Boas-vindas!
Site do evento www.anpae.org.br/simposio2011
O 25º Simpósio Brasileiro e 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, agendados para os dias 26 a 30 de abril de 2011, em São Paulo, se constituem em espaço público internacional para estudar e avaliar políticas e práticas de administração da educação e de formação dos profissionais para o ensino, a pesquisa e a gestão escolar.
As inscrições para o 25º Simpósio Brasileiro e 2º Congresso Ibero-Americano estarão abertas a partir de 03 de janeiro de 2011. Nessa expectativa, aguardamos a sua visita. O que sim já está aberto é o período de submissão de trabalhos ao Comitê Científico, com vistas a sua inclusão na programação científica do evento. O prazo para a submissão de trabalhos expira no dia 20 de dezembro de 2010.
Contamos com a sua participação. Gratos pelo interesse.
o
01 de setembro de 2010 Início da submissão de trabalhos ao Comitê Científico
20 de dezembro de 2010 Último dia para submissão de trabalhos ao Comitê Científico
03 de janeiro de 2011 Abertura das inscrições para participar do evento
01 de março de 2011 Divulgação da relação dos trabalhos aceitos pelo Comitê Científico
04 de abril de 2011 Divulgação do Programa Oficial do evento
Submissão de Trabalhos
Está aberta a submissão de trabalhos para o 25º Simpósio Brasileiro e 2º Congresso Ibero-Americano de 2011. Poderão submeter trabalhos os associados da ANPAE quites com sua contribuição anual de 2010 e convidados internacionais. Acesse o Módulo de Submissão de Trabalhos.
Universidades Anfitriãs
A PUC-SP sediará a programação acadêmica do Simpósio Brasileiro e do Congresso Ibero-Americano.
A FEUSP sediará a comemoração do Jubileu de Ouro da ANPAE no Centro Universitário Maria Antônia.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
serão considerados pelo Comitê Científico os trabalhos que se pautarem estritamente pelas normas de diagramação e formatação e pelas seguintes condições gerais:
1. Poderão submeter trabalhos os associados da ANPAE cadastrados em 2010 e quites com a anuidade de 2010 e convidados internacionais.
2. Cada associado poderá ser autor ou co-autor de até três trabalhos, assim distribuídos: uma comunicação oral ou relato de experiência e até dois pôsteres; caso não seja autor ou co-autor de comunicação ou relato, poderá apresentar até três pôsteres.
3. Cada trabalho poderá ter, no máximo, quatro autores.
4. Não será possível corrigir ou modificar os trabalhos após o seu envio à ANPAE.
Diagramação geral dos trabalhos com vistas à sua publicação
Os trabalhos devem ser digitados em documento Word, fonte Times New Roman, tamanho 12 e com justificação à esquerda e à direita. Informações detalhadas encontram-se nas normas de diagramação e formatação desta página.
A GESTÃO DA ESCOLA EM ( Título fictício em caixa alta negrito)
Abaixo exemplos de um ou mais autores fictícios
Nome da instituição por extenso
Email preferido (um só por autor)
Marhia Inés Silva
Universidade Municipal São José
misilva@urbi.com.br
Benito Vieira
Centro Universitário de Itaipu
benitovieira@gmail.com
Resumo: Este trabalho...(Texto de até 700 caracteres com espaçamento entrelinhas de 1.0);
Palavras-chave:Três palavras separadas por ponto-e-vírgula;
INTRODUÇÃO: Formato dos títulos no corpo do trabalho
O corpo do trabalho deve ser digitado com fonte tamanho 12 e espaçamento entrelinhas de 1.5
Nas citações com recuo, utilizar fonte tamanho 10 e espaçamento entrelinhas de 1.0
NOTAS e Referências (Seguir estritamente as normas da ABNT)
Dados gerais para autores (Vide abaixo)
Normas de formatação de palestras, comunicações e relatos
Os textos completos das conferências, palestras, comunicações orais e relatos de experiências devem ser submetidos em forma de artigo para publicação, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e as seguintes orientações.
• Extensão dos trabalhos. Os textos completos das comunicações orais de ensaios e pesquisas e dos relatos de experiências educacionais, assim como das conferências e das palestras para mesas redondas e sessões especiais – incluindo encabeçamento, resumo, palavras-chave, notas e referências bibliográficas – devem ter entre 20.000 e 40.000 caracteres, incluindo os espaços entre palavras.
• Resumo. O resumo, constituído de um único parágrafo de texto seguido que antecede o corpo do trabalho, deve ter, no máximo, 700 caracteres, incluindo os espaços entre palavras. O resumo deve referir-se ao objetivo do trabalho, ao procedimento metodológico utilizado e aos resultados e conclusões.
• Palavras-chave. Três palavras-chave, em caixa baixa, separadas por ponto-e-vírgula, devem completar o resumo.
• Editor. Word for Windows 1997 ou posterior, tamanho A4, com margem superior e margem esquerda de três cm, margem inferior e margem direita de dois cm.
• Fonte. Times New Roman com tamanho 12 e espaçamento entrelinhas de 1.5 no corpo do trabalho. Nas citações com recuo ao longo do texto do trabalho utilizar fonte de tamanho 10 e espaçamento de 1.0.
• Encabeçamento. Título do trabalho, autor, instituição a que está vinculado e e-mail, conforme diagramação apresentada nesta página.
• Citações e referências. Como os trabalhos aceitos pelo Comitê Científico serão publicados, se requer o estrito cumprimento das normas da ABNT nas citações ao longo do texto e nas correspondentes referências bibliográficas no final do trabalho.
• Notas. Breves notas, de natureza informativa e explicativa, devem constar no final do trabalho antes das referências bibliográficas.
Normas de formatação e apresentação de pôsteres
Os textos que acompanham os pôsteres devem ser redigidos de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e as seguintes orientações.
• Extensão dos textos. Os textos completos sobre o conteúdo dos pôsteres – incluindo encabeçamento, resumo e palavras-chave, notas e referências – devem ter entre 3.000 e 5.000 caracteres, incluindo os espaços entre palavras.
• Resumo. O resumo,constituído de um único parágrafo de texto seguido, que antecede o corpo do trabalho, deve ter, no máximo, 700 caracteres, incluindo os espaços entre palavras. O resumo deve referir-se ao objetivo do trabalho, ao procedimento metodológico utilizado e aos resultados e conclusões..
• Palavras-chave. Três palavras-chave, em caixa baixa, separadas por ponto-e-vírgula, devem completar o resumo.
• Editor. Word for Windows 1997 ou posterior, tamanho A4, com margem superior e margem esquerda de três cm, margem inferior e margem direita de dois cm.
• Fonte. Times New Roman com tamanho 12 e espaçamento entrelinhas de 1.5 no corpo do trabalho. Nas citações com recuo ao longo do texto do trabalho utilizar fonte de tamanho 10 e espaçamento de 1.0.
• Encabeçamento. Título do trabalho, autor, instituição a que está vinculado e e-mail, conforme diagramação apresentada nesta página.
• Citações e referências. Como os trabalhos aceitos pelo Comitê Científico serão publicados, se requer o estrito cumprimento das normas da ABNT nas citações ao longo do texto e nas referências bibliográficas no final do trabalho.
• Notas. Breves notas, de natureza informativa ou explicativa, devem constar no final do trabalho antes das referências bibliográficas.
• Estrutura e dimensões do pôster: Largura: mínima 50 cm e máxima 90 cm. Altura: mínima 80 cm e máxima 120 cm. É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar.
• Conteúdo do pôster. O pôster deve fazer referência ao Simpósio e ao respectivo eixo temático e mencionar seus autores e suas instituições. O conteúdo propriamente dito deve cobrir o título e o desenvolvimento do trabalho, a discussão dos resultados e as conclusões.
• Apresentação do pôster. Os autores são pessoalmente responsáveis pela entrega de seus pôsteres no local e dia da sessão de apresentação de pôsteres em São Paulo e pela sua retirada no último dia do evento. Durante a sessão de apresentação dos pôsteres é necessária a presença de, no mínimo, um dos autores junto ao pôster para atender o público interessado e fazer sua integração com o conjunto dos autores que participam da sessão de pôsteres, além de ter sua presença registrada pela ANPAE.
Critérios de avaliação dos trabalhos pelo Comitê Científico
• Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema
• Relevância da contribuição para a educação e a gestão educacional
• Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico
• Correção na linguagem do texto e nas citações e referências bibliográficas
• Cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.
Resultado da avaliação do Comitê Científico e publicação dos trabalhos
• O parecer dos membros do Comitê Científico do evento é conclusivo e, como tal, não estará sujeito à revisão. Nesse contexto, reitera-se a importância da qualidade dos trabalhos e da estrita observância das condições de submissão, normas de formatação e critérios de avaliação.
• O resultado da avaliação dos trabalhos será divulgado no dia previsto no calendário disponibilizado na página inicial deste portal.
• Os trabalhos que forem aceitos pelo Comitê Científico, e cujos autores cumprirem todas as condições de inscrição no evento, serão publicados em CD-ROM com registro no ISSN. Os resumos dos trabalhos que forem aceitos pelo Comitê Científico, e cujos autores cumprirem todas as condições de inscrição no evento, serão publicados no Livro do Programa com registro no ISSN.
EIXOS TEMÁTICOS
A proposição central do Simpósio Brasileiro e Congresso Ibero-Americano de 2011 – Políticas Públicas e Gestão da Educação: construção histórica, debates contemporâneos e novas perspectivas – será objeto de estudo em quatro eixos temáticos.
1. Política educacional e gestão escolar
a) políticas públicas e gestão da educação básica, incluindo educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e modalidades de educação
b) políticas públicas e gestão da educação profissional e tecnológica
c) gestão escolar na encruzilhada entre poder local e regulação nacional
d) planejamento, financiamento e avaliação da educação básica
2. Política educacional e gestão da educação superior
a) políticas públicas e gestão da educação superior
b) setor público e iniciativa privada na educação superior: regulação e controle social
c) internacionalização, expansão e qualidade da educação superior
d) planejamento, financiamento e avaliação da educação superior
3. Política e gestão educacional na dimensão da diversidade cultural e da justiça social
a) educação ambiental e sustentabilidade na cidade e no campo
b) educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão laboral
c) educação e relações étnico-raciais, cultura afro-brasileira e educação indígena
d) educação e diversidade de gênero e orientação sexual
4. Política e gestão educacional e os/as profissionais da educação
a) políticas de formação e avaliação da ação dos/as profissionais da educação
b) formação inicial e continuada dos educadores/as para o ensino, a pesquisa e a gestão escolar: modalidade presencial e educação a distância
c) professores/as no chão da escola: condições de trabalho, valorização e remuneração
d) funcionários/as de escola: identidade, conquistas e expectativas
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