sábado, 7 de maio de 2011

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM NEUROEDUCAÇÃO


OBJETIVO:

Este curso tem por objetivo a complementação/qualificação acadêmica, contribuindo para a difusão do conhecimento desenvolvido no meio acadêmico-científico entre os profissionais da educação básica, viabilizando assim uma maior comunicação entre os profissionais desses segmentos educacionais com os pesquisadores de nível superior. Considerando a capacitação de professores como agentes mediadores do processo ensino-aprendizagem, assumimos como meta promover a qualificação de profissionais da educação básica na área de neuroeducação.

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais da rede pública e privada de ensino do estado do Rio de Janeiro.

PRÉ-REQUISITO DE SELEÇÃO:
1. Inscrição de 18 a 13/05/2011, com a Secretária da Extensão do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (Sra. Edna Souza), IBCCF, CCS, bloco G, Sala G1-019 (das 10:00 às 16:00). No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes

Documentos:
Ficha de inscrição (preenchimento obrigatório) - clique aqui.
Carta com no máximo 01 página justificando seu interesse pelo curso, área e tempo de atuação na educação básica.
Cópia: RG, CPF e Comprovante de Escolaridade.
1 Foto 3x4;
Comprovação que atua na Educação Básica (declaração da escola, cópia do último contra cheque ou ato de investidura);
2. Critérios de seleção:
Entrega de todos os documentos.
Aplicabilidade do conteúdo do curso para sua atuação profissional.
Tempo de atuação na educação básica.
Prioridade para servidor público.
3. Divulgação do resultado (a partir de 01/06/2011) no site http://www.cienciasecognicao.org.
4. Pagamento da Taxa de Material (forma de pagamento a ser confirmada e divulgada junto com o resultado).
5. Confirmação da inscrição (06 a 10/06/2011), com a Secretária da Extensão (Sra. Edna Souza) do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, IBCCF, CCS, bloco G, Sala G1-019 (das 10:00 às 16:00):
Apresentação do comprovante do pagamento da taxa de material no valor de 30 reais.6. Convocação da lista de espera (a partir de 14/06/2011):
Divulgação no site http://www.cienciasecognicao.org

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Filosofia do Conhecimento
Como se constrói o conceito de conhecimento na escola?
Relação entre ciência e conhecimento.
• Desenvolvimento do Sistema Nervoso
Como ocorre o desenvolvimento das principais estruturas do Sistema Nervoso.
Relação entre fases do desenvolvimento neural com as fases de desenvolvimento propostas por Piaget, Wallon, Vigotsky, assim como a reflexão da justificativa de organização do conteúdo escolar.
Período Crítico.
• Sensações e Movimento
Importância dos órgãos sensoriais como detectores de informação ambiental.
Percepção, planejamento e execução das respostas;
Diferentes tipos de percepções, imaginação, criatividade e interpretação dentro do contexto escolar e como estes fenômenos interferem no processo ensino-aprendizagem.
• Memória e Aprendizado
Relação entre memória e aprendizagem.
Principais processos de formação de memória dentro do contexto escolar.
Importância do esquecer para aprender.
Métodos de memorização e aprendizagem mecânica.
Aprendizagem de modo significativo.
• Cognição: Linguagem e Inteligência
As diferentes formas de linguagem.
Qual a principal forma de linguagem cobrada na escola?
Inteligências Múltiplas.
• Distúrbios de Aprendizagem
Quando o processo de aprendizagem sofre perturbações.
Principais distúrbios encontrados nas escola: Dislexia, TDAH, etc.
• Sono, Ritmos Biológicos e Aproveitamento Escolar
Em qual ritmo nosso organismo funciona?
Por que uma boa noite de sono é tão importante para o rendimento físico e mental?
Por que, em geral, crianças rendem mais estudando pela manhã e adolescentes rendem mais estudando a tarde?
A organização dos turnos escolares e os ritmos biológicos?
• Aulas Práticas Demonstrativas
• Relatos de Experiências no Ensino de Neurociências no Ensino Básico
• Confecção de Materiais Didáticos
• Oficinas Práticas: Braile, Aprendendo com a Visão, Ilusões Visuais, Sentidos Químicos, Audição, Equilíbrio, Movimento e Tempo de Reação, dentre outras

Desenvolvimento de Atividades Práticas e Avaliação

TAXA: R$ 30,00 – taxa de material.

Período: 25/07/2011 a 29/07/2011

Local: Instituto de Biofísica, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro – RJ.
Unidade: Instituto de Biofísica

Público Alvo: professores da rede pública e privada de ensino do estado do Rio de Janeiro

Carga Horária: 60 horas

Contato:

Site - http://www.cienciasecognicao.org/cursos/2011_fc.htm
E-mail: cate@biof.ufrj.br
Telefone: (21) 2562-6722 (21) 2562-6722

Valor: 30,00 (não-associados de Ciências e Cognição), 25,00 (associados)

Coordenador: Alfred Sholl Franco

METODOLOGIA:

Aulas teóricas, seminários e aulas práticas, alem da apresentação de vídeos.

REQUISITO DE AVALIAÇÃO:

Participação e apresentação de relatório das atividades. Desenvolvimento de atividades práticas.

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