sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Casas das Áfricas



de 17 de janeiro a 27 de março
Islã: Arte e Civilização

A exposição contará com acervos fundamentais de diversos países e instituições, incluindo a Casa das Áfricas.

Horário: 19h30. Confirmar presença pelo telefone: (11) 3113-3600.

Aberta para visitação a partir do dia 18, de terça a domingo, 10h às 20h.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil. Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro-SP. Informações: (11) 3313-3651.

de 17 a 22 de julho
XXVI Simpósio Nacional História - ANPUH 50 anos


Simpósio 001
"De que África estamos falando: perspectivas da pesquisa histórica e do ensino de História da África (do século XI à primeira metade do século XIX)".
Coordenadores: MARIA Cristina Cortez Wissenbach (Pós Doutor(a) - Departamento de História USP), Vanicecleia Silva Santos Doutor(a) - Universidade Federal Minas Gerais).
Confira o site do evento: www.snh2011.anpuh.org

LIVROS SOBRE A ÁFRICA


Agenda Janeiro 2011 Ver completo em : www.casadasafricas.org.br


Associações, instituições e universidades

http://www.africanti.org/
O projeto Africa'nti se propõe a ser um observador da inserção e do impacto das tecnologias e da comunição na África.
O objetivo do site é oferecer uma visão da evolução das tecnologias e de seus usos, afim de poder determinar suas implicações, notadamente sobre o plano espacial e, mais particularmente, no domínio das trocas. Há alguns artigos com texto integral em arquivo pdf. Versão: francês.


Angola on the Move

http://www.zmo.de/angola/
Site do Simpósio Internacional Angola on the Move. Transport Routes, Comunications and History, ocorrido em Berlim entre os dias 24 e 26 de setembro de 2003. Do site constam os participantes e respectivos trabalhos em versão integral (pdf). Versão: inglês.

Anistia Internacional

http://www.amnestyusa.org/spanish/regions/africa
Site da Anistia Internacional com boletins sobre a situação dos direitos humanos nos países em que o órgão atua. Versão em inglês e espanhol.


Basler Afrika Biblographien - Namibia Resource Centre - Southern Africa Library

http://www.baslerafrika.ch/
O Basler Afrika Bibliographien, que está localizado na Basiléia, Suíca, possui uma biblioteca especializada no sudoeste africano, e também uma casa editorial e uma livraria de livros antigos sobre o tema.
O BAB foi fundado em 1971 por Carl Schlettwein com a intenção de oferecer acesso à informações bibliográficas sobre África em geral, com foco particular sobre a Namíbia.
Desde 1995, o BAB também tem sido conhecido por 'Namibia Resource Centre - Southern Africa Library'.
O site disponibiliza online uma lista completa dos títulos de artigos, monografias e periódicos que possuem.

Casa de Angola

http://www.casadeangola.org
Site da Casa de Angola, associação sediada em Lisboa. O site traz informações sobre as atividades da associação, sobre autores e artistas angolanos e notícias de Angola.


Centro de Estudos Africanos - ISCTE (Lisboa)

http://www.cea.iscte.pt/
Site com informações sobre o CEA, instituição criada em 1990, e que tem como principais atividades a investigação, os debates e as publicações. O CEA oferece programas de mestrado e doutoramento em Estudos Africanos.

Centro de Estudos Africanos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

http://www.fl.ul.pt/licenciaturas/estudos_africanos/index.htm
O site oferece informações sobre o curso de Licenciatura em Estudos Africanos, que possui as áreas de especialização: Área de História e Política; Área de Língua, Literatura e Cultura. Vale consultar os programas oferecidos por disciplina (em arquivo pdf), pois há vasta indicação bibliográfica sobre os temas abordados.

Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto

http://www.letras.up.pt/ceaup

Site do CEAUP, instituição de ensino que visa desenvolver sistematicamente os Estudos Africanos nas áreas das ciências sociais e humanas, da economia e desenvolvimento, da história, património, língua e cultura. O Centro publica a revista Africana Studia que não está com seu conteúdo integral online.

Centro de Estudos Afro-Asiáticos - Univ. Cândido Mendes

http://www.ucam.edu.br/ceaa/
O Centro de Estudos Afro-Asiáticos ? CEAA foi criado em 1973, e desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão e cooperação com os continentes africano e asiático.
No campo do ensino, o CEAA oferece, desde 1996, cursos de pós-graduação lato sensu em História da África, e edita, desde 1978, a revista Estudos Afro-Asiáticos.
A Biblioteca possui um acervo que alimenta as demandas dos cursos e das pesquisas das áreas de sua especialidade.
O CEAA elabora e executa acordos de cooperação educacional, cultural e técnica com os continentes africano e asiático, além de manter permanente contato e intercâmbio com instituições brasileiras e estrangeiras, públicas e privadas, e com movimentos sociais. Versão: português.

Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amilcar Cabral - CIDAC

http://www.cidac.pt
O CIDAC foi criado em Lisboa, em maio de 1974, e sua sigla remetia à Centro de Informação e Documentação Anti-Colonial, e tinha como prioridade disponibilizar a informação que, ao longo de anos, o chamado 'Grupo do BAC' (Boletim Anti-Colonial) tinha clandestinamente recolhido, tratado e difundido, como forma de despertar os cidadãos para a injustiça da ocupação e da guerra colonial e para a urgência do derrube da ditadura. Posteriormente, o CIDAC propôs-se contribuir para uma mobilização nacional que garantisse o reconhecimento, por parte do poder criado na sequência do 25 de Abril, do direito à autodeterminação e independência das colônias portuguesas.
Atualmente, o CIDAC identificou quatro temáticas-chave nas quais se empenha prioritariamente: Comércio e Desenvolvimento, Migrações e Desenvolvimento, Cooperação para o Desenvolvimento e Educação para o Desenvolvimento (nos dois últimos casos consideradas justamente enquanto temáticas e não na sua vertente operacional).
O CIDAC possui uma excelente biblioteca, composta inclusive por documentos e coleções completas de jornal, relativa à colonização portuguesa em África, à guerra colonial, às lutas de libertação nacional e ao processo de descolonização, entre outros temas.
Informatizada na década de 80, a parte correspondente às monografias e à documentação cinzenta contém 5.735 registros bibliográficos. Os títulos das publicações periódicas, num total de 1050, estão também informatizados. A consulta pode ser realizada através de um catálogo bibliográfico on-line, e a partir do mesmo é possível solicitar a reprodução e envio por correio de documentos selecionados.

Centro de Pesquisa Interdisciplinária sobre África em Frankfurt

http://www.ziaf.de/englisch/index_e.htm
Instituto de pesquisas da Johann Wolfgang Goethe-University. Oferece um amplo espectro dos debates científicos sobre África: estudos arqueológico-botânicos, botânica, medicina, paleontologia, geografia e zoologia cobrindo as ciências naturais enquanto as humanas incluem áreas temáticas como lingüística e línguas africanas, arqueologia, etnologia histórica, sociologia política e economia geográfica.


CODESRIA

http://www.codesria.org/
Site do Conselho para o desenvolvimento da pesquisa em Ciências Sociais na África. Há uma relação completa dos boletins publicados pelo CODESRIA, alguns deles com texto integral em arquivo pdf, bem como um banco de monografias desenvolvidas no âmbito do CODESRIA com textos integrais. Versão: francês e inglês.


Ilú Obá De Min - Educação, Cultura e Arte Negra

http://www.iluobademin.com.br/home1.htm
Entidade feminina, sem fins lucrativos, surgiu ao longo de vinte anos de pesquisa-ação desenvolvidas com variados grupos sociais tendo como base, as culturas de matriz africana e afro-brasileira. O objetivo da entidade é preservar e divulgar a cultura negra no Brasil, mantendo diálogo cultural constante com o continente africano através dos instrumentos, dos cânticos, dos toques e da corporeidade, além de abrir novos espaços, de maneira lúdica e responsável, visando o fortalecimento individual e coletivo das mulheres na sociedade.

Institut des Études Africaines de Rabat

http://www.jamiati.ma/Professeurs/recherche/Equipes_de_recherche/Pages/Aceuil_presentation_equipe_re

O Institut des Études Africaines (I.E.A) é um centro universitário de investigação fundamental que depende da Universidade Mohamed V-Soussi de Rabat. Foi criado em 1987 e suas atividades começaram em 1990.
O I.E.A . se interessa pelo estudo do patrimônio comum afro-marroquino em diferentes aspectos civilizacionais, em línguas africanas e em outras questões que tratam da realidade africana imediata (desertificacion e problemas de água, imigracion, conflitos territoriais etc. Versões em francês, espanhol, inglês e árabe.

Pós-graduação Unicamp: História social da África

http://www.ifch.unicamp.br/pos/historia/index.php?texto=lpesquisa&menu=menulpesquisa#area31
A Linha História Social da África se ocupa da pesquisa de espaços e contextos informados por identidades, práticas e pensamentos vinculados à África, propondo uma junção entre pesquisadores da área nos Departamentos de Antropologia e História da Unicamp. Um eixo essencial é a construção dessas identidades, práticas e pensamentos através do espaço e do tempo em situações transnacionais e diaspóricas. Assim, uma idéia central dessa linha é que "África" foi desde o início um construto transnacional e diaspórico por excelência. O estudo e domínio de línguas usadas em contextos africanos e outros espaços, como instrumentos essenciais de pesquisa, representa também uma preocupação central desta linha, assim como o estudo da cultura material dos africanos e seus descendentes. Docentes: Fernando Rosa Ribeiro, Robert Wayne Slenes, Omar Ribeiro Thomaz.


Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos - UFBA

http://www.posafro.ufba.br/
O Centro de Estudos Afro-Orientais, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, oferece um Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos, com 15 vagas em nível de mestrado e 8 em nível de doutorado, aberto a candidatos/as com curso superior legalmente reconhecido em qualquer área disciplinar. O programa busca formar pesquisadores voltados para o contexto africano e para as populações afro-americanas, com ênfase nos processos de construção de identidades étnicas e raciais.

Universidade Eduardo Mondlane

http://www.uem.mz/

Site da Universidade moçambicana Eduardo Mondlane. Contém informações institucionais, sobre os cursos oferecidos, bem como a relação dos docentes com respectivos endereços para contato.

University of Ghana

www.ug.edu.gh/
Site da universidade do Ghana com informações institucionais, cursos e departamentos. Versão: inglês.

W. E. B. Du Bois. Institute for African and African American Research
http://www.fas.harvard.edu/~du_bois/
Site do instituto, que discute africanidade e afro-americanidade. Versão: inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário