domingo, 19 de fevereiro de 2012

Retrospectiva Arte & Educação: Professoras encenam João e Maria para seus alunos.

Professoras encenam João e Maria para seus alunos da Creche Municipal Tio Sebastião Xavier (5ªcre). A professora Sheila Fernandes Cruz, hoje lotada na EM Rocha Pombo, trabalhou na Creche Municipal Tio Sebastião Xavier quando desempenhava a função de Agente Auxiliar de Creche.
Sheila afirma que foi uma bela viagem: alegre e lúdica, através da arte de interpretar. Como tudo aconteceu:
As professoras Christiane Penha que na ocasião era diretora adjunta (primeira a esquerda), e Leiliane de Oliveira - diretora (segunda a esquerda), resolveram inovar e realizaram um teatro para despertar e incentivar a atividade lúdica na Creche. Dentro de uma perspectiva de proporcionar um ambiente lúdico, acolhedor e facilitador para aprendizagens dos pequenos, foi proposto a Profª Sheila, pela diretora adjunta Christiane Penha, a participação e co-elaboração da peça teatral "João e Maria". Juntas, elaboraram o texto, confeccionaram o cenário e convidaram outros funcionários (AACs) para participarem do teatro. Quais foram os objetivos? Despertar nos alunos a ludicidade inserida no faz-de-conta proporcionado pelo teatro; Proporcionar um ambiente alfabetizador nas propostas apresentadas (artes,linguagem oral e escrita); Criar situações onde os personagens participassem efetivamente na rotina da creche.
Num outro momento de rica aprendizagem foi inserido um personagem com necessidades especias, para despertar nos pequenos a necessidade do acolhimento e respeito à diversidade. Essa desdobramento se deu através do "Aniversário da Maria". Sheila diz: Posso afirmar, com certeza, que foram momentos maravilhosos e enriquecedores, onde as propostas são sempre de proporcionar um aprendizado lúdico prazeroso e acolhedor, objetivando o desenvolvimento pleno de nossas crianças!! E continua: "Ser educador é estar em constante busca de novas motivações e horizontes! Estar um tempo como AAC me fez perceber o quanto estamos abertos a novas possibilidades e aprendizado sem preconceitos de cargos ou funções. Uma nova etapa começa, recomeça e me faz cada vez mais perceber o quanto estamos no caminho de aprendizado, que é longo, mas que é gratificante, quando percebemos o quanto somos importantes no processo de transformações de nossos alunos! Este é o meu novo desafio! Ser a porta do mundo para estas crianças, e que seja um porta escancarada e cheia de prazeres e descobertas que um dia os levem a pensar que o mundo pode ser nosso, depende apenas de nossos sonhos!!" Fonte http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1336-------------------------------------------- Conheça o trabalho dessas professoras nos blogs: http://crechetiosebastiaoxavier2010.blogspot.com/, http://sheila-educarparatransformar.blogspot.com/, http://chpenhaprojetoseducacionais.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário