quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

AVM Faculdade Integrada - www.avm.edu.br








DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Objetivos do Curso:

Formação de docentes no nível superior para as disciplinas que integram as quatro séries finais do ensino fundamental, o ensino médio e a educação profissional em nível médio. O programa é destinado a portadores de diploma de nível superior, em cursos relacionados à habilitação pretendida, que ofereçam sólida base de conhecimentos na área de estudos ligada a essa habilitação.

Disciplinas do Curso:


1 - ANÁLISE BIO-PSICOLÓGICA DO ALUNADO
Desenvolvimento humano e aprendizagem: histórico, concepções e metodologias. Infância e adolescência: construção da identidade, da auto-estima, dos valores morais e dos limites. Abordagem dos aspectos bio-psico-social e cultural do desenvolvimento do sujeito e sua influência nas bases cognitivas da aprendizagem. Problemas de aprendizagem: a produção do fracasso escolar, mecanismos de exclusão. Procedimentos de superação. Determinantes e prevenção das deficiências.


2 - DIDÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Definição e Importância; A Didática e o Processo Ensino-Aprendizagem. Agentes do Processo Pedagógico: Professor e Aluno. O contexto escolar e seus desafios no Ensino Fundamental e Médio. Diversidade na sala de aula. O planejamento Educacional no âmbito do Ensino Fundamental e Médio. Práticas de Ensino. Projeto Político-Pedagógico. Sistemas de Avaliação no âmbito do Ensino Fundamental e Médio.


3 - DINÂMICA DE GRUPO
O conhecimento técnico para a execução de tarefas em tempos de trabalho em equipe. Processos de interação e processo humano. Dinâmicas e jogos: desenvolvimeto de conhecimentos teórico-práticos dos processos grupais e das relações humanas: a ótica da abordagem construtivista. Liderança.


4 - FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Definições e Funções da Filosofia. Filosofia e Senso Comum. Os Grandes Problemas Filosóficos. Fundamentos da Epistemologia: tipos de conhecimento. A Educação e a Filosofia. Concepções de Filosofia da Educação. O Conhecimento Filosófico e o Pensamento Reflexivo. Os Pressupostos Filosóficos Subjacentes às Práticas Educativas: Fundamentos Antropológicos (o Homem), Axiológicos (Valores), Epistemológicos (Conhecimento) e Políticos (Poder). Concepções Filosóficas da Educação no Mundo Contemporâneo. Os Problemas Filosóficos da Educação Brasileira. A Significação Ideológica do Discurso Pedagógico. Estudo das Correntes Filosóficas da Educação e de sua Relação com as Tendências Pedagógicas.


5 - MÉTODOS E PROJETOS DE AVALIAÇÕES
Pedagogia de Projetos: das idéias de Dewey à realidade da educação do século XXI. Um modo seguro de provocar aprendizagem. Ensino-aprendizagem e processos pedagógicos. Pedagogia de Projetos e a reciprocidade, a autonomia e a aprendizagem significativa. Vida cooperativa e Pedagogia de Projetos. Conhecimento escolar, projetos de trabalho e disciplinas acadêmicas. A interdisciplinaridade e a pedagogia de projetos. Concepção globalizante de conhecimento. Trabalhando com Projetos, interligando conteúdos e compartilhando reflexões. O que pensam Gardner e Lipman. Tipos de Projeto: Projeto empreendimento; Projeto competência/conhecimento; Projeto vida cotidiana; Projeto Institucional.


6 - PRÁTICAS DE ENSINO LEIS E ARTES
Práticas culturais escolares e não escolares: organização e características. Pluralidade Cultural e sociedade. Hibridismo cultural e identidade social. Educação e Relações de gênero. A promoção da Saúde através da Educação. A saúde escolar. Interação entre o homem e seu ambiente natural ou construído, rural ou urbano. A saúde e a doença como expressão cultural. A Ação Educativa nos Serviços Básicos de Saúde. Bioética. As Pessoas e suas Relações com o Meio Ambiente. Educação Ambiental: Uma das Dimensões da Educação. Educação Ambiental formal, Não Formal e informal. A Apropriação do Meio Ambiente pelo Homem: o Uso dos Rrecursos Naturais e Implicações Éticas. A Situação Ambiental Local.

* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado, pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total de cada curso.



©2011 AVM Faculdade Integrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário