalhar na área teria que procurar cursos de extensão para se especializar no tema. A escassez desses profissionais limita a produção de materiais audiodescritos e contribui para o encarecimento desses serviços, fazendo com que os investimentos na área sejam insuficientes. É preciso voltar os olhares para a produção de materiais pedagógicos para crianças e adolescentes portadores de deficiência visual em idade escolar. Com a ajuda da tecnologia, as ilustrações dos livros, os gráficos, mapas, fotografias e desenhos podem ser narrados, ajudando a expandir o conhecimento dos alunos. Isso proporciona uma maior integração do aluno com deficiência visual dentro da sala de aula e dá fluência ao ritmo escolar, igualando o nível de todos os alunos, portadores e não portadores de deficiência. É o que diz a doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Lívia Maria Villela de Mello Motta: "O uso da audiodescrição na escola permite a equiparação de oportunidades, o acesso ao mundo das imagens e a eliminação de barreiras comunicacionais". Ela atua na área de formação de professores, com foco na formação de audiodescritores. Acesso em http://www.blogdaaudiodescricao.com.br/2013/09/audiodescricao-no-ambiente-escolar.html

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