quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

III Jornada Educação a Distância: o futuro da arte

Grandes especialistas reunidos na terceira edição da Jornada EaD: o futuro da arte. No dia 06 de abril o auditório da Universidade Anhembi Morumbi receberá alguns dos mais importantes pesquisadores de Educação a Distância (EaD) do país. É a III Edição da Jornada Educação a Distância: o futuro da arte. Do evento fazem parte atividades que compõem um dia inteiro de imersão em conhecimento sobre educação e tecnologias. A programação será aberta com a palestra do professor e coordenador do evento João Mattar (UAM e PUC-SP) intitulada Games, Redes Sociais & MOOCs. No momento de abertura da Jornada EaD, o especialista em tecnologias educacionais e educação a distância irá apresentar ao público algumas das reflexões que coloca em pauta diariamente nas redes sociais e no blog De Mattar. João Mattar é considerado um dos maiores agitadores culturais de redes sociais no país. Logo em seguida, a professora Andrea Filatro (SENAI) comanda a palestra Evolução do Design Instrucional e Desafios Futuros. O termo Design Instrucional (DI) é um dos mais empregados nas discussões sobre educação a distância e diz respeito aos processos de planejamento, formatação e desenvolvimento de metodologias, materiais didáticos e atividades pedagógicas específicas para a EaD. Na palestra, a pesquisadora vai destacar a evolução dos conceitos, processos e produtos oriundos das práticas de DI. Para encerrar a manhã de atividades da Jornada EaD, a professora Lúcia Santaella (PUC-SP) fará parte de um bate-papo sobre os diversos temas que perpassam sua obra, entre eles semiótica, cibercultura, linguagens líquidas e educação ubíqua. O momento Cara a Cara foi pensado para aproximar o público de autores muito referenciados, como é o caso da professora Lucia Santaella. Tablets e Smartphones reinventando a Educação é o título do workshop que abre as atividades da Jornada EaD no turno da tarde e que será comandado por André Genesini (Educamos Online). “Nesta atividade serão descritos alguns dos principais aplicativos e metodologias usadas para integrar os tablets e smartphones ao currículo. Alguns aplicativos e tecnologias serão demonstrados com a participação de todos os participantes que estiverem portando smartphone ou tablet”, afirma o especialista. Continuando a série de atividades, a Jornada EaD vai receber a professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (PUC-SP) para o debate Pedagogia a Distância e uso das TDICs. Na ocasião serão discutidos os resultados de pesquisa encomendada pela Fundação Victor Civita sobre o Curso de Pedagogia a Distância no Brasil, com destaque para a identificação do pouco uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no curso. MARKETING DIGITAL E EDUCAÇÃO Uma das principais dificuldades encontradas pelos professores e produtores de materiais didáticos e conteúdos educativos é fazer suas produções ganharem o mundo. Até mesmo as produções online abertas encontram dificuldades para serem difundidas e chegarem até o seu público-alvo. Alcançar altos índices de acesso para e-books, vídeos e blogs é o desejo daqueles que buscam disseminar o seu conteúdo na web. Diversas estratégias para se alcançar esse objetivo são discutidas por professores, gestores e profissionais de marketing, com o objetivo comum de desenvolver soluções para essas questões. No cenário atual, muitas das estratégias tomam como base o uso das tecnologias. Pensando em ampliar ainda mais essa discussão, a Jornada EaD: o futuro da arte convidou a coordenadora e professora do curso de MBA em Marketing da HSM Educação, Martha Gabriel, que irá proferir a palestra Marketing Digital para Instituições de Ensino. Nomeada entre os 100Top Web-Savvy Professors 2012 pela Best Online Universities, especialista mundial em marketing digital, palestrante internacional premiada, autora do best seller Marketing na Era Digital e apontada como o professor de marketing brasileiro mais influente no Twitter pela SMMagazine, Martha Gabriel discutirá estratégias de marketing digital para instituições de ensino, como redes sociais, mobile e busca. Em sua palestra também serão apresentados cases que ilustram a aplicação dessas estratégias. Na ocasião, o público terá a oportunidade de conhecer as principais características do marketing na era digital e compreender o significado de termos como SEM e SEO. Com inscrições e pagamento facilitados por sistema online, a Jornada oferece ao público uma programação especial, composta por palestras, debates, workshop e lançamentos de livros com autores presentes e sessão de autógrafos. O evento conta com o apoio da Universidade Anhembi Morumbi, da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP (TIDD), do Portal Educação e do Moodle Livre. Além das palestras e debates, a inscrição para o dia de atividades inclui alimentação servida no local do evento. Os participantes também recebem certificação e participam de sorteio de brindes. Professores, tutores, profissionais de mídias sociais e tecnologia, gestores de educação a distância e de instituições de ensino, empresas e universidades corporativas já podem realizar a inscrição no link: (http://eadfa3.blogspot.com.br/p/inscricoes.html) Serviço: Quando? 06 de abril de 2013 (sábado). Onde? Auditório da Universidade Anhembi Morumbi. Rua Casa do Ator, 275. Vila Olímpia. São Paulo. Horário? 08 às 18h. E-mail: artesanatoeducacional@gmail.com Inscrições: http://eadfa3.blogspot.com.br/p/inscricoes.html Fonte Karla Vidal (Pipa Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário