segunda-feira, 5 de agosto de 2013
Simpósio de Educação e Pós-Graduação (Stricto Sensu - Mestrado/Doutorado) na UERJ.
CAp-UERJ promove Simpósio de Educação.
O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) vai realizar em outubro o VIII Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: desafios e propostas – demandas emergentes em Educação.
O evento tem como objetivos:
1. Promover trocas acadêmicas entre profissionais que atuam em instituições de ensino do Rio de Janeiro ou de outras localidades, buscando transpor os limites institucionais entre elas;
2. Proporcionar a divulgação de diferentes processos e metodologias de ensino e aprendizagem, considerando-se as heterogeneidades do fazer educacional nesse século;
3. Fomentar possíveis parcerias em atividades de pesquisa e de extensão entre as instituições participantes;
4. Refletir sobre problemas emergenciais contemporâneos de interesse geral para a educação, considerando as demandas emergentes no campo;
5. Discutir e reafirmar o papel que os Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação vêm, há algum tempo, desempenhando na formação de professores, assim como na criação de novas metodologias de ensino;
6. Dar continuidade aos esforços de aproximação acadêmica, cultural e organizacional entre Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação com outras instituições de ensino, seja no viés reflexivo sobre metodologias inovadoras, seja como espaço de formação docente, inicial e continuada.
O público alvo é composto por professores de CAps, funcionários técnico-administrativos, estudantes de graduação de cursos de licenciaturas, professores das demais escolas que atendam à Educação Básica.
APRESENTAÇÃO:
VIII Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: desafios e propostas – demandas
emergentes em Educação, realizado pelo Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
– CAp-UERJ – tem, como objetivo central, nessa edição de 2013, promover a reflexão e o
debate acerca de temas atuais no campo educacional.
Articulam-se nessa grande teia temas relacionados às diferenças que demandam por respeito
e compreensão dentro dos espaços escolares e para além deles; as políticas afirmativas na
Educação Básica; a judicialização da educação no Brasil; as contribuições e implicações do
Plano Nacional de Educação; práticas no/do cotidiano da sala de aula; o CAp como espaço de
formação docente, inicial e continuada. Todas essas demandas precisam estar articuladas ao
que nos propõem as políticas educacionais brasileiras.
A função dos Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação como espaços de formação de
professores e de oferta de Educação Básica, articulada aos pilares da Universidade, a saber:
ensino, pesquisa e extensão se inserem também no que propõe a oitava edição do Simpósio
Educação e Sociedade Contemporânea do CAp-UERJ, pois contribuem para refletirmos sobre
algumas das demandas emergentes nessa segunda década do século XXI e, ainda, para nos
(re)pensarmos frente as mesmas.
OBJETIVOS:
1. Promover trocas acadêmicas entre profissionais que atuam em instituições de ensino
do Rio de Janeiro ou de outras localidades, buscando transpor os limites institucionais
entre elas;
2. Proporcionar a divulgação de diferentes processos e metodologias de ensino –
aprendizagem, considerando-se as diferenças que são parte do fazer educacional
nesse século;
3. Fomentar possíveis parcerias em atividades de pesquisa e de extensão entre as
instituições participantes;
4. Refletir sobre problemas emergenciais contemporâneos de interesse geral para a
educação, considerando as demandas emergentes no campo;
5. Discutir e reafirmar o papel que os Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação vêm, há
algum tempo, desempenhando na formação de professores, assim como na criação de
novas metodologias de ensino;
6. Dar continuidade aos esforços de aproximação acadêmica, cultural e organizacional
entre Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação com outras instituições de ensino, seja
no viés reflexivo sobre metodologias inovadoras, seja como espaço de formação
docente, inicial e continuada.
Os CAps – quem são e a quem se destinam?
Os Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação, mais conhecidos como CAp, são instituições de
Ensino Fundamental e Médio vinculadas às universidades. Atuam, por sua especificidade, na
interface entre a educação básica e a educação superior e, por esse motivo, também
funcionam como campo de estágio supervisionado para os estudantes dos diferentes cursos
de licenciaturas, em suas áreas de conhecimento.
Além da contribuição ímpar na formação de professores, os CAps desenvolvem atividades
relevantes na produção e na difusão de conhecimento, com destaque para novas
metodologias de ensino.
No atual contexto de profundas mudanças sociais e culturais, os CAps buscam, continuamente,
estar a frente no que se refere à experimentação de metodologias e produção de matérias que
visem oferecer constantemente uma educação de referência e de ponta para seus estudantes
da educação básica e da educação superior. Para isso,o desenvolvimento das ações de ensino,
de pesquisa e de extensão universitária são relevantes para sua história.
COMISSÃO ORGANIZADORA: (coordenação geral):
Profª Drª Andrea da Paixão Fernandes (Coordenadora Geral);
Profª Drª Bárbara Balzana;
Profª Msª Débora Lage;
Prof Dr Esequiel Rodrigues de Oliveira;
Profª Drª Jonê Carla Baião;
Prof Dr Lincoln Tavares Silva (Presidente);
Profª Drª Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto (Vice-Presidente);
Profª Drª Maria da Conceição Carvalho Rosa.
COMISSÃO CIENTÍFICA:
Profª Drª Andrea da Paixão Fernandes;
Profª Drª Jonê Carla Baião;
Profª Drª Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto.
COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO:
Profª Drª Maria da Conceição Carvalho Rosa;
Rodrigo Abrahim.
COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA:
Profª Drª Bárbara Balzana;
Prof Dr Esequiel Rodrigues de Oliveira;
Profª Drª Andrea da Paixão Fernandes.
COMISSÃO DE EDITORAÇÃO:
Profª Msª Débora Lage;
Prof Dr Esequiel Rodrigues de Oliveira.
SECRETARIA:
Atílio José Grigoli;
Lúcia Facco;
Bruno Alves;
Caroline Lopes.
As inscrições estarão abertas até o dia 10 de outubro, e podem ser feitas online no site do Centro de Produção da Uerj: (www.cepuerj.uerj.br).
PÓS-GRADUAÇÃO: INSCRIÇÕES ABERTAS EM DIVERSAS ÁREAS.
A Faculdade de Educação e o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro estão com inscrições abertas para cursos de mestrado e doutorado.
Na área de educação, a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense oferece pós em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas. O programa do curso, um mestrado acadêmico, estrutura-se em torno de duas linhas de pesquisa, a saber: Educação, Comunicação e Cultura; e Educação, Escola e seus Sujeitos Sociais. O objetivo é realizar pesquisas que investiguem fenômenos educacionais e culturais em periferias urbanas, focalizando os que se refiram às atividades educativas de qualquer tipo (escolares e extra-escolares) e seus atores, com o propósito de formar pesquisadores e aperfeiçoando profissionais da educação. Visa-se propiciar, ainda, nas investigações e discussões desenvolvidas, a compreensão dos problemas educacionais enfrentados pelas populações de periferias urbanas, assim como a busca de possíveis soluções para tais problemas. As inscrições estarão abertas até o dia 30 de agosto e o valor da taxa de seleção é de R$ 100,00 (cem reais).
Outra opção em educação são o Mestrado e o Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana, turmas com início previsto para o primeiro semestre de 2014. O objetivo do curso é a formação de pessoal qualificado para o exercício das atividades de pesquisa, magistério superior e desenvolvimento de políticas públicas e formação humana. As inscrições irão até o dia 12 de setembro e o valor da taxa de seleção é de R$30,00 (trinta reais).
Já o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas tem como opção o Mestrado em Ciências Sociais. O programa se estrutura em torno de nove linhas de pesquisa: cultura e política; desigualdades e diferenças sociais; estudos urbanos e percepções do ambiente; imagens e perspectivas da subjetividade; pensamento social brasileiro; relações étnicas, raciais e relações de gênero; religião e movimentos sociais; teoria e práticas sócio-políticas. O curso objetiva formar pessoal qualificado para o exercício das atividades de pesquisa e de magistério superior, indivíduos capazes de participar criticamente dos dilemas contemporâneos a partir de uma abordagem interdisciplinar que envolve o diálogo entre as três disciplinas clássicas das Ciências Sociais: Antropologia, Sociologia e Ciências Políticas. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de agosto, e o valor da taxa de seleção é de R$ 100,00 (cem reais).
Outras informações no site do Centro de Produção da Uerj: (www.cepuerj.uerj.br)
CENTRO DE PRODUÇÃO DA UERJ -
Rua São Francisco Xavier, 524.
Maracanã, Rio de Janeiro, RJ.
1º andar, Bloco A, Sala 1006.
CEP: 20559-900
Horário de atendimento na Recepção: de 2ª a 6ª feira, das 9h às 19h.
Teleatendimento: (21) 2334.0639 de 2ª a 6ª feira, das 8h às 19h.
E-mail: cepuerj@uerj.br
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