Queridos Amigos:
Estou muito preocupada, ultimamente vem crescendo muito o número de pessoas que se dizem “intérpretes”, mas na realidade não passam de “pseudo-intérpretes”, pessoas que fizeram um cursinho de LIBRAS e saem por aí falando que são intérpretes de Língua Brasileira de Sinais.
Peço às Associações, Igrejas ou Instituições que oferecem cursos Básicos de Língua de Sinais, que coloquem nos certificados que este curso não garante àquela pessoa a certificação para Interpretação de LIBRAS.
E peço aos verdadeiros Intérpretes de Língua de Sinais, pessoas certificadas em Interpretação ou com notório saber em língua de sinais, que procurem a proficiência através do Pró-Libras.
Eu como mãe de surdo, de agora em diante vou exigir que a certificação através do Pró-Libras para as instituições que o meu filho necessitar de Intérprete.
Já fomos vítimas de pseudo-intérpretes em outro momento e vemos que a cada dia aparecem pessoas se fazendo passar por intérpretes em cursos de formação do governo, faculdades e outras instituições.
Escutei de um acessor da reitoria da Faculdade do meu filho que ia colocar alunos das licenciaturas que fizeram um semestre de Libras para interpretar nas salas de aula em troca de bolsa, é preocupante.
Verdadeiros intérpretes são substituídos por pessoas sem nenhuma experiência e nenhuma vivência com o surdo. Quando o surdo se deparar com esta situação deve reclamar. Quando os pais perceberem que a pessoa que assiste o seu filho não é intérprete, faça com que as instituições saibam como se contrata um verdadeiro intérprete.
Expliquem que a LIBRAS é uma língua, e não a sinalização do Português e que uma pessoa que faz um curso de inglês por 6 meses não é capaz de interpretar num evento.
Para uma pessoa Interpretar precisa de anos de experiência com a Língua de sinais e de vivência com a comunidade surda.
Fiquem atentos... Rita Preto (mãe de surdo- Brasília-DF)
Boa Noite sou de São Paulo e convivo em comunidades Surdas há 17 anos e tbm apoio seu manifesto. Veja no you tube as características de pseudo-interpretes e semi-pseudos-interpretes no nome powerlibras. Inté.
ResponderExcluir