
http://encontronacionalpc.blogspot.com/p/o-encontro.html
Cresce a presença do Produtor Cultural no mercado de trabalho brasileiro, cresce também a necessidade de se discutir os caminhos na formação desta profissão.
O Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ junto a Coordenação do Curso de Tecnologia em Produção Cultural do IFRJ com a idealização dos alunos Ana Beatriz Silva,Ricardo de Moraes,Sluchem Cherem e Talita Magar, atendendo a uma crescente reivindicação dos alunos deste curso, representados pelo Centro Acadêmico Mário Lago, programou para os dias 18 e 19 de Agosto de 2011, o encontro "Produção Cultural - Formação e Caminhos da Profissão", das 9 às 18 horas, na Sala Funarte Sidney Miller.
Para discutir os temas propostos, serão convidados o Ministério da Educação e o Ministério da Cultura, órgãos públicos tais como secretarias de cultura e empresas privadas, entidades governamentais, representações profissionais além de experimentados profissionais do mercado.
Justificativa
Por muito tempo o mercado cultural se ressentiu da falta de pessoas com formação, habilitadas, para tratar com propriedade e linguagem específica, os processos exigidos pelos editais da cultura.
Havia a necessidade de um profissional hábil, capaz de discernir, responder e se responsabilizar pelas exigências das leis de incentivo que se multiplicavam pelo país, para viabilizar produções artísticas e culturais.
A conseqüência, do que podemos caracterizar como um avanço no meio cultural foi a necessidade de procurar gestores com formação consistente para formatar, desenvolver, gerenciar e avaliar projetos culturais.
Mas recursos humanos com tais habilidades, não eram encontrados em qualquer lugar e profissionais da área de comunicação, engenharia, administração e com muitas outras profissões, passaram a preencher estas lacunas.
Para atender a crescente demanda rapidamente, a resposta foi uma reformulação de currículos nas instituições de ensino superior e a criação dos cursos de Produção Cultural, em vários níveis no Brasil.
Hoje entramos numa nova fase onde os cursos de Produção Cultural, precisam dialogar entre si, discutindo currículos e a regulamentação da profissão.
Ao propor o encontro "Produção Cultural - Formação e Caminhos da Profissão", buscamos através dele, simplesmente abrir uma ampla discussão coma a certeza de que ela não vai se esgotar nesse primeiro momento, mas, que já está madura para acontecer.
Objetivo
Realização de um encontro de docentes, discentes e profissionais onde serão discutidas a formação e as áreas de atuação do profissional - Produtor Cultural - com a presença dos principais órgãos governamentais, de ensino, entidades representativas e profissionais de mercado do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário