segunda-feira, 9 de agosto de 2010
IX ENCONTRO MINEIRO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E II CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
IX ENCONTRO MINEIRO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E II CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Envio de Trabalhos/Comunicação Oral - Prazo 15/08/2010
Apresentação
O Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica (EMAP) é um evento brasileiro do estado de Minas Gerais que é realizado desde 1993. Tradicionalmente é promovido pelos cursos de Psicologia de quatro instituições mineiras de ensino superior: Universidade Federal de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, o Centro Universitário Newton Paiva e a Universidade FUMEC. O EMAP, que ocorre a cada dois anos, constitui um espaço privilegiado para a reflexão e aperfeiçoamento na área de avaliação e medição psicológica que possibilita a discussão e a divulgação de tendências atuais, nacional e internacional, da produção cientifica em avaliação do comportamento humano. Por tais razões, os eventos do EMAP têm conquistado o interesse de pesquisadores, profissionais e estudantes de psicologia em todo o Brasil.
A última edição do evento (VIII EMAP) ocorreu em 2007 e foi sediado pela Universidade FUMEC. Privilegiou-se a produção cientifica latino-americana, criando um espaço de discussão e intercâmbio entre Brasil, Argentina, Peru, Colômbia, Chile e México. É nessa edição que o projeto SLATINT (Study of Latin American Intelligence) foi apresentado como proposta investigativa de avaliação psicológica do capital humano da região de América Latina (http://www.fafich.ufmg.br/~ladi/). Dessa forma, o VIII EMAP consagrou, no âmbito da avaliação psicológica brasileira, a expansão das fronteiras regionais e nacionais.
A nona edição do evento (IX EMAP) ocorrerá entre os dias 22 e 25 de setembro de 2010 na Universidade Federal de Minas Gerais. Nessa edição, considerando-se os atuais desafios do mundo moderno e tecnológico, o crescente desenvolvimento socioeconômico de alguns países chamados “emergentes” (entre os quais se encontram alguns países latino-americanos) paradoxalmente acompanhado de uma baixa qualidade educativa, o EMAP discutirá com especialistas nacionais e internacionais os resultados do projeto SLATINT. Também, por meio de simposio/mesas redondas, se oferecerá discussões específicas acerca da inteligência e personalidade e sua relação com fenômenos sociais como educação, rendimento laboral/organizacional, criminalidade e saúde física e mental.
O Comitê Organizador do IX EMAP convida aos pesquisadores, profissionais e estudantes do país e do exterior interessados no entendimento do comportamento humano a encaminhar seus trabalhos de investigação ou prática profissional assim como participar de um profícuo intercâmbio de opiniões.
Sejam Bem Vindos!
Submissão de Trabalhos
1. Instruções para a Submissão de Trabalhos, na forma de resumos, que serão apresentados no evento como ComunicaçãO Oral
1.1. Prazo limite para submissão de Resumos: 15/08/2010
1.2. Após efetivação da inscrição junto à FUNDEP, enviar o resumo da sua comunicação oral para o endereço eletrônico: ixemap@fafich.ufmg.br
Ao encaminhar o Resumo, favor selecionar uma das sub-áreas da Avaliação Psicológica, conforme listadas no ITEM 1.3.
Para que o Resumo seja avaliado pela Comissão Científica, é obrigatória a inscrição de um dos autores no evento.
1.3 Áreas Temáticas para Submissão de Resumo:
* Inteligência (INT)
* Personalidade (PERS)
* Outras Temáticas em Avaliação Psicológica”
1.4 . Resumos
Os resumos dos trabalhos devem ter no máximo 300 palavras (sem contar os espaços, títulos, autores e locais) no formato Word (.doc), fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaço 1, com as margens justificadas em 2,5 cm, em página configurada em formato A4. Os resumos devem conter os seguintes itens:
o Título: deve ser justificado com letras maiúsculas, em negrito, podendo estender-se por até 2 linhas.
o Autor(es): mesma fonte do título, deixar uma linha em branco após o título e escrever o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es). Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula. O nome do apresentador do trabalho deve vir destacado (sublinhado)
o Departamento(s), Instituição, Cidade, Estado, País dos autores
o Conteúdo do Resumo:
Introdução
Objetivo
Métodos
Resultados
Conclusões
Palavras-chaves: no máximo 4, seguidas ao texto.
o Apoio Financeiro (se houver)
o Sub-area: (indicar uma das sub-áreas selecionada entre as listadas acima, no item 1.3)
Ver Modelo de Resumo
1.5 - Não serão aceitos trabalhos em cujos resumos não constem os resultados e conclusões. Não serão aceitos Resumos com descrições de projetos ou intenção de trabalho.
1.6 - Os trabalhos de revisão bibliográfica, sobre quaisquer assuntos, poderão ser aceitos e deverão obedecer a metodologia de revisão sistemática (com ou sem metanálise). Contudo, observe-se que os trabalhos empíricos terão maior chance de aprovação.
1.7 - Os resumos podem ser apresentados em português, espanhol ou inglês.
1.8 - Poderão ser submetidos até dois trabalhos por autor principal.
Independente da Temática
1.9 - A aceitação de resumos pela Comissão Científica será comunicada primeiro ao autor através do endereço eletrônico informado na Ficha de Inscrição.
1.10 - O melhor trabalho de cada área receberá um certificado como premiação.
Descrição dos temas para Simpósio/Mesas Redondas
2. Instruções para a Submissão de Trabalhos, na forma de resumos, que serão apresentados no evento como Simposio/Mesas Redondas
2.1 - Prazo limite para submissão de resumos: 08/08/2010
2.2 - Enviar o resumo de simposio/mesa redonda para o endereço eletrônico: ixemap@fafich.ufmg.br
Ao encaminhar o Resumo, favor selecionar uma das sub-áreas, conforme listadas no ITEM 2.4.
2.3. As propostas de simposio/mesa redonda selecionadas serão contempladas com um auxilio custo fornecido pelo IX EMAP para cada um dos três membros da mesa, a saber:
a) Propostas internacionais e nacionais: 3 diárias de hotel.
b) Propostas locais: 1 refeição (almoço) durante os 3 dias do evento.
2.4. Áreas Temáticas para Submissão de Resumo para simposio/mesa redonda:
Descrição Geral dos Simposio/Mesas Redondas
A Comissão Organizadora do IX EMAP entende que as propostas de Simposio/Mesas Redondas devem obedecer estritamente às descrições apontadas logo abaixo para cada um dos temas. Note, por gentileza, que o ponto central das Simposio/Mesas Redondas é a avaliação psicológica, não a intervenção remediativa ou preventiva. A avaliação psicológica refere-se à utilização de quaisquer procedimentos, métodos, estratégias, técnicas ou instrumentos, baseados na psicologia científica, que permitam produzir informação sobre o estado ou condição psicológica de indivíduos. De forma a nortear posteriores tomadas de decisão de reabilitação, estimulação, encaminhamento ou de prevenção. Neste caso, entende-se que a avaliação psicológica ocorre antes ou depois de um processo interventivo. Por exemplo, um instrumento ou técnica psicológica que verifique a eficácia de uma técnica psicoterapêutica ou de uma intervenção educacional não é a mesma coisa que a análise contínua e ininterrupta que um profissional faz da sua prática interventiva. A primeira situação constitui certamente uma prática e/ou pesquisa em avaliação psicológica e, portanto, sujeita a fases ou procedimentos formais de investigação; Já a segunda situação reflete o necessário feedback informativo de quaisquer práticas psicológicas. Dentre os temas da lista abaixo apenas um refere-se à discussão geral sobre os desafios que rodeiam a prática profissional da avaliação psicológica: qual seja a ética na avaliação psicológica.
Estudos de construção, validação ou normatização de instrumentos psicológicos podem ser também apresentados se referentes a esse contexto.
- Avaliação Psicológica Forense/Segurança Pública
Trabalhos que versem sobre a avaliação psicológica no contexto forense/segurança pública na atualidade. Validade preditiva de instrumentos psicológicos de personalidade objetivos e projetivos; pericia psicológica; avaliação do perfil psicológico de vitimários e vítimas; avaliação da precisão de memórias de testemunhas; avaliação da precisão de relatos orais de crianças de pequena idade; avaliação psicológica na vara da infância e adolescência.
Estudos de construção, validação ou normatização de instrumentos psicológicos podem ser também apresentados se referentes a esse contexto.
- Avaliação Psicológica no Contexto do Esporte
Processamento cognitivo na tomada de decisão pelo esportista. Avaliação psicológica de fatores situacionais (por exemplo, estresse) e / ou traços de personalidade do desportista. Avaliação da relação treinador-treinado(estagiário/desportista), as diferenças individuais na gestão de treinamento técnico, avaliação de talentos esportivos.
Estudos de construção, validação ou normatização de instrumentos psicológicos podem ser também apresentados se referentes a esse contexto.
- Avaliação Psicológica Organizacional
Trabalhos científicos ou estudos profissionais de técnicas e/ou instrumentos para uso em processos seletivos e/ou de promoção/remanejamento em contextos públicos ou privados. Avaliação da condição psicológica de trabalhadores em diversos segmentos de produção. Estudos projetivos da demanda de habilidades psicológicas para o novo mercado laboral. Elaboração de laudos de avaliação psicológica em processos seletivos. Avaliação do fator humano em organizações e empresas.
Estudos de construção, validação ou normatização de instrumentos psicológicos podem ser também apresentados se referentes a esse contexto.
- Avaliação Psicológica em Orientação Profissional
Apresentação e debate de pesquisa e prática na intersecção entre a avaliação e a carreira /Orientação ocupacional. Uso, desenvolvimento e aperfeiçoamento de testes e outras técnicas voltadas exclusivamente para esta área de intervenção em contextos clínico, educacional e social.
Estudos de construção, validação ou normatização de instrumentos psicológicos podem ser também apresentados se referentes a esse contexto.
- Avaliação Psicológica em Neurociência e/ou Práticas Hospitalares
Trabalhos sobre: avaliação neuropsicológica; avaliação neuropsiquiátrica; estudos psicométricos/psicofísicos aliados a técnicas de neuroimagem; genética comportamental; avaliação psicológica no contexto hospitalar.
Estudos de construção, validação ou normatização de instrumentos psicológicos podem ser também apresentados se referentes a esse contexto.
- Ética na Avaliação psicológica
Trabalhos que versem sobre: Princípios éticos no uso dos testes psicológicos; qualificações para usuários de testes psicológicos; os princípios éticos na elaboração de documentos resultantes da avaliação psicológica;princípios éticos básicos norteadores da atuação e formação do psicólogo.
Estudos de construção, validação ou normatização de instrumentos psicológicos podem ser também apresentados se referentes a esse contexto.
- Avaliação Psicológica de Populações Especiais/ Inteligência e Educação
Trabalhos sobre: superdotação intelectual; deficiência mental; autismo; transtornos de aprendizagem; dificuldades de aprendizagem associadas a problemas de cunho afetivo; avaliação da prontidão escolar; avaliação de efeitos de treinamento cognitivo; avaliação de pessoas na terceira idade; avaliação de pessoas em idade universitária com necessidades especiais.
Estudos de construção, validação ou normatização de instrumentos psicológicos podem ser também apresentados se referentes a esse contexto.
- Avaliação Psicológica no Trânsito
Trabalhos que abordem: avaliação psicológica em condutores e candidatos à Carteira de Habilitação no contexto nacional ou estrangeiro; avaliação dos fenômenos psicológicos no contexto do trânsito; instrumentos psicológicos utilizados na avaliação do comportamento de motoristas; estudo psicológico dos acidentes de Trânsito; perfil psicológico do motorista.
Estudos de construção, validação ou normatização de instrumentos psicológicos podem ser também apresentados se referentes a esse contexto.
- Avaliação Psicológica da Inteligência ou Personalidade (testes objetivos e projetivos)
Trabalhos de investigação científica exclusivos a determinar a validade dos instrumentos de avaliação da personalidade, sejam estes objetivos ou projetivos, e instrumentos de avaliação da inteligência. Nesse sentido distingui-se das demais redondas, pois nesta haverá referência técnica psicométrica dos testes considerando-se diversas variáveis sócio-demográficas como idade, sexo, nível educacional, raça, procedência geográfica, nível sócio-econômico, etc.
2.5 - Cada uma dos Simposio/Mesas Redondas poderá ser composta de no máximo 3 membros.
2.6 – Serão escolhidas pela comissão científica 3 Simposio/Mesas Redondas locais, 3 nacionais, 3 internacionais. A mesa será considerada local se os proponentes da mesma tiverem vinculação institucional empregatícia em Belo Horizonte.
2.7 – As vagas para mesas nacionais, locais e internacionais poderão ser remanejadas de acordo com o número de inscrições para cada modalidade de mesa.
2.8 - Resumos
Deverão ser enviados 4 resumos para cada simposio/mesa redonda: um resumo geral descrevendo o conteúdo e objetivo da mesa e 3 resumos específicos, um para cada trabalho constituinte da mesa. Dar-se-á preferência a aquelas propostas que apresentem visões diferenciadas do tema.
O resumo geral deve ter no máximo 150 palavras (sem contar os espaços, títulos, autores e locais). Os resumos específicos devem ter devem ter no máximo 300 palavras (sem contar os espaços, títulos, autores e locais) no formato Word (.doc), fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaço 1, com as margens justificadas em 2,5 cm, em página configurada em formato A4. Devem ser enviados em arquivo Word, para publicação em Anais. Os resumos devem conter os seguintes itens:
o Título: deve ser justificado com letras maiúsculas, em negrito, podendo estender-se por até 2 linhas.
o Sub-area: (indicar uma das sub-áreas selecionada entre as listadas acima, no item 2.3)
o Autor(es): a mesma fonte do título, deixar uma linha em branco após o título e escrever o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es). Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula. No resumo geral, devem estar discriminados os nomes de todos os autores componentes de simposio/mesa redonda, bem como Departamento(s), Instituição, Cidade, Estado e País dos mesmos. O nome do proponente da mesa deve vir destacado (sublinhado). Nos resumos específicos, deve vir o nome do autor desse trabalho e sua vinculação institucional.
o Conteúdo do Resumo:
Introdução
Objetivo
Métodos
Resultados
Conclusões
o Apoio Financeiro (se houver)
2.9 - Os resumos podem ser apresentados em português, espanhol ou inglês.
2.10 - Poderá ser submetido mais de um trabalho por autor.
2.11 - A aceitação de resumos pela Comissão Científica será comunicada ao primeiro autor através do endereço eletrônico informado na Ficha de Inscrição e também poderá ser consultado no site do evento através do número de inscrição do primeiro autor na Fundep.
Valor das Inscrições do Evento
até 15/Junho
16/Junho - 16/Agosto
17 /Agosto - 20/Setembro
Graduandos
R$ 90,00
R$ 110,00
R$ 130,00
Pós-Graduandos
R$ 150,00
R$ 170,00
R$ 220,00
Profissionais
R$ 300,00
R$ 330,00
R$ 450,00
Dias do evento nos postos da FUNDEP: 22, 23 e 24 de setembro de 2010
Graduandos: R$ 150,00
Pós-Graduandos: R$ 250,00
Profissionais: R$ 480,00
Informações
suporte.extensão@fundep.ufmg.br
(31) 3409-4220 (atendimento de 08:00 às 18:00 /somente participantes Nacionais)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário