terça-feira, 13 de julho de 2010

Casa das Áfricas - http://casadasafricas.org.br





http://casadasafricas.org.br

A Casa das Áfricas é um centro de pesquisa e de promoção de atividades culturais relacionadas ao continente africano. O seu objetivo é contribuir para o processo de produção e ampliação de conhecimentos sobre as sociedades africanas e para o diálogo entre instituições e pesquisadores que tenham como foco de trabalho a África.





Suas atividades incluem cursos e debates com a participação de convidados brasileiros e estrangeiros. Realiza projetos no continente africano, dando prioridade aos locais em que haja estudos anteriores de pesquisadores da Casa das Áfricas. Faz parte de seus objetivos possibilitar retorno e/ou contrapartida à população e ao país concernente às pesquisas.

No Brasil, as ações visam dois objetivos principais: fornecer elementos que ajudem a sociedade brasileira a melhor conhecer as sociedades africanas; apoiar africanos residentes no país, com especial atenção para os estudantes e imigrantes.

A entidade também publica e sugere a publicação de material sobre África, original e de tradução.

O espaço, situado em São Paulo, conta ainda com uma biblioteca-midiateca e um acervo de cultura material, disponíveis para consulta no local e na Web. A partir deste conjunto, composto por diferentes mídias (como livros, DVDs e CDs) e aberto à consulta pública, oferecemos material de informação referente à cultura, história e questões contemporâneas das diversas regiões africanas.

Quem somos
A Casa das Áfricas é um programa da Associação Bem Comum, entidade sem fins lucrativos sediada em São Paulo, fundada em 2002 e certificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) pelo Ministério da Justiça do Brasil em 2004.

História da Casa
O programa Casa das Áfricas iniciou-se em 2003 a partir do encontro de um grupo de amigos que, de diferentes perspectivas, haviam criado vínculos com o continente africano e desejavam compartilhar suas experiências com um maior número de pessoas.

São fundadores da Casa das Áfricas e membros da Associação Bem Comum: Acácio Almeida (Doutor em Sociologia/USP); Daniela Moreau (Historiadora); Denise Dias Barros (Doutora em Sociologia/USP) e Gianni Puzzo (Cineasta).

Colaboraram também com a instituição, ajudando a criar suas raízes: Kelly Cristina Oliveira Araújo (Mestre em História/USP), Luena Nascimento Nunes Pereira (Doutora em Antropologia/USP), Maria Paula Adinolfi (Mestre em História/USP), Paulo Daniel Farah (Doutor em Letras/USP), Cleude de Jesus (Bacharel em Direito/PUC)e Francisco Toledo (Bacharel em Ciências Sociais/USP).


Equipe da Casa das Áfricas
Daniela Moreau – Coordenadora

Acácio Almeida – Vice-Coordenador/Pesquisador

Denise Dias Barros – Pesquisadora associada (Convênio USP)

Luciane Silva – Pesquisadora associada

Daniela Baudouin – Responsável site/biblioteca. Editora Boletim

Simone dos Santos – Secretária

Francisco Aquino – Informática

Alan Roso – Assistente web e biblioteca

André Briant – Auxiliar de pesquisa

Talita Vecchia – Auxiliar de pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário