sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Participação no II Congresso Muito Especial

O Instituto Muito Especial, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, realizou o II Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência do Rio de Janeiro. O evento aconteceu entre os dias 24 e 27 de agosto. O objetivo foi promover o debate sobre os tipos de tecnologia assistiva existentes e as inovações da pesquisa científica na área.
Durante a programação do evento, houve a apresentação de Painéis nos quais a comunidade científica pode divulgar para o público o que vem sendo desenvolvido no meio acadêmico. Os pesquisadores Antonio Ricardo Penha e Christiane Maria Costa Carneiro Penha, representando a Faculdade Gama e Souza, O CH Penha Projetos Educacionais e a Escola Municipal Cecília Meireles 5a. CRE- IHA, inscreveram trabalhos para os Painéis e apresentaram nos dia 26 de Agosto, abordando a LIBRAS e sua importância na formação profissional do aluno surdo. Como sempre fazem, o professor Antonio construiu o projeto baseado nas informações técnicas emitidas pela professora Christiane, e esta fez a apresentação oral considerando em sua fala, as experiências obtidas no Laboratório de Projetos de Qualificação em Libras da Faculdade Gama e Souza, e da prática em sala de aula.
A proposta do Instituto Muito Especial para o evento foi o de trazer informações sobre as tecnologias existentes: Softwares Assistivos - Inovação na Produção AcadêmicaVisa apresentar projetos inovadores da Tecnologia da Informação voltados para usuários com deficiência físicas, sensoriais ou intelectuais.
- Inclusão Profissional - Qualificação e OportunidadeA proposta é apresentar projetos que envolvam soluções inovadoras sobre qualificação e oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência.
- Tecnologias AssitivasVisa apresentar projetos inovadores em qualquer área da tecnologia assistiva.
- Educação InclusivaTem como proposta apresentar projetos voltados para a educação inclusiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário