terça-feira, 6 de novembro de 2012
Mestrado Profissional Adolescente em conflito com a lei (MP ACL)
O Mestrado Profissional Adolescente em conflito com a lei (MP ACL) é um curso pioneiro na área interdisciplinar e de direitos humanos que busca aliar o rigor acadêmico de formação e pesquisa com o atendimento das exigências de profissionais com alto nível de qualificação para lidar com uma situação social crítica da maior relevância em nosso país - o adolescente em conflito com a lei. O grupo de professores, pesquisadores e profissionais que se reúne em torno da proposta desse mestrado profissional são oriundos de diferentes áreas de conhecimento - filosofia, antropologia, pedagogia, medicina, serviço social, psicologia, direito, sociologia - e possuem percursos profissionais em diversos setores da área.
Os pressupostos do programa consideram que as políticas e práticas da área implicam a leitura crítica do fenômeno, o esforço permanente de explicitação e objetivação de conceitos e processos vivenciados em um campo profissional pautado pela demanda de pesquisa, construção de conteúdos interdisciplinares e práticas multiprofissionais com o objetivo último de agregar as ações dos discentes e docentes em favor da garantia dos direitos dos adolescentes em conflito com a lei que se revela na busca da eficiência e eficácia, criatividade e compromisso, ousadia e responsabilidade com os sujeitos destinatários da ação profissional.
Os desafios presentes, desde a elaboração da proposta encaminhada e aprovada pela CAPES, e para os quais convocamos também o corpo discente do programa, são: aprimorar a abordagem interdisciplinar; superar as respostas do 'senso comum' dadas aos desafios profissionais cotidianos; transformar as dificuldades presentes na prática profissional em problemas de pesquisa; reelaborar saberes e técnicas de diversas áreas do conhecimento à luz das dificuldades cotidianas dos profissionais-alunos.
Esse é um processo de construção coletiva do conhecimento, resguardando a especificidade da formação profissional e o papel e função das diferentes instituições no desenho e na concretização das políticas públicas da área e seus programas, projetos e serviços. Um esforço para que o conhecimento - na interseção ensino, pesquisa, extensão - seja orientado para o aumento da competência: novos conhecimentos, habilidades e atitudes.
PÚBLICO-ALVO:
Profissionais com cursos superiores em pedagogia, ciências sociais, serviço social, ciências jurídicas, psicologia, antropologia, filosofia, administração, economia, medicina, entre outras e trabalhadores nas áreas da saúde pública, justiça (magistratura, promotoria de justiça, defensoria, advocacia), assistência social, educação, formação de socioeducadores, gestão de políticas públicas e dos direitos infanto-juvenil, instituições profissionais, movimentos sociais e demais setores da sociedade civil.
ESTRUTURA CURRICULAR:
A estrutura curricular do programa se organiza em torno de disciplinas obrigatórias e um rol de disciplinas optativas, oficinas de desenvolvimento de habilidades e atividades programadas; no caso das atividades programadas poderão ser cumpridas no âmbito do curso ou fora dele em atividades pertinentes à prática profissional do aluno na área do adolescente em conflito com a lei.
DISCIPLINAS:
As disciplinas (todas têm 03 créditos) buscam a compreensão do fenômeno do adolescente em conflito com a lei e fornecem subsídios para o percurso do aluno; possibilitam a problematização dos conhecimentos e das práticas do cotidiano, bem como embasam novas metodologias de intervenção profissional.
Disciplinas Obrigatórias:
•Ética e Direitos Humanos.
•A questão social e os problemas epistemológicos das áreas sociais críticas;
•A sociedade globalizada e o mal-estar na contemporaneidade;
•Adolescente em conflito com a lei;
Obs: os alunos deverão cumprir 9 créditos em disciplinas obrigatórias; portanto além das disciplinas 1 e 2, poderão escolher a disciplina 3 ou 4 para cumprir o total de créditos.
Disciplinas Optativas:
•Direito e sistema de justiça: adolescente autor de ato infracional;
•Gestão da política de direitos;
•Grupos e instituições;
•Instituições formadoras da subjetividade;
•Modelos de intervenção e práticas socioeducativas.
Obs: os alunos deverão cumprir 6 créditos em disciplinas optativas.
Oficinas de Desenvolvimento de Habilidades:
As oficinas visam integrar as práticas profissionais aos conhecimentos produzidos em disciplinas e nas pesquisas, materializando produtos que potencializem ações inovadoras e soluções sustentáveis. Buscam assegurar a instrumentalização quanto a procedimentos, técnicas e metodologias para a ação, a partir de estratégias que favorecem o desenvolvimento de habilidades e competências, capacitando os participantes para uma atuação articulada e coordenada. As oficinas estão organizadas em torno de temas problematizadores que permitem aos participantes elaborarem e reorganizarem formas de pensar, sentir e agir sobre as práticas. Propiciam vivências de situações de interesse comum, com o uso de diversas metodologias e abordagens.
Oficinas:
•Oficina de atenção integral à saúde do adolescente;
•Oficina de elaboração de projeto de pesquisa I e II;
•Oficina de estratégias de intervenção em grupos e instituições;
•Oficina de expressões artísticas e culturais: novos paradigmas na ação;
•Oficina de inserção produtiva: trabalho e renda;
•Oficina de itinerários de aprendizagem do adolescente;
•Oficina de mediação de conflitos;
•Oficina de metodologias de gestão de programas de medidas socioeducativas;
•Oficina de práticas profissionais: saberes e instrumentos técnicos;
•Oficina de sistemas de informação e documentação.
Obs: cada oficina tem 2 créditos. O aluno deverá cumprir 4 créditos em oficinas.
Atividades Programadas:
As atividades programadas incluem a diversidade de experiências profissionais e de qualificação do corpo discente em atividades curriculares e extracurriculares. Por exemplo, os seminários sobre conceitos temáticos emergentes focalizam e aprofundam aspectos assinalados em alguma disciplina. Existem duas modalidades de seminário:
•Seminários de Extensão: promovem a interlocução qualificada e continuamente atualizada com outros atores e produtores de conhecimento de universidades nacionais e estrangeiras, centros de pesquisa, estudo e formação de pessoal, instituições parceiras e agentes de políticas públicas;
•Seminários de Integração: favorecem a articulação interna do curso, do corpo docente e discente, relativos ao conteúdo das disciplinas, pesquisas, oficinas e laboratórios.
•Essas atividades poderão abranger, também, aquelas ligadas às práticas profissionais dos discentes fora do âmbito do programa com o intuito de reconhecer, estimular e ampliar seu trânsito na área. O aluno deverá cumprir 5 créditos em atividades programadas.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Adolescente em Conflito com a Lei: Práticas Profissionais.
Buscando, em caráter interdisciplinar, qualificar as práticas profissionais dirigidas ao adolescente em conflito com a lei, essa área de concentração propõe:
•produzir pesquisas sobre o ato infracional na adolescência, suas determinações e aspectos relacionados;
•investigar as modalidades de intervenção;
•desenvolver a compreensão das diversas configurações e a aplicabilidade da gestão de programas e políticas públicas.As diferentes linhas de pesquisas refletem as várias perspectivas teóricas do corpo docente, bem como seus projetos de pesquisas.
LINHAS DE PESQUISA:
Adolescente em conflito com a lei: Violência, Sociedade e Criminalidade.
Congrega pesquisas que investigam as diversas dimensões da vida do adolescente em face aos grandes dilemas da contemporaneidade. Enfoca o adolescente no cenário da violência, como vitima e como autor, em sua complexidade. Identifica e analisa como se articulam e operam as novas ordenações sociais nas experiências dos adolescentes, assim como as possibilidades e estratégias de inserção social, aspectos de sua trajetória, representações e práticas cotidianas.
Professores Integrantes: Profª Dra. Neusa Francisca de Jesus, Prof. Dr. Paulo Artur Malvasi, Profª Dra. Luciene Jimenez, Prof. Dr. Fernando Afonso Salla.
Modelos e Práticas de Intervenção:
Congrega pesquisas que investigam as intervenções profissionais em programas, projetos e ações voltadas ao adolescente em conflito com a lei, identificando e analisando concepções, modelos, técnicas e práticas, com ênfase na abordagem socioeducativa. Estuda outras possibilidades de intervenção, parâmetros e instrumentos de avaliação do atendimento no âmbito judicial, institucional e comunitário, em uma perspectiva interdisciplinar.
Professores Integrantes: Profª Dra. Neusa Francisca de Jesus, Prof. Dr. Paulo Artur Malvasi, Profª Dra. Luciene Jimenez, Prof. Dr. Fernando Afonso Salla.
Modelos e Práticas de Intervenção:
Congrega pesquisas que investigam as intervenções profissionais em programas, projetos e ações voltadas ao adolescente em conflito com a lei, identificando e analisando concepções, modelos, técnicas e práticas, com ênfase na abordagem socioeducativa. Estuda outras possibilidades de intervenção, parâmetros e instrumentos de avaliação do atendimento no âmbito judicial, institucional e comunitário, em uma perspectiva interdisciplinar.
Professores Integrantes: Profª. Dra. Isa Maria Ferreira da Rosa Guará, Profº Me. Flávio Américo Frasseto, Profª Dra. Rosa Elisa M. Barone, Profª Dra. Lavínia S. L. Magiolino, Profº Dr. Adalberto Botarelli.
Gestão da Política de Direitos do Adolescente em conflito com a Lei.
Agrega pesquisas que investigam modelos e práticas de gestão político-institucionais referentes às medidas socioeducativas. Identifica e produz conhecimentos considerados estratégicos na formulação, implementação, financiamento, monitoramento e avaliação da gestão da política de direitos ao adolescente em conflito com a lei. As pesquisas enfocam o papel das instituições/atores do Sistema de Garantia de Direitos, a relação público-privado, a relação entre os diferen tes sistemas das políticas públicas e sobre as competências, atribuições e articulação entre as três esferas da administração pública na gestão do sistema socioeducativo destinado ao adolescente autor de ato infracional.
Professores Integrantes: Profª. Dra. Maria do Rosário Corrêa de Salles Gomes, Profª Dra. Irandi Pereira, Prof. Ms. Cláudio Hortêncio Costa, Profª Dra. Maria do Carmo Alves de Albuquerque, Profª Ma. Adriana Palheta Cardoso.
INFRAESTRUTURA:
O Mestrado possui infraestrutura física e operacional à disposição de docentes e discentes como também dos grupos de pesquisa e núcleos de estudos. As atividades de produção bibliográfica e técnica dos docentes e discentes são desenvolvidas no âmbito do Laboratório Social. O Programa dispõe aos parceiros, integrantes do sistema de garantia de direitos e movimentos sociais, espaço de comunicação via online sobre a produção e atividades que tem aderência às dimensões da área de concentração do Mestrado.
CORPO DOCENTE:
Profa. Dra. Irandi Pereira (Coordenadora);
Profa. Dra. Isa Maria Ferreira da Rosa Guará;
Profa. Dra. Neusa Francisca de Jesus;
Profa. Dra. Rosa Elisa Mirra Barone;
Profa. Dra. Maria do Rosário Corrêa de Salles Gomes;
Profa. Dra. Lavínia Lopes Salomão Magiolino;
Profa. Dra. Maria do Carmo Alves Albuquerque;
Profa. Dra. Luciene Jimenez;
Prof. Dr. Fernando Afonso Salla;
Prof. Ms. Flávio Américo Frasseto;
Prof. Ms. Claudio Hortêncio Costa;
Prof. Ms. Paulo Artur Malvasi;
Prof. Dr. Adalberto Botarelli.
Calendário:
Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei.
Prova Escrita: 01/12/2012 - 09h00 às 12h00.
Entrevistas: 01/12/2012 - 13h00 às 17h30.
Resultado: será divulgado no dia 07/12/2012 (telefone e secretaria) a partir das 14h00.
Local de prova:
Unidade Maria Cândida - Rua Maria Cândida, nº 1813, 3º Andar, Vila Guilherme, SP.
FONTE http://strictosensu.portalpos.com.br/uniban/curso/adolescente
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