sábado, 11 de maio de 2013

IX Encontro de Educadores UNIABEU: Educação para sustentabilidade: uma mudança de paradigma.

3 e 4 de junho de 2013 (das 19:30 às 21:30). PROGRAMAÇÃO: 03 DE JUNHO, SEGUNDA-FEIRA. PALESTRAS: 1- Trilhas para o professor nota 10: reflexões para práticas e posturas. (Auditório) Resumo: A proposta deste trabalho visa apresentar a culminância do Projeto Interdisciplinar desenvolvido ao longo do semestre letivo 2013.1, do curso de Pedagogia, com a turma do segundo período. Este consistiu na produção de esquetes a partir de situações problematizadoras reais, da sala de aula, levantadas pelos professores coordenadores do projeto. Pretende-se que os professorandos, elaborem alternativas e ofereçam encaminhamentos para a superação do problema destacado. As esquetes têm por objetivo ainda promover a reflexão bem humorada sobre as transformações necessárias às práticas discentes e docentes. Profª. Isabel Andréa Barreiro Pinto, Profª. Ivonete Cristina Campos Lima, Prof. Sergio Eduardo Marschhausen Pereira Vagas:260. 2- Sustentabilidade Política no Oriente Médio (sala 112). Resumo: Propomos discutir a realidade precária no alinhamento político da região do Oriente médio em relação ao programa nuclear iraniano. Será levada em conta a posição ocupada por Israel naquela região e sua aliança com países do Ocidente, além da situação do Irã como um ator global essencial para a sustentabilidade política médio-oriental. Prof. Ronald Apolinário de Lira Vagas:110. 3 - Identificação Racial – um estudo de casos nas escolas públicas brasileiras (sala 209). Resumo: Neste momento, onde as cotas raciais se fazem presentes, busca-se entender o diferencial entre brancos e negros no Brasil, e identificar pontos para reduzi-lo. Um desses pontos é a identificação racial. Analisando dados do INEP de 2007 e 2010, identifica-se a dinâmica deste efeito através da distorção idade-série do aluno. A importância deste trabalho é dar sustentação teórica às políticas afirmativas, no intuito de guiá-las de forma mais científica, pois observa-se no Brasil um amadorismo exagerado para aplicação de políticas públicas, inclusive as políticas públicas educacionais. Prof. Pedro Ivo Camacho Alves Salvador Vagas:60. VÍDEO DEBATE: Educação e sustentabilidade (sala 103). Resumo: O objetivo desta atividade é apresentar e discutir o conceito de sustentabilidade. Num segundo momento, debater de que forma pode ocorrer a articulação do saber escolar/acadêmico com o saberes de comunidades como ribeirinhas, quilombolas e indígenas e assim pensar em uma educação que assegure um desenvolvimento econômico sustentável. A apresentação do vídeo sobre a “Universidade dos Pés Descalços” contribui para o debate dos saberes “não institucionalizados” que devem ser valorizados e validados para o enfrentamento do desafio de conciliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Profª. Daniela Azini Henrique Vagas: 60. COMUNICAÇÃO COORDENADA: Sustentabilidade: os desvãos entre discursos e práxis (sala 109). Resumo: Ressalta-se, inicialmente, ser este um trabalho interdisciplinar de Língua Portuguesa e Exercício da Ação Docente. Objetiva-se, em Língua Portuguesa, aprimorar as condições de leitura dos graduandos, a partir da exploração de textos imagéticos e verbais. Visa-se, especificamente, a instigar reflexões sobre os possíveis (des)encontros entre os signos linguísticos e/ou icônicos usados na elaboração de matérias e fotos jornalísticas a fim de (in)determinar a(s) noção(ões) a respeito de sustentabilidade. Quanto ao Exercício da Ação Docente, pretende-se evidenciar a possibilidade de aumento de conscientização social participativa, a partir das abordagens transversais, assim como avaliar de que modo essa prática vem sendo realizada, principalmente em relação à sustentabilidade. - (In)sustentabilidade: perspectivas de leitura(s) – Linhas convergentes e divergentes entre textos imagéticos e verbais Profª. Anete Mariza Torres Di Gregorio, - Sustentabilidade: análise léxico-semântica do discurso jornalítico Graduanda Renata Chagas Marques, - Sustentabilidade: a (des)construção de conceito(s) pela imagem Graduanda Vanessa Lima Paula - Das entrelhinhas do discurso sobre transversalidade à prática efetiva em sala de aula Profª. Sandra Verônica Vasque Carvalho de Oliveira, - Uso de temas transversais junto ao conteúdo convencional para o alcance da cidadania e participação social consciente Graduanda Ana Paula Marques da Silva, - As incursões da transversalidade na realidade da prática docente Graduanda Poliane Gomes Neves Vagas: 60. MINICURSOS: 1 – Sustentabilidade: reflexão sobre pesquisa, projetos e docência na educação básica e superior (sala 110). Resumo: Este minicurso propõe a união de estudos (docente e discente) para fazer uma reflexão sobre os critérios daquilo que se entende por sustentabilidade e seu alcance na educação como significado para formação de valores individuais em respeito à coletividade. Considera-se também nessa oportunidade, discutir a elaboração de conteúdos didáticos que possam ser utilizados na educação básica e superior numa proposta de ações que sejam direcionadas a projetos socioambientais de pesquisa e extensão. Objetivo específico: Inserir nossa opinião como colaboradores no processo de políticas públicas para sustentabilidade. Profª. Christiane Maria Costa Carneiro Penha, Profª Nívia Muniz Vieira, Prof. Antonio Ricardo Penha (Vagas: 60). 2 – Regras básicas da ABNT para trabalhos acadêmicos (sala 115). Resumo: A presente proposta tem por finalidade explicar aos discentes a importância da utilização das normas da ABNT em trabalhos acadêmicos. Neste minicurso, trataremos dos parâmetros básicos estipulados pela ABNT a partir do manual proposto pela professora Sineide Gomes da Silva, que serve de modelo para os trabalhos universitários utilizados nesta Instituição. Prof. Marcio Felipe Almeida da Silva (Vagas: 40). 3 – Princípios da alfabetização ecológica: educando crianças para um mundo sustentável (sala 116). Resumo: Por meio do paradigma cartesiano, tendemos a ver os fenômenos desconectados, parecendo natural percebê-los como coisas separadas. Essa visão vem condicionando o pensamento contemporâneo a lidar com a questão ambiental desarticulada da questão social. Ensinar os princípios básicos da ecologia para nos tornarmos ecologicamente alfabetizados, conhecendo as diversas redes de interação que constituem a teia da vida, são os objetivos que se estabelecem entre todos os seres vivos e o ambiente onde vivem, e que tais relações constituem a teia que sustenta a vida do planeta. Profª. Virna Mac-Cord Catão (Vagas: 50). 04 DE JUNHO, TERÇA-FEIRA - PALESTRA. 1 - A sustentabilidade emocional na sala de aula como forma de combate ao bullying (auditório). Resumo: Em meio ao crescente número de casos de bullying nas escolas de ensino fundamental e médio, faz-se urgente buscar alternativas para combater essa prática que torna a vivência escolar de crianças e adolescentes quase insuportável. A reflexão acerca da sustentabilidade emocional na sala de aula visa ser uma das possíveis soluções para o problema. A palestra tem como objetivo apresentar a relação entre a manutenção de um ambiente emocionalmente sustentável e a inibição dos casos de bullying. Prof. Marcelo de Oliveira Nascimento Vagas:260. 2- Avaliando a avaliação (sala 112). Resumo: Procura-se entender os diferentes métodos de avaliação, aprimorá-los e aplicá-los em nossa atividade profissional; considerando as novas práticas de ensino a partir das pesquisas realizadas. Faz-se necessário também analisar a influência do processo avaliativo no processo de aprendizagem. Neste sentido, consideramos relevante um estudo onde se devem prevalecer a participação de todos os sujeitos que se veem afetados pela avaliação – professor e aluno, assim sendo, é cerne no momento “avaliar a avaliação”. Profª. Edith Mª. Marques Magalhães e Rosimeri Mª. Barbosa (Vagas:110). 3- Sustentabilidade e degradação (humana) em Vidas Secas. (sala 109). Resumo: A contemporaneidade é marcada, sem dúvida, pela preocupação em tornar a vida no planeta mais sustentável. Isso se deve ao fato de o homem ter tomado consciência de sua participação direta na degradação ou conservação das fontes essenciais para sua existência. Em nosso trabalho, não lançamos mão de uma possível solução para um desenvolvimento sustentável. Na verdade, pensamos o impacto na humanidade causado pela devastação de um ambiente. Para tanto, faremos uma interpretação de Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Nosso objetivo é demonstrar como a ambiência seca daquele sertão fictício não é apenas física, mas abstrata e metafórica (Ambiente e seres humanos igualmente secos). A partir do cotejo desse romance com a realidade empírica e concreta dos cidadãos nordestinos, observamos o rendimento estético da obra, menos como atenuante para as dores da vida do que como aspecto potencializado justamente pela entrega a especulações sobre o que fazemos sobre a terra. Prof. Anderson da Costa Xavier (Vagas:60). OFICINA: A escola como espaço de formação do consumidor crítico e consciente (sala 110). Resumo: A proposta da oficina é discutir o consumo numa perspectiva de sustentabilidade, considerando a sala de aula como espaço de formação do consumidor crítico e consciente. Pensar práticas educativas capazes de gerar atitudes concretas de solidariedade e preservação para com o meio ambiente. Profª. Ivonete Cristina Campos Lima, Profª. Silvana Godoy, Profª. Vanda Zidan Vagas: 70. VÍDEO DEBATE: Bullying – por que falar sobre isso? (sala 301). Resumo: Violência, infelizmente, é um tema que não sai de moda. Quando praticada entre crianças e adolescentes, muitas vezes é vista como “brincadeira da idade”, sendo, portanto, considerada normal pela sociedade. Afinal, quem nunca recebeu um apelido ou algum tipo de ameaça durante a fase escolar? Há quem diga até que isso faz parte do amadurecimento psicológico, preparando o indivíduo para os desafios da vida adulta, certo? Talvez não! Sendo assim, o objetivo do nosso trabalho é fomentar a reflexão a respeito do que vem a ser bullying. Profª. Cristiane de Moraes Salvino (Vagas: 100). MINICURSO: Educação sustentável: análise do marketing sobre consumo e consumidores (sala 111). Resumo: Nesse minicurso vamos analisar mensagens livremente distribuídas nas propagandas que podem resultar em ações negativas dentro da escola. Observar que durante muitos anos a economia de consumo global esteve subordinada ao desmatamento, tabaco, álcool e outras atividades nocivas à sustentabilidade apoiadas em marketing de excelente qualidade vinculadas em horário nobre nas diferentes mídias. Refletiremos, sobre a campanha do lixo resultante do desperdício e a sua eficácia no problema de saúde do país. Objetivo específico: pesquisar com profissionais das diferentes áreas do saber como o marketing educacional pode gerar conteúdos para novos projetos de prevenção ambiental, constituindo atividades que gerem conhecimentos sobre sustentabilidade. Profª. Layane Cristine de Souza, Profª. Débora Beloni dos Santos, Prof. Delfim Morais Santos Vagas: 100. Rua Professor Alfredo Gonçalves Figueira, 553 - Centro - Nilópolis / RJ.

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