terça-feira, 26 de abril de 2011

Prêmio Internacional Educarede - 2011


www.educared.org/premiointernacional

O Prêmio Internacional Educarede, dirigido a docentes e alunos de centros escolares de todo mundo, consiste na realização de trabalhos com as TIC relacionados com os temas do currículo escolar.

Definição e Objetivos

O Prêmio Internacional Educarede nasce da experiência do Certamen Educared A Navegar. Este Concurso vinha-se celebrado anualmente na Espanha e que no curso escolar 2009-2010, com o novo portal global da Educarede, converteu-se numa iniciativa internacional.

Com o Prêmio Internacional Educarede, Fundação Telefônica, através do seu programa Educarede, deseja facilitar aos docentes novas ferramentas, conhecimentos e métodos de trabalho para que estejam preparados para as mudanças que as Tecnologias da Informação e a Comunicação (TIC) provocam em nossa sociedade e nas novas gerações de estudantes, bem como nos métodos de ensino e aprendizagem.

Atendendo a esta filosofia, Educarede convoca anualmente esta iniciativa direcionada a centros educativos de todo mundo, com os seguintes objetivos:

Promover o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação.
Conscientizar à comunidade educativa do potencial valor das TIC como recurso para o ensino e a educação.
Colocar ao alcance da comunidade educativa iniciativas e atividades relacionadas com este objetivo.
• Reconhecer o esforço dos docentes por introduzir as TIC nos processos de ensino-aprendizagem.

Para participar, não é necessário ter conhecimentos prévios sobre o uso das TIC, já que o professor terá a sua disposição no site do Prêmio, guias didáticos que ajudará a enfocar o trabalho on-line e também as atividades paralelas que se podem desenvolver na aula. Ademais, sempre terá ao seu dispor um telefone e um e-mail que resolverá todas as suas dúvidas técnicas e didáticas.

Pode-se participar elaborando qualquer tipo de trabalho com as TIC, independentemente da ferramenta que se utilize. Assim, poderá apresentar, desde site, blogues ou wikis, WebQuest, até trabalhos elaborados em redes sociais, ferramentas "na nuvem" (Google Earth, Scrible Maps, Prezi, SpeakingImages...). O objetivo é elaborar trabalhos que estejam relacionados com as atividades e conteúdos que trabalham diariamente nas aulas, em relação direta com a atividade de ensino-aprendizagem.

Podem participar professores e alunos de todo mundo, de centros educativos onde se dê formação “regrada” de alunos entre 3 e 18 anos. Também poderão participar centros de formação de adultos e centros de educação especial ou formação profissional.

Ademais, poderão apresentar-se trabalhos em diversos idiomas: espanhol, português ou idiomas oficiais do estado espanhol (galego, euskera, catalão). Adicionalmente se admitirá trabalhos em outros idiomas (inglês, alemão...) desde que sejam trabalhos enquadrados dentro do ensino de idiomas.

Trata-se de um Prêmio de caráter pedagógico. Portanto, o Júri não só valorizará o produto final, senão também o projeto educativo sobre o que se fundamenta: as atividades paralelas que se tenham desenvolvido na aula, o nível de envolvimento que tenha conseguido dos alunos, a avaliação contínua ou o seguimento que tenha realizado do trabalho da equipe, etc

As equipes que resultem ganhadores de cada edição recebem uma série de prêmios, tanto para elas, professores e alunos, como para o seu centro educativo, com a intenção, não só de premiar aos ganhadores, senão de colaborar na melhor dotação tecnológica dos próprios colégios.

Em cada edição foram incorporando novidades e modificações no seu funcionamento, mas a nossa filosofia sempre subsisti: apoiar à comunidade educativa para a introdução das TIC nas aulas e utilizá-las como uma ferramenta útil no labor de ensino-aprendizagem.

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