domingo, 5 de junho de 2011

Troca de memórias e experiências: abordagens junguianas.


http://eventmaster.com.br/event/50jung/site/content/programacao

Apresentação

No sábado, dia 11 de junho, a partir das 14h00 o ISEC - Instituto de Psicologia Ser e Crescer - juntamente com alguns dos melhores profissionais junguianos do país, estará promovendo, em auditório virtual, uma troca de memórias e experiências, a respeito da utilização das abordagens alavancadas por Jung, morto em 6 de junho de 1961.

Seu legado, grandioso, inclui idéias até hoje em franco desenvolvimento. O moderno se renova no prático e também no misterioso. Jung reúne em seu trabalho características únicas que podem ser materializadas em práticas como a arteterapia e a psicologia análitica. Estas, tal qual mandalas multifacetadas, se desdobram em sincronicidade com o Unus Mundus.

O evento terá um custo simbólico de inscrição para os interessados em somente assistir as apresentações, no entanto, caso seja desejo do participante um certificado do ISEC - Instituto de Psicologia Ser e Crescer- haverá um custo de R$ 50,00 para emissão após o evento.

PALESTRAS

Fluxo e Refluxo na Clínica Junguiana: Aquarela Alquimica, com Anita Rink



Carl G. Jung em seus estudos relativos à alquimia abre vastas possibilidades para compreendermos as metáforas psíquicas humanas através dos experimentos dos alquimistas. Os recursos da clínica junguiana se aprofundam e enriquecem quando nossos olhos, pensamentos, sentimentos, ações e intuições recebem influência do grande legado dos estudos alquímicos de Jung. Nesta apresentação, a aquarela será vista através do pensamento junguiano-alquimico em que o fluxo líquido e colorido da tinta sobre o papel percorre também os caminhos na psique e se torna mais uma ferramenta possível no atendimento clínico. Pois, é “... a partir da água originária [que] produz-se finalmente o fogo” (Jung em Psicologia e Alquimia, 1991) em um contínuo processo de transformação-individuação dos materiais sólidos-psíquicos. Veremos como a projeção dos conteúdos anímicos de cada sujeito que usa um pincel carregado de cor e imaginação escoam no papel. Isto propicia mudanças na psique de modo, inclusive, a tornar líquido o que antes estava sólido e solidificar novas formas psíquicas.

Quem é Anita Rink?

Uma cidadã comprometida com a educação e as belas artes. Mestranda em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira, Psicóloga pela Universidade Salgado de Oliveira, Arteterapeuta pela Clínica POMAR, Arte-Educadora pela CECAP/CEN e Artista Plástica formada pelo Liceu de Artes e Ofícios (RJ) com pós graduação pela Scuola Machiavelli (Florença/Itália). Atuou na Secretaria Municipal de Educação de Niterói. Psicóloga clínica e também desenvolve atividade com Arteterapia individual e em comunidades (Rio de Janeiro/Gradim e Piauí/Barra Grande). Participa do Grupo de Pesquisa "Linguagem e Modos de Subjetivação" – Desenvolvimento Sócio-cognitivo, Relações Interpessoais e Educação no Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira.
Data:11/06/11
Horário:16h às 16h50m
Local:Auditório Virtual 01 do ISEC

Outros Palestrantes no evento

TESEU E O MINOTAURO – NOS LABIRINTOS DO COTIDIANO
Qual a importância da morte do Minotauro para o cotidiano do século XXI?

Qu estranha ligação poderia existir entre Teseu e a humanidade consumista.

A partir deste conhecimento podemos interpretar os arquétipos presentes e os símbolos extraídos através da projeção imagética.

Conhecer estes símbolos, conhecendo os mitos que os originaram é transpor as muralhas do desconhecido e caminhar num campo criativo e pessoal.

Neste trabalho vamos falar do Mito de Teseu e do Minotauro, a sombra e o herói, através dele vamos procurar entender como se processa o caminhar heróico e desenvolver o encontro de nossa sombra.

Sonia Branco
Fonoaudióloga formada pela UESA, pós-graduada em Arteterapia pela UCAM, co-autora do livro Contos de Fada – Vivências e técnicas em Arteterapia Ed. WAK 2008 e autora do livro Deuses e Fadas – arteterapia e arquétipos no ia a dia, Editora WAK, 2010
Data:11/06/11
Horário:14h às 14h50m
Local:Auditório Virtual 01 do ISEC

Dialógo poetico sobre o amor

O objetivo deste trabalho é mostrar que através da poesia, os poetas metaforicamente, falam sobre o amor. O método adotado será associar a linguagem poética as mais variadas apresentações inconscientes e conscientes das faces e fases do amor - Eros. Vimos que o límpido poder imagético, lúdico e ágil da palavra amor em verso, possibilita aos poetas dialogarem com a vida. Falar sobre o amor implica numa experiência singular – arquetipica e só é possível conhecê-lo na medida em que se vive. Nessa conversa interminável sobre o amor aqui proposto participam: Olavo Bilac, Mário Quintana, Adélia Prado, Shakespeare. Esta ciranda poética nos faz refletir e concluir que o amor inspira a poesia e a vida, que o entusiasmo criativo, que é inerente ao ser humano, quando consciente, tem como resultado a arte poética e as mais lindas maneiras de se dizer e viver o amor.
Sandra Regina Santos
Psicóloga CRP 05/29583 - Pós-graduada em Geriatria e Gerontologia – UERJ – RJ; Pós-Graduada em Terapia Familiar - UCAM – RJ; Pós Graduada em Psicologia Junguiana pelo IBMR - RJ
Data:11/06/11
Horário:15h às 15h50m
Local:Auditório Virtual 01 do ISEC

Documentário comentado sobre frases de CARL GUSTAV JUNG

Trata-se de uma apresentação, com frases ilustradas, onde a escritora Ana Maria Leandro comenta o pensamento de Jung.
Ana Maria Leandro
Escritora – Reg 3725/UBE; Coordenadora do Núcleo UBE/BH; Consultora de RH e Jornalista.
Data:11/06/11
Horário:17h às 17h50m
Local:Auditório Virtual do ISEC


Utilização da Caixa de Areia

Dentro da prática junguiana da ludoterapia existem várias ferramentas, uma delas é a Caixa de Areia. A psicopedagoga Bianca Acampora irá apresentar conceitos básicos às 18h00.
Bianca Acampora
Mestre em Cognição e Linguagem - UENF - Pós-Graduada em Educação Infantil – FAFIC - Pós-Graduada em Arteterapia em Educação e Saúde– UCAM - Pós-Graduada em Psicopedagogia - FAFIC. Professora dos Cursos da Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Campos. Psicopedagoga Clínica do Projeto Educar para Ficar do IFF Campos/RJ
Data:11/06/11
Horário:18h às 18h50m
Local:Auditório Virtual do ISEC

Interpretação de sonhos no modelo Junguiano

O modelo junguiano de interpretação de sonhos tem variaveis próprias que auxiliam o psicoterapeuta numa avaliação de apoio. Os sonhos falam com a voz do inconsciente e sempre nos trazem informações úteis e direcionamentos. Esta apresentação é feita de forma didática e, mesmo os que nunca utilizaram esta abordagem, podem ter uma iniciação nesta linha.
João Oliveira
Psicólogo CRP 05/32031 - Mestre em Cognição e Linguagem (UENF-RJ); Diretor de Cursos do ISEC - Instituto de Psicologia Ser e Crescer; Professor de psicologia do ISECENSA;
Data:11/06/11
Horário:19h às 20h
Local:Auditório Virtual 01 do ISEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário