quinta-feira, 29 de julho de 2010

IV Congresso Brasileiro de Educação Especial – UFSCAR – 2 a 5 de novembro de 2010



A Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial – ABPEE, e o Programa de Pós-Graduação em Educação Especial – PPGEES – da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar convidam todos os interessados a participar do IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, a ser realizado na Federal nos dias 2 a 5 de novembro de 2010.

Segundo os organizadores, o evento “é uma ação importante para estimular a produção científica nessa área, divulgar o conhecimento que vem sendo produzido, promover o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais, e atender a demanda emergente por novas práticas decorrentes da diretriz política educacional de inclusão escolar adotada pelo país”.

Os seguintes temas “Alunos com necessidades especiais: no ensino superior”, “Arte-educação e Educação Especial”, “Deficiência intelectual”, “Deficiência visual”, “Famílias de pessoas com necessidades especiais”, “EAD na Educação Especial”, estão dentre os 24 eixos temáticos que compõem o evento.

As inscrições com apresentação de trabalho vão até o dia 15 de agosto e as vagas são limitadas (1500 participantes).


Inscrições
Inscrições abertas! Clique AQUI para fazer sua inscrição.
Cada inscrito tem direito de enviar dois trabalhos e participar de um mini-curso.
A inscrição inclui pasta contendo material do evento.
Evento planejado para um público máximo de 1500 participantes, quando esse número for alcançado as inscrições serão encerradas.
A aprovação do trabalho não garante a inscrição. Serão cobradas taxas de inscrição dos participantes.
Valor das taxas de inscrições:

Período Estudantes e Sócios da ABPEE Profissionais
Até 15/08 R$ 130,00 R$ 150,00
De 16/08 a 22/09 R$ 140,00 R$ 190,00
De 23/09 a 7/10 R$ 170,00 R$ 200,00
7/10 até o evento R$ 190,00 R$ 220,00

Inscrições online se encerram dia 23/10
Após esta data as inscrições devem ser feitas no local
Todas as Inscrições estão sujeitas a existência de vagas.

PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: até 15/08/2010

É necessário fazer sua pré-inscrição para submeter. Você irá receber um email de confirmação com um link para cadastrar uma senha para o Sistema de Submissão.
Esta senha pode ser cadastrada pelo link no email de confirmação, ou no link "não sei minha senha", logo abaixo da caixa de login na Área de Usuário.
Faça o login na Área do Usuário e submeta seu trabalho acessando a aba trabalhos.
Os trabalhos poderão ser submetidos na modalidade comunicação oral ou de pôster.
Em trabalhos de co-autoria, é necessário o pagamento da inscrição de pelo menos um de seus autores. Entretanto, somente receberão certificados de apresentação, os autores e co-autores que estiverem inscritos no evento.
Cada trabalho poderá ter no máximo cinco autores.
Serão aceitos no máximo dois trabalhos por inscrição.
CATEGORIAS DOS TRABALHOS
1. COMUNICAÇÕES ORAIS
Pesquisas concluídas

2. PÔSTERES
Pesquisas em andamento

Normas de APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS para submissão
O texto completo deverá conter os seguintes itens:

Título em negrito e centralizado;
Nome do autor e co-autores completos (e por extenso);
Identificação da instituição, Programa, Unidade da Federação e Agência de Fomento (se houver);
Indicação do eixo temático;
Indicação da categoria (pôster ou comunicação);
Ter entre 20 e 30 mil caracteres com espaço;
O documento deverá ser salvo em PDF.
Conteúdo do trabalho: resumo, introdução, referencial teórico, objetivos, metodologia, desenvolvimento, conclusões e referências;
Normas de formatação para o resumo: máximo de 1.500 caracteres com espaço simples, contendo síntese do objeto de pesquisa, referencial teórico, metodologia, resultados e 3 palavras-chave.
Normas de formatação para o corpo do texto: fonte Arial; corpo 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5 margens superior/inferior e esquerda/direita 3 cm.
O documento deverá ser enviado em DOIS arquivos no formato PDF. Um com identificação de autores e instituição para publicação nos anais e outro sem qualquer informação de identificação para avaliação.
Normas para APRESENTAÇÃO ORAL
As sessões de apresentações orais serão realizadas nos dias 03 e 04 de novembro das 14h às 16 horas.
Cada participante terá até 15 (quinze) minutos para apresentação.
O debate dos trabalhos apresentados será no final da sessão.
Os apresentadores receberão mensagem informando local, data e horário da apresentação.
Será disponibilizado datashow e microcomputador com Windows XP Professional e Office 2007.
Para as apresentações preparadas com Power Point, sugere-se a utilização de fundo escuro nos slides, pois isso facilitará a visualização em ambientes com relativa luminosidade.
No local da apresentação haverá monitores disponíveis a partir das 13h e 30 min.
Normas para APRESENTAÇÃO DE PÔSTER
As sessões de pôsteres serão realizadas nos dias 03 e 04 de novembro das 18h e 15 min às 19h e 30 min.
O autor que for apresentar mais de um trabalho, em forma de pôster, deverá informar à coordenação do congresso, até dia 15/10, para que medidas sejam tomadas visando à compatibilização das apresentações.
O apresentador receberá um número do painel onde deverá ser instalado o pôster.
A responsabilidade pela montagem e retirada do pôster é dos autores, inclusive no que diz respeito ao material utilizado para afixação. No local não haverá tesouras, fitas adesivas, barbantes e local para guardar os pôsters antes ou depois das apresentações.
A ausência do expositor implica desclassificação para o recebimento de certificado de apresentação.
É proibida a apresentação do pôster por terceiros (não autores).
Não serão fornecidos equipamentos para a apresentação de pôsteres como retroprojetores, microcomputadores, microfones, aparelhos e instrumentos sonoros.
O apresentador deverá estar à disposição da Comissão Julgadora no dia e horário pré-fixados. O horário estabelecido deverá ser seguido com rigor. Tempo perdido com atrasos de qualquer natureza não será reposto.
Os pôsteres não retirados após o horário de exibição serão descartados pela Comissão Organizadora .
Normas para confecção do pôster
Tamanho: O pôster deve ter 70 cm (largura) e de 1m (altura).
Ilustrações: Poderá conter fotos, imagens e gráficos desde que não exceda as dimensões.
Tipo de fixação: Recomenda-se o uso de cordão de nylon ou barbante. Não será permitida a utilização de materiais que perfurem o local a ser fixado o pôster. O material de fixação será de responsabilidade dos apresentadores.
Organização do conteúdo do pôster
Título - idêntico ao título do resumo submetido.
Nomes dos autores - os mesmos do resumo submetido.
Instituição dos autores, cidade e Estado.
Órgãos de fomento (caso existam) – os respectivos símbolos podem ser exibidos nos cantos superiores e inferiores, direito e esquerdo.
Dados da pesquisa - Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões.

Descrição sucinta do tema - priorizar figuras, fotos, tabelas e gráficos.

Referências mais significativas.
O texto do pôster deve ser escrito em língua portuguesa e estar legível a pelo menos 1 metro de distância.
Organizar as informações de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente entendidas, bem como utilizar todos os recursos disponíveis para que o pôster desperte o interesse do público.

EIXOS TEMÁTICOS

1-Alunos com necessidades especiais: no ensino superior
2-Arte-educação e Educação Especial
3-Deficiência intelectual
4-Deficiência visual
5-Famílias de pessoas com necessidades especiais
6-EAD na Educação Especial
7-Educação Física e esportes adaptados
8-Formação de professores em Educação Especial
9-Habilidades sociais para pessoas com necessidades especiais
10-Leitura e escrita e a aprendizagem de alunos com necessidades especiais
11-Múltiplas deficiências
12-Pesquisa e produção do conhecimento científico em Educação Especial
13-Políticas educacionais para pessoas em situação de deficiência
14-Práticas de inclusão escolar
15-Prevenção e intervenção: fatores de risco e proteção no desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais
16-Procedimentos de ensino: acomodações/adaptações curriculares e avaliação
17-Serviços de apoio à escolarização inclusiva
18-Sexualidade e afetividade de pessoas com necessidades especiais
19-Superdotados / Altas habilidades
20-Surdez / Deficiência auditiva
21-Surdocegueira
22-Acessibilidade Tecnologias assistivas
23-Transtornos globais do desenvolvimento
24-Comunicação Alternativa e Ampliado


MINICURSOS OFERTADOS AOS ISNCRITOS NO EVENTO

Os mini-cursos têm duração total de 6 horas, divididas entre os dias 03, 04 e 05 de novembro.
Há vagas limitadas para os mini-cursos, por isso no momento da inscrição escolha três mini-cursos, em ordem de preferência, para que a comissão possa direcionar para a outra opção quando as vagas já estiverem preenchidas.
A inscrição nos mini-cursos será feita por ordem de chegada da inscrição.
Os certificados somente serão entregues aos que tiverem 100% de presença.
A busca pelo conhecimento na educação especial: pesquisa em bases de dados
Suzelei Faria Bello
Luciana Pizzani
20 vagas
A formação do ser humano por uma perspectiva histórico- cultural e as contribuições de Vygotsky ao campo da educação especial
Gustavo Martins Piccolo
40 vagas
Acessibilidade no ensino superior
Sabrina Fernandes de Castro
30 vagas
Atendimento educacional do aluno com deficiência intelectual: diagnóstico, avaliação e plano educacional individualizado.
Aline Aparecida Veltrone
Gabriela Tannús Valadão
30 vagas
Atuação do psicólogo no processo de inclusão social de pessoas com deficiência visual
João Roberto Franco
20 – 30 vagas
Autismo e inclusão escolar – um desafio multidisciplinar
Rosângela Martins De Araújo
20 vagas
Avaliação interdisciplinar (psicopedagógica e neuropsicológica) em crianças com dificuldades de aprendizagem
Andréa Carla Machado
Janete Dias Hammoud
Karina Kelly Borges
25 vagas
Combatendo a violência, prevenindo as deficiências
Patrícia Tonissi Migliato Nunes
30 vagas
Da pesquisa ao atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação: possibilidades e desafios.
Isa Regina Santos dos Anjos
Rosemeire de Araújo Rangni
50 vagas
Danças populares brasileiras: ritmo e expressão para crianças com deficiência
Patricia Santos de Oliveira
Cláudia Foganholi
20 vagas
Educação especial no Brasil: fatores relacionados à política, legislação, financiamento e tipos de serviços de apoio especializado
Rosangela Aparecida Silva da Cruz
Natália Neves Macedo
Elaine Maria Bessa Rabello Guerreiro
30 vagas
Educação especial no contexto norte americano, italiano e francês
Gabriela Tannús Valadão
30 vagas
Ensinando e aprendendo: metodologias de ensino para a Educação especial
Patricia De Oliveira
30 vagas
Ensino e consultoria colaborativa e suas contribuições para a inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual
Danúsia Cardoso Lago
Andréa Carla Machado
Suzelei Faria Bello
30 vagas
Estresse, trabalho e saúde: ajudando o professor a entender e lidar com o estresse ocupacional e os problemas vocais
Roberta Moreno Sás
Daniela Cristina Santos
24 vagas
Identificação de estímulos reforçadores e ensino de habilidades complexas para pessoas com deficiências e necessidades educacionais especiais
Nassim Chamel Elias
Daniela Mendonça Ribeiro
Giovana Escobal
15 vagas
Instrumento de avaliação e detecção precoce de possíveis atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de zero a cinco anos de idade – a escala de Werner
Ana Carolina Nunes
Thais Cabral
30 vagas
Intervenção escolar para alunos com problemas de comportamento: consultoria colaborativa escolar e suporte comportamental positivo
Aline Maira da Silva
30 vagas
Libras e o seu uso na educação inclusiva
Sabrina Gomes Cozendey
Regiane da Silva Barbosa
30 vagas
Natação para pessoas com deficiência
Aline Basso
Patricia Santos de Oliveira
20 vagas
O ensino de química para alunos com deficiência visual
Amanda Silva Aragão
40 vagas
Possibilidades de intervenções da terapia ocupacional no contexto escolar: contribuições para o aluno com necessidades educacionais especiais
Débora Corrêa de Lima
Fernanda Duarte Rosa
Karina Piccin Zanni
30 vagas
Práticas adaptadas: um novo olhar para a educação física
Eliane Mahl
Everton Luiz De Oliveira
50 vagas
Processo avaliativo de alunos com deficiência física a partir dos parâmetros conceituais da classificação internacional de funcionalidade incapacidade e saúde e a utilização de tecnologia assistiva para favorecer a inclusão escolar
Caroline Penteado de Assis
Cristiane Paiva Alves
30 vagas
Programas de intervenção desenvolvidos a partir da análise aplicada do comportamento: estratégias para elaboração, implementação e avaliação
Iasmin Zanchi Boueri
25 vagas
Programas de intervenção precoce centrados na família: como oferecer, o que avaliar e quando modificar
Nancy Capretz Batista da Silva
Larissa Helena Zani dos Santos
40 vagas
Projeto político – pedagógico e educação especial
Adriana Cunha Padilha
30 vagas
Psicomotricidade(s) na educação especial
Franco Ezequiel Harlos
40 vagas
Sistemas alternativos de comunicação – uma proposta interativa para pessoas com déficits na linguagem oral
Cândice Lima Moreschi
25 vagas
Surdocegueira e suas implicações
Rita de Cássia Silveira Cambruzzi
Susana M. Manna de Aráoz
30 vagas
Tecnologia assistiva e alunos com paralisia cerebral: exemplos de recursos e aplicações na escola
Gerusa Ferreira Lourenço
30 vagas
Trabalho e profissionalização da pessoa com deficiência
Tatiane Zanfelici
Danila Coser
20 vagas
Tutoria centrada na leitura de livros
Tânia Maria Santana de Rose
Miryan Cristina Buzetti
30 vagas
Um novo olhar para o educando especial: instrumentalização e análise da realidade
Wania Aparecida Boer
30 vagas
Recursos e tecnologias para pessoas com deficiência visual
Maria Júlia Canazza Dall´Acqua
Lydia C. Marques
Uilian Donizete Vigentim
20 vagas
Oficina para o ensino de Ciências – Física e Química para a Educação Especial
Marcos Miguel de Souza
Vanessa Paulino
25 vagas


Local do Evento
O Evento será realizado no Campus I da UFSCar, em São Carlos - SP.
Como chegar a São Carlos
Consulte os sites:
http://www.visitesaocarlos.com.br/comochegar.htm
http://www.guiasaocarlos.com.br/como_chegar.asp

Informações sobre São Carlos
Localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo, a cidade de São Carlos possui características especiais que a tornam um local de destaque sob vários aspectos. O clima ameno, com temperatura média anual de 19,6 °C, somado às altitudes médias entre 800 e 1.000 metros, faz de São Carlos um local muito agradável, com inúmeras cachoeiras, curiosas formações geológicas e belíssimas paisagens.

O cerrado foi a vegetação original predominante, ocorrendo nos terrenos arenosos do planalto. Sobre as manchas de solos férteis existia uma exuberante vegetação da Mata Atlântica. Hoje, ainda há áreas de cerrado e fragmentos de mata preservada, incluindo vários exemplares de araucária de grande porte, árvore-símbolo da cidade.

Ou entre em contato direto pelos emails abaixo:
Secretaria Executiva - Dúvidas sobre inscrições, pagamentos e recibos:
Regiane
email: cbee4@ufscar.br


Enicéia
email: egmendes@ufscar.br

Secretaria Científica - Dúvidas sobre resumos e outros assuntos inerentes ao congresso:
Maria Amélia Almeida
email: ameliaufscar@gmail.com

Kátia Caiado
email: kaiado@ufscar.br

Website - suporte técnico do sistema de submissão e inscrições
Cubo Multimidia - Fernanda Sant'Ana
Fone: 55 16 3307 2068
email: suporte@congresscentral.com.br

Para maiores informações, acesse o site: http://www.cbee4.ufscar.br/index.php

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